Experiência Sobre Envolvimento no Processo de Parceria

 

 

Adão Nhaga

nhaga76@hotmail.com

14.02.2011

ADÂO NHAGAO meu trabalho na altura estava ligado com a satisfação das necessidades fundamentais e a melhoria do bem-estar das comunidades sobretudo no reforço das suas competências através de formação e informação a partir essencialmente das suas próprias capacidades ( valorizar o saber tradicional).

Foi uma experiencia vivida na ONG-AD – Acçâo Para Desenvolvimento durante alguns anos, na altura eu estava cordenar projecto NOVIB e ao mesmo tempo exercendo a funçâo do secretario executivo da RENARC – Rede Nacional das Radios Comunitarias da Guine Bissau.

 

Um projecto nasce quando existe uma necessidade,  por isso antes de implementar um projecto é bom que seja feito um diagnostico participativo para conhecer o meio, os hábitos culturais, as necessidades fundamentais da comunidade e depois escalonar as necessidades em função das prioridades da comunidade. Familiarizar com a comunidade, com os problemas que enfrentam, buscando soluções juntamente com eles, promover reuniões e debates, definir  estratégias de desenvolvimento, dando a voz  a todos sem  exclusão, assim esta - se a promover participação e parceria.

 

A titulo de exemplo, uma Ong nacional não vale a pena identificar o nome, um dos seus objectivos é combater as praticas nefastas, tem feito um bom trabalho nesse domínio em certas regiões do pais conseguiram consciencializar as fanetecas a não fazerem corte no acto de excisão.

O processo de diagnostico começou a falhar sobretudo no acto do primeiro encontro para a recolher informações, ( as estratégias devem ser bem montadas para atingir o objectivo)  as mulheres muçulmanas que deviam  desempenhar o papel de interlocutora com as fanatecas no momento da reunião não participaram no acto, estiveram presentes na reunião  as mulheres Católicas ou animistas, consequência desta situação “ A mensagem não passou” outro aspecto, não são da mesma religião, os cristãos  não podem conhecer o segredos de fundo da religião muçulmana, isso criou um mal estar na fase de diagnostico.  Conseguiram inverter a situação através de um novo encontro onde participaram somente as mulheres muçulmanas  e o segredo saiu a rua.

“Exemplo de um trabalho de  Parceria”

Em 1993 foi criada a Iniciativa Cantanhez com o objectivo de preservar e conservar a mata de cantanhez (ultima mancha de floresta sub – húmida da Guine Bissau) e criar condições para a gestão e sustentabilidade da  mesma.

Neste sentido envolveram três organizações que tem uma visão de desenvolvimento diferentes, mas que tem um mesmo objectivo no quadro desta parceria  que é preservar e conservar a mata e criar condições para gestão e sustentabilidade.

Depois de terem feito um diagnostico participativo para conhecer o meio melhor, as actividades foram planificadas, a visão e tarefa de cada organização foi definida:

1.     ONG AD – Acção Para Desenvolvimento – estava ligada a desenvolvimento integrado, gestão de planalto e melhoria de qualidade de vida dos camponeses, movimento associativo e pesca artesanal.

 

  1. TINIGUENA – estava ligada também a actividade de desenvolvimento sobretudo na Conceição de micro creditos, recuperação de diques  de centura e apoio a recuperação de novas  bolanhas, em contrapartida preservar 50metros de mangal ate ao leito do rio, na divulgação de imagem de cantanhez através de filmagem, fotografias etc.)

 

  1. ALTERNAG – estava ligada a desenvolvimento de politicas educativas (promoção de debates e sensibilização a nível de comunidade, criação de escolas comunitárias)

 

 Esta iniciativa contou com o envolvimento dos parceiros externos:

·        OXFAM – América

·        UICN

Depois de um ano de execução do projecto, foram feita duas avaliações no terreno para medir:

 

·        Impacto das actividades a ser desenvolvidas  

  • Medir eficácia e eficiência na utilização dos recursos e no cumprimento dos objectivos

 Mudanças Verificadas

Depois de terem feito acções de sensibilização no terreno e com Conceição de micro credito e outras actividades de interesses na comunidade, maior números de camponeses diminuíram pressão sobre recursos florestais e apostaram na fruticultura, apicultura, pesca responsável, a comunidade tornou-se  mais consciencializado e criaram comité  de gestão da mata de cantanhez com envolvimento de três regulados que compõem a mata , a partir deste momento a gestão da mata é da comunidade, a caça, corte de arvore, e pesca é feita duma forma racional com maior controlo de toda a comunidade, foram criadas guardas comunitárias que trabalham em parceria com agentes florestais do estado.

Esta iniciativa teve um impacto a nível da comunidade e das ONGs promotoras foi reconhecido pelo Ministério de Recurso Naturais na altura e outras organizações que trabalha na  área de conservação de ambiente.

 

Qualidades e valores que contribuíram para o sucesso das parcerias

Ø  A participação da comunidade em toda fase do projecto

Ø  Transparência na gestão do projecto

Ø  Partilha de ideias e experiências

Ø  A visão Integrada dos problemas e soluções (envolvimento de outras organizações) etc...

 

 

Outro Exemplo de um Trabalho de Parceria

 

Em Iemberem sul do pais, foi organizado um encontro nacional de parceiros  com o objectivo fundamental de partilhar informações estratégicas em termos de desenvolvimento participativo, e por outro lado determinar qual seria a missão enquanto actores de desenvolvimento na base.

Na base destas informações estivemos a clarificar algumas ferramentas de desenho do projecto, como quadro lógico, algumas noções fundamental para o desenvolvimento da mudança social e sobretudo estivemos a discutir qual o papel e a função duma associação e definir como é que a comunidade pode organizar-se de melhor forma para satisfazer as suas necessidades básicas  a saber:

·        Necessidade de participação

  • Necessidade de uma identidade própria

  • Necessidade de mudança social

  • Necessidade de modernização da comunidade

 

Estivemos a partilhar estas informações com os lideres comunitários e discutimos a forma democrática de gerir uma associação de desenvolvimento local ou seja para que uma associação seja ouvida é preciso que ele funciona internamente de forma democrática, tudo isto permitiu os 40 participantes de diferentes associaçôes de base vindas de 22 tabancas a partilhar ideias e experiencias em busca de soluçôes que possa garantizar um desenvolvimento sustentavel.

 

No decorrer do evento o regulo de Cadique “Aladje Salifo Camara” afirmou que o desenvolvimento das nossas tabancas deve ser realizada pelo governo, mas é fundamental que o cidadão participe nesse processo. Aproveito esta ocasiâo para endereçar as minhas sentidas e profundas condolencias a familiares amigos e conhecidos pela morte do Regulo de Cadique –  Aladje Salifo Camara e que a sua alma descanse em paz.  “ i nha pecadur”

 

O encontro foi extremamente positivo sobretudo por duas razões:

 

 a) Conseguimos essa grande participação das pessoas apesar de estarmos na época da chuva e por outro lado este encontro produziu um documento de extrema importância “ Fomi Tem, Campanha Ka bali” “é a expressão da comunidade sobre o que na realidade passa nas tabancas.

Os lideres das ONGs das associações locais ficaram completamente chocados com afirmações feita pelo governo segundo as quais não há fome no pais o que há é penúria alimentar, segundo um chefe de tabanca a maioria de nos, ou um terço da nossa comunidade na zona sul do pais vive com uma refeição diária que chamamos em crioulo “um tiro”. (Isto foi em 2002).

 


 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL