Homenagem à Sua Exa. Embaixador Fali Embalo
 

 

Nadine Dominicus van den Bussche

http://fraxinellaconsult.com/

07.08.2012

E com imensa tristeza que vejo a Guinea Bissau cortar os seus proprios pès que podiam ajudar-lhe a negociar como sair do borraco em que se encontra na CPLP. Sabemos, por andar pelo mundo, por ser europea, que são precisamente os diplomatas "não partidarios," "não collaboradores de um golpe de estado", neutrais, e professionalmente competentes, que tem a melhora escuta para acalmar uma situação dificil, para negociar o melhor pelo pais.

Voce deu um retrato tão justo do Fali Embalo. Sempre professional, respeituoso da sua hierarquia, sempre disposto a ajudar a Guiné Bissau e os seus compatriotas sem "tomar lado". O meu antiguo aluno, do Liceu N Krumah, em 1977, aplicado, fino, sem arrogança, dedicado, amaval com todos. E evidente o alumno ultrapassou desde longe os seus professores! O Embaixador Fali Embalo é um dos cuadros guineenses à quem cualquier Guineense podia dirigir-se sem ter o medo de um tratamento injusto por ser dum ou doutro lado, o por ter sido ao serviço duma administraçao anteriora com a cual o novo regimen tem de ajustar contas. Nunca rejeitou "os que tinham perdido o apoio do poder". Nunca ajustou contas. Jurista idealista o Idealista juridico, talvez, comportou como o medico curando indiferentemente a todos.

Em todos os postos ocupados por ele, o Embaixador Fali Embalo, foi respeitado, conhecido pela sua efficiencia e valorizou assim a imagem da Guinée Bissau. Com poucos meios montou a Embaixada em Bruselas, tambem Representação pela EU. Mas tarde, quer em França, em Dakar, o em Portugal, a sua fama de professionalisme foi reconhecida pela communidade estrangeira. Com obstinaçõ lutou para conseguir financiamentos de projectos pelo pais, atrair investidores por convicção do que o desenvolvimento economico da Guinée Bissau, era a chave da luta contra a pobreza e finalmente a prioridade das prioridades.

Dra. Nadine Dominicus van den Bussche (antiga professora no Liceu Kwame N'Krumah + CENFA de Bissau)

http://fraxinellaconsult.com/
 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL