HÁ QUE TER POSTURA!

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

03.09.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Não percebo como é que os guineenses falam tanto de Justiça, quando não sabem ou fingem não saber distinguir, num problema, quem tem razão e quem é culpado.

Os guineenses continuam a querer dar-se bem com todos na "Hora da Verdade", esquecendo-se que um dos pressupostos da Justiça, o objectivo principal da Justiça é encontrar culpados e sentenciá-los, ou inocentes e ilibá-los.

Fazer de conta que não há culpados é estar a ser injusto com uma das partes, pois certamente uma delas terá razão e outra culpa.

Sei que custa a muita gente distinguir quem tem ou deixa de ter razão, por vários motivos, mas no meu caso concreto, volto a dizer o que já disse em tempos: CULPEM-ME, responsabilizem-me se entenderem que fui o culpado de algum problema estrutural ou de relacionamento no site www.didinho.org.

De igual forma, CULPEM ou responsabilizem todos aqueles que por interesses mesquinhos pretendem a todo o custo desgastar a minha imagem e posição no Projecto CONTRIBUTO.

Não sou mais nem menos que ninguém, mas volto a exigir mais consideração pela minha pessoa, nas comparações/paralelismos (sem arrogância ou complexo de superioridade em relação a quem quer que seja), que têm sido feitos com base no que cada um produz no site www.didinho.org, quando muitos dos que fomentam polémicas apenas pretendem protagonismo, optando por confrontos. Alguns até estão entre nós como "infiltrados", na tentativa de destruírem todo um trabalho que não conseguem fazer.

Por colaboradores do site www.didinho.org já passaram muitos governantes e políticos, de forma anónima, claro; familiares de governantes e políticos. Todos motivados pelos seus próprios interesses ou dos seus partidos e não pelos interesses do povo guineense e da Guiné-Bissau. Lidei com todos, conheço-os todos. Acabaram por ter que se ir embora do nosso site, pois aqui, sabemos o que queremos por estarmos comprometidos com a Guiné-Bissau e não com partido ou fulano A, B ou C!

O nosso trabalho não acabou por eles se terem ido embora; criamos regras no sentido de deixar de haver colaboradores anónimos ou a escrever com pseudónimos, a menos que o Editor do site se responsabilize pelos seus artigos de opinião, para que o nosso site passasse a ser mais responsável e a ter mais credibilidade.

Tudo o que temos feito tem sido para melhor servirmos a Guiné-Bissau, os guineenses e todos aqueles que nos procuram diariamente, mas também, para que haja respeito, consideração e compreensão pelo nosso trabalho!

O Didinho não pode ser refém da obra que criou, permitindo que cada um o trate como quer e apetece.

Por saberem que não fica bem haver "confrontos" no site, mas sabendo que alguém tem que dar a cara pelo Projecto CONTRIBUTO, pelo site www.didinho.org alguns optam por provocações ao primeiro reparo que o Didinho lhes faz e de forma justificada sobre algo que tem a ver com as regras do site, pois fazer frente ao Didinho começa a ser uma das mais "rentáveis"  formas de auto-promoção...

Depois, é o que se sabe, do posicionamento tradicional guineense: "Didinho e fulano, vejam lá se se entendem..."

Foram 7 anos de insultos e ameaças de toda a espécie! Hoje que o caminho está desbravado (onde estavam os actuais protagonistas?); que há um site sobre a Guiné-Bissau que dá voz a todos, que divulga a Guiné-Bissau como mais ninguém faz, que tem expressão/alcance internacional, surgem uns tipos "armados" em doutrinadores, querendo impor as suas regras e exigências a quem lhes deu espaço e voz neste nosso site!

Escrevam sobre o que quiserem; ajudem a sensibilizar e consciencializar o povo guineense, mas não me venham dar lições sobre esta grande experiência de vida colectiva virtual que eu próprio decidi viver e partilhar com todos!

Aceito sugestões, novas ideias e conselhos, mas, por favor, dispenso lições sobre o que quer que seja referente ao que existe no site www.didinho.org!

Não me dêem lições sobre o que pensam ser melhor para o site www.didinho.org criem, com as vossas capacidades, estruturas idênticas com as inovações que tiverem em mente, para que haja (para além do www.didinho.org) mais e melhores espaços de referência sobre a Guiné-Bissau. Já ficaria encantado e agradecido por ver criadores e não destruidores!

Frequentemente, pergunto a mim mesmo como é que os guineenses querem ter estruturas organizadas, funcionais e prestigiadas, quando não se identificam com princípios e valores que possibilitam detectar onde está o mal; quem faz o bem; quem se dedica a construir; quem apenas pensa em destruir etc., etc.

Como é possível caminharmos juntos quando uns querem e optam pelo Bem, enquanto outros querem e optam pelo mal?!

Com o decorrer dos anos, com as adversidades que se nos têm deparado, conhecendo mais e melhor as pessoas à volta deste Grande Projecto CONTRIBUTO (salvaguardando na devida proporção a comparação), procuro imaginar tudo o que Amilcar Cabral deve ter passado, tudo quanto deve ter sofrido durante os anos em que dirigiu o PAIGC e a Luta de Libertação Nacional...

O inimigo, muitas vezes está no nosso meio, disfarçado, convivendo connosco, sem darmos por isso... Amilcar Cabral foi morto pelos seus próprios "irmãos"...

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org