Guiné-Bissau: É chegada a hora....    

 

Seremos todos culpados, se nada fizermos para alterar o rumo dos acontecimentos no país. Seremos todos cúmplices da ditadura vigente e suas implicações no futuro dos nossos filhos e dos nossos netos que não nos perdoarão (a continuar assim...) pelo que lhes estamos a reservar e que se traduzirá numa simples, mas significativa palavra: MISÉRIA...

 

A contagem decrescente começou para Kumba Yalá e todos os que o rodeiam.  Kumba Yalá revê-se como um régulo (régulo medíocre) no exercício das suas funções. A Guiné-Bissau é um Estado, não uma tabanca e os guineenses um povo e não uma tribo.

 

Ele teve a sua oportunidade e não a soube aproveitar. Pode-se chamar a atenção para o facto de Kumba ter sido eleito democraticamente e por isso, estar legitimado durante o período do seu mandato, mas foi o próprio quem depois de assumir o poder, trocou os princípios da democracia pelos princípios da ditadura.

 

A Guiné-Bissau rompeu com os princípios da legalidade quer a nível interno quer externo, entrando assim em "coma profundo" pelo uso e abuso indevido do poder político que consequentemente foi marcando todo o sistema funcional das instituições do país e, também, fomentando um clima de tensão social, à beira da explosão.

 

Começou a contagem decrescente para todos os guineenses assumirem as suas responsabilidades perante o país, contribuindo cada um com o que puder, para a "queda" de Kumba Yalá e o seu governo de gestão. Mudemos já o rumo das coisas, ou corremos o risco de adormecermos para nunca mais acordar...   

    

 

Fernando Casimiro (Didinho)

 07-06-2003 13:20

    

www.didinho.org