Exemplo de maturidade política

  

A recente nomeação de Zinha Vaz por decreto presidencial, como Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau em substituição de Joãozinho Vieira Có, exonerado pelo mesmo decreto, é tema que merece uma reflexão, tendo em conta os  movimentos que Kumba Yalá fará, em consequência da resposta condicionada à aceitação do cargo por Zinha Vaz.

 

Se até aqui todos os demais convidados aceitaram sem reservas (ultrapassando até, nalguns casos, o espírito e o dever partidários para com as forças políticas que representam), assumir funções de governação aliciados pelo poder, desta vez surgiu finalmente uma resposta ponderada, objectiva e acima de tudo transparente.

 

Politicamente correcta, Zinha reservou-se ao direito de não comparecer na tomada de posse marcada pelo presidente, porque quis mostrar que também tem o direito a opinar e a decidir, sobre o que acha melhor para ela, para o seu partido e para o país.

 

A não comparência na tomada de posse e as condições impostas ao presidente para assumir o cargo, dão desde já, a imagem de Mulher " com M grande " passe a expressão, que espero servir de reflexo positivo aos políticos guineenses.

 

Kumba Yalá não deverá aceitar as condições impostas por Zinha Vaz como é lógico, nem Zinha Vaz aceitará o cargo, atendendo às suas imposições. Mas nasceu aqui, uma nova afirmação de identidade política guineense, que espero, tenha continuidade. Cada um à sua maneira, mas todos com o mesmo objectivo: "Ressuscitemos" a Guiné-Bissau.  

Fernando Casimiro (didinho)

 02-07-2003 21:21   

   

www.didinho.org