GUINEENSES / GUINÉ-BISSAU NO PAPO DE CAMALEÕES

 

 

Celina Tavares Spencer *

20.04.2009 

Celina Tavares SpencerO que foi que nos aconteceu? Na Guiné, estamos perante acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada se resolve. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe.
Esta é uma situação inédita na História guineense. Claro que a mentira foi sempre a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias; claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante o colonialismo, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente e desfigurada.

OS FACTOS REAIS: com o golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980, elementos corruptos ditos do PAIGC apoderaram-se do governo; desviaram biliões, quer do cofre público, quer de ajudas recebidas; apoderaram-se do Estado e ficaram no poder 29 anos. Os culpados da desgraça da Guiné são muitos e todos conhecidos, tudo está decifrado: o enriquecimento do nada, as contas no estrangeiro, propriedades na Guiné e no estrangeiro, provas irrefutáveis que batem nos nossos olhos dia-a-dia. Mas os governos psicopatas, que com golpes e matanças foram trepando, substituindo-se, vão negando e ignorando tudo.

“Questionados ou flagrados”, os psicopatas não se responsabilizam pelas suas acções. São sempre inocentes ou vítimas dos que corajosamente os desmascaram, e dos quais se vingam: com porradas, prisões ou assassinatos. Os outros não existem para eles e não sentem nem remorso nem vergonha do que fazem.

Mentem compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir o Poder. Apontam o dedo e tentam desqualificar aquele que trabalhou honestamente durante anos e não tem nada, vivendo modestamente, como por exemplo o FADUL.

A ele não querem não, porque sabem que a mamada acabaria, pois que nenhum tostão seria desviado, porque ele não pactua com a ladroagem.

Este governo actual é psicopata!!!

Usufrutuários da corrupção riem-se da verdade, viram-nos as costas, e assassinam a moralidade das mulheres guineenses, outrora dignas, e hoje usadas e abusadas em todos os aspectos. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o CADOGO, amparado na sua imagem de "POVO", consegue transformar a Razão em Abnegação; as provas contra ele em acusações "falsas"; sua condição de cúmplice e comandante em "vítima". Mas este Senhor, há quanto tempo anda na patifaria, com máscara do menino inocente e amigo do povo?! Ele deve ser o melhor ACTOR que a Guiné-Bissau pariu!!!...

Nada pessoal, mas já me cansei de ver as pessoas a lavarem a cara para cima e a serem marionetadas, por um dos maiores corruptos e extraviantes do património guineense, pintado de “Anjo Salvador”.

E a população, abandonada na ignorância, engole tudo. Como é possível?

Simples: o Judiciário paralítico “estrunca” todos os crimes na caixa-forte da lentidão e da impunidade.

Já temos os culpados (ou vamos fazer a justiça) comunica o Palhaço do ZAMORA, ou os/as Patetas do Ministério da Justiça, Procuradoria e Supremo Tribunal. São todos da família desses saqueadores, são todas comadres e todos compadres. Por isso são nomeados, para os servirem e não para fazerem justiça. Nomeados/as, não pelas suas competências. Porque os verdadeiros quadros foram afastados, ignorados e esquecidos. Com tantas capacidades que temos, deixamo-nos enredar por esses patifes que a Guiné-Bissau se arrependeu de os vir nascer, porque até as plantas e as flores, eles conseguiram transformar em urtigas e ervas daninhas; os animais de estimação em pratos predilectos, para os que não recebem salários para comprar carne de vaca; vinho de cajú, para os que não conseguem comprar uma garrafa de vinho.

E eles?!

Plantas e flores lindas, alguns importados, a baterem a continência ao povo que passa; a carne de vaca vem cortadinha de Gabú, direitinha para as diversas arcas que têm em casa; vinhos e demais bebidas dos melhores, armazenados nas suas despensas.

Os delitos são esquecidos e empacotados até prescrever. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização.

Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação tornou-se supérflua. O que dizemos não se escreve; o que escrevemos não se atende, tudo fica paralisado, perante o poder da mentira de um governo fantoche, que vai oferecendo migalhas ao povo, dos milhões que empacota, vivendo alguns dos seus membros de forma luxuosa, com bens exorbitantes, oferecendo alguns pacotes aos familiares, amigos e demais que vão lambendo os seus pés.

Entra-se hoje para o governo, amanhã compra-se terreno, constrói-se um casarão ou mais, a barriga cresce, que nem uma PEMBA.

Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito!

Deprimo-me: "Denunciar para quê; indignar-me com o quê? Fazer o quê?".

A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neo-cinismo está a desmoralizar as palavras e os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, intervenções na TV, rádio, tudo se tornou ridículo por causa dos usurpadores que passaram a Educação para o Quinto plano.

Crianças sem escolas, ora hoje funcionam, amanhã não, jovens sem um futuro. A cada apanhado perdoado; a cada negação do óbvio uma aceitação; a cada testemunha uma “perrunha”, muda, aumenta a sensação de que as ideias não correspondem mais aos factos! Pior: que os factos não são nada - só valem as versões, as manipulações. "
 
Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando cidadãos capazes e corajosos dizem as verdades condenando e desmascarando, são chamados de irresponsáveis, loucos, caluniadores e "exibicionistas". Assim como o estalinismo destruía fotos, reescrevia textos para coonestar seus crimes, o governo do CADOGO está a criar uma língua nova, uma Chantajo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, preparando-nos para o futuro político sem justiça, que se está a consolidar cada dia mais no País.

Toda a complexidade do País será transformada numa massa de palavras manipuladoras, de valores ideológicos movidos para a destruição ideológica da verdadeira DEMOCRACIA.

O CADOGO como não pode concorrer às presidenciais, porque bem quereria, apoiará aquele que poderá manipular, como sempre manipulou o sistema, e o candidato incentivado por ele, poderá ser eleito por uma camada mecânica entre ricos e pobres (porque ele tem dinheiro roubado para os comprar), dividindo o País em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade da situação actual.

Teremos o "sim" e o "não"; teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro; teremos o regresso da oposição Guiné X Guineenses; Mundo X Guiné; Nacional X Internacional.

A esquematização dos conceitos e o empobrecimento da linguagem, permitem a formação de um novo ethos político no País, que favorece o voluntarismo e o ilegítimo, ao governo de um CADOGO, às Forças Armadas de um ZAMORA e à Presidência de um Rapazinho. Sim, porque quererão um pateta alegre, que comerá e engolirá, caso contrário….Pumba: golpe de Estado X porrada X assassinato.

Assim estamos a viver (por sorte...) há anos, sem governo algum, apenas vogando através do vento do Sahara, e das migalhas que sobram das ajudas internacionais; só espero que a consolidação da vida guineense resista ao cerco político-ideológico de dogmas boçais e impeça a desconstrução antidemocrática. Alguns optimistas dizem: "Não... esta tissagem de mentiras nos dará uma fome de verdades!". Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antónimos. Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros, se votarmos equivocadamente.


Se um dos apontados pelo CADOGO, cego e surdo nas mortes do Nino e Tagma for eleito nesta corrida, ou qualquer um “Sim Senhor”, com “boca cosida”, como o Henrique Rosa no assassinato do Veríssimo Seabra, ou um palhaço maquiavélico como o Kumba Iala na morte do Ansumane Mané, teremos a prova de que os delitos e as injustiças compensam. A mentira será verdade, e a chantajo-língua estará consagrada.

É verdade amigos!

Parabéns ao Didinho, porque assim, comunicamo-nos, e através dos nossos pontos de vista, vamos acordando uns aos outros! Com os olhos bem abertos, numa corrida bem coordenada, chegaremos a tempo, para erguer o Voto Fatal, para salvar a nossa GUINÉ e o nosso POVO.

Se já estão acordados, parem de se espreguiçar na cama, levantem-se e passem a mensagem para quantas pessoas puderem. Se são guineenses e gostam do seu País, façam algo por ele. Chegou a hora para demonstrarmos a esses patifes, que não somos tão burros como pensam e que já não nos manipularão mais, com as máscaras catalogadas de “AMIGOS DO POVO GUINEENSE”, porque já nos ridicularizaram e empobreceram por demais!

  * Licenciada em Psicologia

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org