Encontros de fim de tarde  

 

Tive ontem, 22 de Outubro, a possibilidade de participar num debate intitulado:"O papel das ONGs no desenvolvimento da Guiné-Bissau". Debate esse inserido num projecto organizado pela INDE-cooperativa para a intercooperação e o desenvolvimento e realizado na Livraria Ler Devagar, situada no Bairro Alto em Lisboa, que também se associou ao projecto, disponibilizando as suas instalações para o efeito.

 

A INDE é uma cooperativa sem fins lucrativos que tem como objectivo intervir com as pessoas e, ou associações para a erradicação da pobreza, da exclusão social, da injustiça, pela garantia de direitos fundamentais à democracia, à educação, ao trabalho, à cultura, à influência nas transformações sociais, em suma, à participação nas diferentes esferas de actividade e no exercício de uma cidadania activa.

 

A cooperativa tem ainda por objecto a promoção da intercooperação, de acordo com os princípios cooperativos, designadamente no âmbito das relações com os movimentos sociais e associativos nacionais e estrangeiros. Este projecto denominado"Encontros de fim de tarde", decorrerá ao longo de 1 ano, tendo se iniciado o primeiro ciclo de debates, no passado dia 07 de Outubro, em Lisboa.

 

Deixo aqui o endereço do site da Inde, para mais informações www.inde.pt O encontro de ontem, como referi, abordou o tema:"O papel das ONGs, no desenvolvimento da Guiné-Bissau", tendo como orador, a Dra Fátima Proença, da ACEP-associação para a cooperação entre os povos,(www.acep.pt) uma organização não governamental portuguesa, que mantém parcerias com organizações dos países africanos lusófonos, orientadas para o reforço das ONGs, associações locais e, outras organizações da sociedade civil desses países.

 

O tema em debate, serviu para ajudar a compreender melhor o que é uma ONG, qual o papel das organizações não governamentais nos dias que correm e em função das realidades dos países onde actuam, os resultados positivos e encorajadores da participação das organizações na vida activa das populações, dentro daquilo que se entende como o espírito comunitário.

 

Também se reforçou a ideia de que as ONGs, não são instrumentos de substituição das instituições estatais, mas sim complementos de apoio, que chegam aonde o Estado não chega e, por isso, toda a sua importância na participação activa em prol do desenvolvimento dos países, onde operam.

 

Fiquei deveras emocionado e orgulhoso, com o reconhecimento tanto da INDE, como da ACEP, pelos elogios feitos às organizações não governamentais guineenses, pela competência, dedicação e, acima de tudo maturidade na forma como têm sabido divulgar e executar junto das populações a sua missão.

 

Aproveito para louvar a iniciativa da INDE em criar este projecto "Encontros de fim de tarde" que como realçou a Dra. Fátima Proença da ACEP e, na versão do crioulo da Guiné-Bissau, as populações guineenses não abdicam do "Djumbai", ou seja, os momentos de convivência durante o dia/noite, para debaterem os seus problemas, as suas preocupações, as suas alegrias, as suas tristezas, as suas experiências, o seu saber, as suas dúvidas, etc...Revejo nestes "Encontros de fim de tarde", o espírito de "Djumbai". À INDE, à Livraria Ler Devagar, à ACEP e a todos que de uma forma ou de outra participaram neste debate, a Guiné-Bissau agradece.  

 

Fernando casimiro ( didinho )

 23-10-2003 23:36     

  

www.didinho.org