Guineense encontra na política o caminho a seguir

 

Ednilson Gilberto Lopes Fernandes dos Santos

Ednilson Gilberto Lopes Fernandes dos Santos

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

09.12.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Cada vez há mais pessoas, entre guineenses e amigos da Guiné-Bissau, que se juntam a nós, para darem os seus CONTRIBUTOS (de uma forma ou de outra) pela Guiné-Bissau. Bendita hora que este Projecto (brevemente passará a ser uma Associação) foi "baptizado" de CONTRIBUTO!

 O Editorial de hoje é dedicado a um jovem guineense que faz parte do Executivo da Junta de Freguesia de Carnaxide, Concelho de Oeiras, Portugal.

A jornalista Ana Filipa Sousa enviou-me ontem a mensagem que faço questão de partilhar com os nossos leitores, até porque, é ela quem nos faz a apresentação do Ednilson Gilberto Lopes Fernandes dos Santos "Edi" através de uma entrevista que lhe fez e que foi publicada na Gazeta do Cenjor de Novembro passado.

Confesso que nunca tinha ouvido falar do Ednilson Santos, por isso, agradeço à Ana Filipa Sousa por nos dar a conhecer um jovem guineense que muito nos orgulha!

Espero que o percurso do Ednilson sirva de exemplo aos nossos jovens (principalmente), mas também, a todos os nossos compatriotas onde quer que se encontrem!

Ao Ednilson os votos de continuidade na senda do positivismo, tendo a Guiné-Bissau sempre presente no seu dia-a-dia!

À Ana Filipa Sousa, que continue a contribuir!

Vamos continuar a trabalhar!

ENTREVISTA AO EDNILSON SANTOS

EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNAXIDE

From: Ana Sousa
Sent: terça-feira, 8 de Dezembro de 2009 22:54
To: didinho@sapo.pt
Subject: Proposta de contributo para o "Didinho" (jovem guineense é caso único na política em Portugal)

 

Caro Fernando Casimiro,

 

Viva!

Após consulta do vosso website "Didinho.org" - que desde já aproveito para parabenizar pelo esforçado trabalho que desenvolvem - decidi contribuir com o meu testemunho enquanto universitária, e profissional, na área da Comunicação.

Nos últimos meses do meu curso tenho vindo a realizar algumas matérias sobre cultura, sociedade, internacional, entre outras. O mais recente trabalho que desenvolvi foi sobre um jovem guineense do concelho de Oeiras, mais propriamente uma entrevista sobre a sua vida política em Portugal.

Descobri este jovem após um ou dois contactos com autarcas do concelho. Foi bastante fácil pois Edi dos Santos, o guineense de que lhe falo, é muito popular na esfera política do concelho de Oeiras, desde 2001 até à data.

Veio da Guiné-Bissau em 1994 e viveu num bairro de barracas, em Algés, com a família. Mas hoje, com 25 anos, assume o cargo de vogal na junta de freguesia de Carnaxide, no pelouro do Desporto e Juventude. Após ter sido o Director Operacional da Campanha Autárquica do Movimento Isaltino Oeiras Mais À Frente (2009), o movimento independente encabeçado pelo Presidente Isaltino Morais.

Uma década da vida deste jovem conta com várias peripécias e acima de tudo: muito amor à Guiné-Bissau. Pois o seu sonho é regressar um dia à sua terra e ajudar em tudo o que puder, com aquilo que aprender em Portugal. Um verdadeiro caso único. Em dez anos, uma pessoa pobre consegue conquistar o seu lugar no concelho de excelência em Portugal. Edi dos Santos é apoiado por muitos, e respeitado por todos. Admirável a vida e trabalho deste guineense, que conta com várias vitórias no seu currículo.

Se vos interessar saber mais sobre este tema ou, eventualmente, publicarem uma peça sobre ele, encontro-me à disposição para qualquer esclarecimento e ou ideia/sugestão que possa incentivar os visitantes do "Didinho.org" a lutar pelos seus sonhos, e contribuir para o sucesso do vosso website, bem como para a acumulação de exemplos e casos de sucesso dos guineenses em Portugal!

Disponho da entrevista (paginada e ilustrada com fotos, em formato PDF) que eu própria fiz a este jovem, para a secção de "Sociedade" do jornal "Gazeta do Cenjor" (Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas). E tenho todo o gosto em disponibiliza-la para o "Didinho.org", se assim acharem oportuno e de alguma forma interessante.

Qualquer questão não hesite em contactar.

Aguardo feedback, na esperança de vos ser útil, agora ou numa próxima oportunidade.

Grata pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Sousa

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org