HOMENAGEM AO NOSSO GÉNIO PINTOR, AUGUSTO TRIGO

 

É NESTE ESPAÇO QUE ESTE HOMEM DIGNIFICA A GUINÉ-BISSAU, COM AS SUAS ARTES...

 

 

Vasco de Barros

vasco_barros@hotmail.com

25.08.2013

É triste e lamentável que no nosso país, os génios, sábios e heróis, são reconhecidos somente depois da morte, com palavras “sentidas” de condolência aos familiares e logo em seguida, são guardados nos túmulos do esquecimento.

Caros compatriotas, depois do último adeus, (reduzidos a cinza) não somos ninguém. Alguém somos, ou podemos ser, enquanto respiramos... Enquanto vivos, gostamos de ouvir palavras carinhosas de reconhecimento pelas nossas obras, valores e sobretudo pelos trabalhos prestados a sociedade em que estamos inseridos. Precisamos de ouvir elogios que fortalecem as nossas forças de continuar a contribuir positivamente com os nossos saberes.

 

Para mim, todas as homenagens aos grandes filhos da nação guineense, deviam ser feitas pelo governo e em vida, porque são exemplos vivos de resistência, de persistência e sabedoria. São muitos os cidadãos, que dignificaram o país mas hoje, a minha pequena homenagem em jeito de reconhecimento vai para o mestre Augusto Trigo, aquele que é sem dúvida para mim e para muitos, o maior pintor guineense de todos os tempos. Não quero menosprezar de forma alguma, os grandes pintores guineenses da sua geração e nem os jovens talentosos que ele mesmo formou.

 

Augusto Trigo, filho de Bolama (Guiné-Bissau), pintor, escultor, desenhador e ilustrador, nasceu a 17 de Outubro de 1938. Dedicou a sua vida à arte, área em que recebeu honrosos prémios no estrangeiro e contribuiu para o património artístico da sua terra natal.

 

UMA DAS FACES DA NOTA DE 1000 PESOS (GUINÉ-BISSAU). (Pintura de A. Trigo)

 

Com a morte acidental e prematura do seu pai, aos 7 anos de idade viajou para Portugal. Na Casa Pia (Portugal) enquanto estudava, os professores descobriram os seus dotes artísticos e transferiram lhe para Pina Manique onde frequentou o curso de entalhador e escultor.

Teve o seu primeiro emprego aos 19 anos (em 1957) como pintor de publicidade. Mais tarde regressou ao seu país e começou a trabalhar como desenhador cartográfico, função que desempenhou durante pouco tempo. Augusto Trigo, foi também professor de trabalhos manuais e de desenho. Ilustrou livros escolares do ensino primário (1ª e a 2ª classes).

 

Em 1964, realizou a sua primeira exposição de pintura no seu país que ainda era uma província ultramarina portuguesa.

Em 1965, pintou um painel enorme no centro de informação e turismo, espaço onde fez a sua 2ª exposição de pintura.

Um ano depois, 1966, fez mais uma exposição no Palácio Foz, em Lisboa, onde encantou a crítica e ao público português pela forma que conseguiu transmitir as suas mensagens através das harmonizações dos desenhos e das cores.

 

BANDA DESENHADA (pintura de A. Trigo)

 

Em 1975, após a independência da Guiné-Bissau, dirigiu o departamento do artesanato nacional.

Inspirado nas lindas paisagens e na diversidade cultural do seu país, A. Trigo realizou várias pinturas a óleo, de cunho histórico. Como é o caso do denominado “Caminhos de Bafatá” (capa do livro de poemas “Dor e esperança” – Vasco de Barros) e a magnífica obra, reproduzida numa das faces da nota de mil pesos (moeda nacional nessa época).

 

Para os menos informados, estas obras são verdadeiras relíquias, com mais de 30 anos de existência.

 

Em 1979, Augusto Trigo regressou definitivamente a Portugal. Apartir daí, dedicou-se a nova forma de expressão artística, ganhando prestígio e um lugar de distinção no mundo da banda desenhada portuguesa. A sua integração como pintor no meio artístico português foi perfeita e harmoniosa. Fez várias exposições e mereceu algumas homenagens de reconhecimento do seu trabalho.

 

Desenhou e ilustrou mais de três dezenas de livros de banda desenhada, alguns livros didácticos, álbuns, suplementos de jornais e outras publicações.

É uma pessoa humilde e tão maravilhosa, como as imagens que saem da sua fértil imaginação artística.

 

É uma biblioteca cultural viva que deve ser respeitada, valorizada e preservada! Com 74 anos de idade, num ritmo mais moderado, continua ainda a deixar na tela e nos quadradinhos os seus traços inconfundíveis, a cimentar a sua posição como pintor nas terras de Camões, a dignificar a cultura guineense e a deixar os seus ensinamentos aos jovens.

 

A. Trigo, é um orgulho da Guiné-Bissau!

Que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida junto de todos os que lhe são queridos!

 

Aqui ficam os agradecimentos, em nome da nossa querida Guiné:

 

Obrigado Trigo! Obrigado pai da pintura guineense!

 

Londres, 25.08.2013

 

Vasco de Barros.

 

CAMINHO DE BAFATÁ   (pintura de A. Trigo)

Capa do livro de poemas “Dor e Esperança” de Vasco de Barros.

 

P.s. –  é um prestígio ter uma obra de arte do nosso génio, pintor A. Trigo?

Faça já a sua encomenda! Eu já fiz a minha.

 

Contactos:

Telef. – 00351214184064

Telemovel -  00351914162440

Email  - augustotrigo13@gmail.com

 

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL