GUINÉ-BISSAU: Estamos à espera de quem, ou do quê ?! 

 

Kumba Yalá continua arrogantemente a desafiar tudo e todos, porque alguém talvez lhe tenha garantido fidelidade para uma presidência vitalícia. Assim sendo, Kumba faz da Guiné-Bissau um bem pessoal, em que só ele põe e dispõe.

 

Estamos a 16 de Junho, mesmo sabendo que tecnicamente é impossível haver eleições legislativas a 06 de Julho deste ano, o que espera o sr barrete vermelho para se dirigir ao país , ao povo que o elegeu e à Comunidade Internacional que sempre apoiou a Guiné-Bissau, dizendo o que espera fazer ou não, em alternância a toda esta humilhação ?!

 

Que estarão os guineenses à espera ? Que Kumba adie as eleições para 2004 ? Que forme um novo governo de unidade nacional ? Deixemos disso, chega de raciocínios fáceis e consentimentos de cumplicidade.

 

Kumba Yalá vai ganhando tempo. Por vontade própria, nunca haverá eleições na Guiné-Bissau. Nem legislativas nem presidenciais, por isso estar a fazer um jogo extremamente desgastante para os seus opositores.

 

Se Kumba Yalá tivesse dissolvido a Assembleia de boa fé, se tivesse marcado eleições antecipadas de boa fé, se tivesse nomeado um governo de gestão de boa fé, então teria procurado um consenso com todos os partidos políticos guineenses com vista à definição de todo o processo eleitoral.

 

Teria promulgado a Constituição, abster-se-ia do controlo do poder judicial e, acima de tudo, faria das eleições um ponto de viragem do país pela positiva, tornando-as em prioridade nacional.

 

Ora nada disso aconteceu e pior que tudo, assiste-se a um silêncio provocador do "régulo medíocre" que é Kumba Yalá. Assiste-se a manobras de nomeações disparatadas e ilegítimas para cargos do aparelho de Estado como se já se tivesse resolvido algo em relação às eleições, que ainda se encontram oficialmente agendadas para 06 de Julho de 2003. Guineenses, o barco está a afundar-se, mas ainda é possível salvá-lo.

 

Vamos a isso...     

        

Fernando casimiro ( didinho )

 16-06-2003 22:23        

www.didinho.org