Embaixador/Ministro ou Ministro/Embaixador?!

    

Que Joãozinho Vieira Có, foi exonerado do cargo de ministro dos negócios estrangeiros da Guiné-Bissau por decreto presidencial sem nenhuma justificação oficial, é do conhecimento de todos, inclusive da Comunidade Internacional, visto ser uma pasta com ligações ao relacionamento com o exterior.

 

Que Joãozinho Có na altura remeteu a explicação da sua exoneração para uma conferência de imprensa, alegando haver equívocos, também chegou ao conhecimento das pessoas. Agora, voltar a Portugal, reassumir o cargo de embaixador da Guiné-Bissau, sem passar pelos normais procedimentos diplomáticos...revela mesmo uma enorme falta de sentido de Estado do presidente Kumba Yalá, bem como um sentido de oportunismo político condenável por parte de Joãozinho Có.

 

Recentemente abordei o facto de Joãozinho Có ser ministro dos negócios estrangeiros e continuar a usufruir das regalias e mordomias de embaixador da Guiné-Bissau em Portugal. É agora mais que evidente que nunca houve transparência no processo que se seguiu, aquando da sua nomeação para o cargo de ministro dos negócios estrangeiros, visto na altura estar acreditado como embaixador em Lisboa e, não ter sido exonerado do cargo de embaixador.

 

Suspende-se (?!) o mandato dum embaixador para o nomear ministro dos negócios estrangeiros...porque mais ninguém pode ser ministro dos negócios estrangeiros; o embaixador sobe a ministro dos negócios estrangeiros, mas não se nomeia outro embaixador porque o ²lugar ² tem dono. Pertence a Joãozinho Vieira Có.

 

Depois de tantas negociatas como ministro dos negócios estrangeiros, é exonerado, voltando a Lisboa de seguida como se nada tivesse acontecido e como se estivesse sempre em funções desde que entregou as suas credenciais ao presidente da república portuguesa Jorge Sampaio. Como é que é...?! Isto é tudo nosso?! Não há normas nem  ética no relacionamento entre Estados ?!

 

Ou porque estando as negociatas feitas, é mais fácil geri-las desde Lisboa...?! Yalá/Có, vejam lá essas parcerias...

     

 

Fernando casimiro ( didinho )

 17-07-2003 18:47     

     

www.didinho.org