Guerra das máfias

 

 

Bobo Baldé

b9shakur@hotmail.com

23.07.2010

Bobo BaldéAntes de mais nada queria enaltecer que a motivação principal para esta pequena reflexão ,é o facto de  ser um jovem  Guineense  que se preocupa imenso com os problemas do seu país, devido aos últimos acontecimentos que têm manchado ainda mais a nossa imagem ninguém pode ficar indiferente a essa situacão  desastrosa que requer muita reflexão por parte de todos.

O tráfico de armas  para os rebeldes de casamansa originou a guerra civil de 7 junho de 1998 ,a minha pergunta é o seguinte onde nos levará o narcotráfico?

O que se passa hoje na Guiné-Bissau faz me lembrar a Guerra das mafias Napolitanas onde só sobrevive quem atira e mata sem piedade para poder subir nos degraus na hierarquia criminosa ou para obter o monopólio dum negócio ilícito. Mortes e mais mortes, perseguições aos inimigos, mandatos de captura internacional  são algumas das consequências do narcotráfico que aumentaram  consideravelmente  índice de corrupção que já era um handicap ao desenvolvimento a muito tempo e  tem-se afirmado cada vez mais como um factor de instabilidade politica consequêntemente estagnação  econômico-social. O poder dos narcotraficantes é tão grande que conseguiram corromper as nossas autoridades com dinheiro ilícito , aliciando grandes figuras do nosso estado a colaborarem com eles e agora assiste- se também  uma guerra sangrenta entre as grandes figuras da nossa sociedade tendo em vista o monopólio do narcotráfico , essa guerra ameaça seriamente o futuro do estado da Guiné-Bissau e principalmente dos guineenses .

Já que a maioria dos casos de instabilidade registrados nos últimos tempos estão associados ao narcotráfico. Neste momento na Guiné-Bissau muita gente pensa que o narcotráfico pode ser a solução para  resolver alguns  problemas que nos afectam .Pois eu, sempre fui contra,  temos os exemplos dos países como a Colômbia e o Brasil  que são países onde o narcotráfico têm causado guerras  muito sangrentas e onde os narcotraficantes desafiam o estado.  Como grande exemplo temos o caso da Colômbia que tem parte do seu território controlado  pelos rebeldes das « farcs » financiados por narcotraficantes , que têm desestabilizado e muito a Colômbia ao longo dos anos fazendo vários sequêstros e vítimas mortais. Não obstante ao Brasil onde os narcotraficantes desafiam as autoridades competentes, fazendo uma verdadeira guerra urbana nas ruas do Rio de Janeiro e São -Paulo cidades mais populares do Brasil. Estes exemplos são países que já atingiram um nível de desenvolvimento considerável, mesmo assim o narcotráfico influência  muito a instabilidade social  e ameaça a segurança da sociedade . E a minha indagação é o seguinte, a nossa Guiné-Bissau  sendo um dos países mais pobres e atrasados do mundo como poderá se desembaraçar desse fenômeno ?

Na minha opinião só a comunidade internacional pode nos ajudar a sair desse embaraço, porque a Guiné por si só nunca  vai desembaraçar das malhas do narcotráfico, pois só o número de negócios do narcotráfico na Guiné num mês é maior que o PIB anual . Isto prova a força do narcotráfico  e como pode ainda  desestabilizar a Guiné.

Como Guineense tenho muita esperança e tenho a certeza que um dia superaremos todos esses handicaps que nos tem perturbado ao longo dos anos e como se diz num bom crioulo `si canua ca n’cadja nona tchiga’

Chamo-me Bobo Baldé sou estudante em Dakar estou a fazer contabilidade e gestão estou no primeiro ano do curso.


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org