GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM? (5)

UM DEBATE NECESSÁRIO E OPORTUNO!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

02.04.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Não é o povo guineense quem desgasta a imagem da Guiné-Bissau;

Não são os jornalistas guineenses ou estrangeiros que estragam a imagem da Guiné-Bissau;

No entanto, cabe ao povo guineense, aos jornalistas guineenses, aos amigos da Guiné-Bissau e aos jornalistas estrangeiros, a denúncia do que está mal na Guiné-Bissau!

Infelizmente, a questão da imagem que se quer ocultar sobre o realismo do que se tem na Guiné-Bissau só nos dá razão, repito, infelizmente, com casos de matanças, de espancamentos, de mortes por falta de assistência nos hospitais, da falta de condições de saneamento básico e de higiene que "promovem" a cólera no nosso país etc. etc.

Hoje já não se questiona o papel de quem denunciou o espancamento do Dr. Francisco José Fadul, tal como aconteceu há dias com o Dr. Pedro Infanda?

Já se pode denunciar?

Ou é melhor não mostrarmos ao mundo os nossos podres, como se tem dito?

Guineenses,

Quem tiver medo da verdade, que não atrapalhe os que só sabem trabalhar com a verdade e sempre em nome da verdade!

Que não se pense que as denúncias devem começar só quando o mal bate directa ou indirectamente à nossa porta!

Volto a dizer que o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr. tem estado a agir mal desde os acontecimentos de 1 e 2 de Março, sendo que está a pôr em causa a segurança dos cidadãos e, consequentemente, a Unidade Nacional!

Caso não tenha coragem e capacidade para governar o país, tenha ao menos a honestidade de assumir o seu fracasso perante o actual cenário que se vive na Guiné-Bissau Sr. Carlos Gomes Jr.

Tal como disse e bem o Dr. Francisco José Fadul, demita-se!

Aos verdadeiros militares guineenses, aqueles que conhecem a razão de envergarem a farda que representa as nossas Forças Armadas, lanço o seguinte apelo:

Não aceitem ordens de quem quer que seja e muito menos de chefias militares que não estão legitimadas, no sentido de deter e torturar o nosso povo. Não compete aos militares o exercício do poder judiciário ou do controle da ordem pública.

Não permitam que grupos de pessoas fardadas mas que não conhecem o significado dessa farda, continuem a humilhar, a deter, a torturar e a matar o nosso povo, destruindo as conquistas da instituição militar que são as nossas Forças Armadas Revolucionárias do Povo!

Sei que ainda há militares que sabem quais são as suas responsabilidades para com o povo guineense e sei que terão em conta essas responsabilidades, porquanto eles próprios serem também filhos do povo guineense. Acordem camaradas!

Os guineenses devem questionar o porquê de o Presidente da Líbia e actual Presidente em exercício da União Africana ter oferecido automóveis topo de gama a alguns  militares, dias depois dos bárbaros acontecimentos de 1 e 2 de Março, ao invés de oferecer ambulâncias, camas, lençóis e medicamentos para os nossos hospitais, o que equivale dizer, para todo o nosso povo.

A Guiné-Bissau está a ser realmente alvo de muita cobiça...

Vamos continuar a trabalhar!

GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM? (4) 27.03.2009

GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM? (3) 24.03.2009

GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM?! (2) 19.03.2009

GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM? 17.03.2009

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org