HUMILDE LIÇÃO DE MORAL AOS NOSSOS GOVERNANTES

João Octávio Júlio Sá Filipe

sa_filipe@hotmail.com

07.01.2010

Caros compatriotas guineenses, estou tendo pela segunda vez, a oportunidade de desabafar e externalizar as minhas cogitações, lógico, cogitações estas, que é sem dúvida de uma forma objectiva, direcionado a um desejo melhor a nossa terra amada, um lugar que nos pertence a todos,  sendo que nós, e os nossos registros se encontram diásporados pelo mundo fora.

Creio que não é desejo de muitos, que, com elevadissimo orgulho, careguem o sangue da Guiné nas veias, e apresentam nossos registros da fé publica, em vários lugares de globo, ficarem remoto do país  de que é oriundo! Para muitos é triste quando você se ausente  vários anos longe da familia (inclusive eu); para outros, aqueles  que possuem esperito de nomadas, deve ser devertido, o que podemos compreender em face destas duas situaçõs? Claro! Existem pessoas que para eles, ausentar-se da terra natal é extremamente sofredor, para outras devertido.

Por isso clamo para equeles que se sentem obrigados em ausentar-se da terra natal.

Aqueles  que se ausentem pela diversão, sem dúvida, fazem-no porque possuem condições finaceiras e econômicas, tenho nada contra! Desejo-vos boa sorte nas caminhadas!

Clamando para os que se sentem constragindo longe da terra natal, é que devemos sem dúvida, cultivar nossas idéias soltando nossas vozes, com intuito de ter um digno resultado na melhoria daquele espaço aproximadamente, de 136.125 km² nossa (Guiné-Bissau). 

O que devemos fazer?

Meus irmãos, ja ouviram alguma vez o termo denominado CRÍTICA???             

O QUE SIGNIFICA CRÍTICA?

Conceituação filosófica

O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. É um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que vai além de seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado. A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta. Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal. Ele pode tomar por objeto a própria razão, pelo exercício da crítica da razão, separando, distinguindo o domínio dentro do qual a razão pode ser exercida daquele em que ela delira a cada vez que pretende conhecer o absoluto, aquilo que tem sua razão de ser em si mesmo e a que não corresponde nada de sensível. Pertencendo à ordem de um ato de espírito que duvida antes de afirmar, a crítica pertence, então, à ordem da liberdade de espírito.

No entanto meus irmãos detentores de poder, quando a midia critica, ou, projectos como “CONTRIBUTO” solta a voz, devemos levar em consideração o lado positivo da historia ou conteudo, por mais que ela nos incomoda, devemos se preocupar com a sua origem, logico que na base de um conceito geral e objetiva, quem alega ou afirma deve e tem que provar seu fundamento. Lideres como BIL CLINTON e muitos outros, criaram assessoria só para receber críticas de qualquer cidadão americano, não vedando o anonimato, ou seja, as pessoas podiam efectuar suas criticas sem se identificar, para ele o que importava era fundamento que la constava, eu do meu ponto de vista  acho optimo, Porque a crítca nos solidifica e nos deixa  iluminado,  ela sem dúvida, nos traga virtude desde que seja aplicada corretamente sem intrigas e falsidades.

Na base das minhas concepções supra mencionada, e sem dúvida por razões de caracter elevadissimas e preocupante, que eu escrevo e vou continuar a escrever sempre que eu posso, fazendo minhas críticas dando meu melhor sempre que assunto é pensar e repensar o bem estar da Guiné-Bissau.

Falando do bem estar da Guiné-Bissau, vamos ter que implantar a justiça, vamos dialogar cada vés mais e fazer com que as armas ficam mudos. Sempre que eu escrevo cogito em justiça, ela é uma palavra tão virtuosa que, desde em roma antiga é vista como  PRECEITOS QUE NOS IMPULSIONA A VIVER HONESTAMENTE, ELA NÃO NOS DEIXA LESAR A NINGUÉM, E NOS IMPULSIONA DAR CADA UM O QUE LHE PERTENCE. Ora actualmente esse conceito ainda predomina, porem é manipulado por aqueles que se consideram mais fortes. É justamente neste contexto, que devemos criticar sempre que podemos, dando soluções para que prevaleça virtude em nós e na nossa terra também.

JA OUVIRAM FALAR EM TERMO SINALAGMÁTICO?

Pois em direito significa igualdade na origem de um contrato, e possui carácter bilateral, nós povos da Guiné-Bissau, temos um contrato com nossos governantes, nos os elegemos, para nos representar dignamente, sem ódio e sem guerra, porque nada se caminha sem ordenamento, tudo na civilização necessita de ordenamento. É na base disso que eu me refiro à bilateralidade, ou seja, nos elegemos nossos governantes, o que devemos esperar deles? Sem dúvida, que eles nos dão o mínimo de direito fundamental, por isso temos um contrato bilateral. Refiro-me aos direitos fundamentais, porque, se tivemos o mínimo dele, pouca gente sairia da guiné, que é sem dúvida, segundo minha concepção, melhor lugar do mundo para viver.

Fiz esta minha redação, pensando em paz e tranqüilidade da Guine-Bissau, estou preocupadíssimo com a situação política do mesmo, E PERGUNTO, PORQUÊ, EM TRÊS MESES APÓS SUA TOMADA DE POSSE, O PRESIDENTE MALAM BACAI SANHÁ  APLICOU CARTÃO AMARELO AO GOVERNO,  SE ELE E ACTUAL PRIMEIRO MINISTRO CARLOS GOMES JUNIOR PERETNCEM O MESMO PARTIDO?  COMO FILHO DA GUINÉ-BISSAU, QUERO MUITO ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO, pois, vou e estarei sempre dialogando com a força do bem, solicitando-lhe uma rápida compreensão entre vocês.

Vamos trabalhar, vamos afastar a ganância, ódio, intriga, inveja e outras atitudes nefastas, que podem nos impulsionar a um caminho ruim, quando falo em caminho ruim, refiro-me a guerra civil, todos sabemos e presenciamos 11 anos atrás, calamidade que aconteceu na Guiné, e vos pergunto? Querem que isso aconteça novamente? Como ficam familiares dos que tombaram em aquela nojenta guerra? E não só, como ficam as almas daquelas pessoas que perderam suas vidas, alguém pode me responder isso? Todos nos sentimos muita dor com o que aconteceu, no entanto, não vamos deixar e nem deixaremos, que tal acontecimento nos atingisse novamente, vamos pensar em ocasiões virtuosas, será sem dúvida melhor pra Guiné-Bissau.      

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

 


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org