ESTE NATAL SERIA DIFERENTE....

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

24.12.2006

 

Fernando Casimiro (Didinho)O Mundo, pelo simbolismo que ultimamente tem caracterizado a referência da quadra festiva do Natal e também do novo ano aclama em sintonia que: O Natal devia ser todos os dias!

Uma referência abrangente, que soa bem em qualquer ambiente representativo da sociedade em que a HUMANIDADE se insere como um todo, mas que, na verdade, não tem sido, não é assim!

Esta constatação que exprime um desejo, mas nem sempre uma vontade, define por ela própria a atitude mesquinha resumida num egoísmo característico, por vezes reconhecido, mas nem sempre aceite pelo Homem, que por se definir como um ser humano sujeito à acção do pecado, se define, igualmente, como merecedor do perdão quando comete o pecado.

Concordo e desejaria que o Natal fosse um acontecimento quotidiano, de todos os dias, para que isso não nos fizesse reflectir (apenas durante a quadra natalícia) sobre os  milhões de seres humanos que, mesmo sabendo o significado do Natal, não sentem, não vivem a mística e a realidade do Natal.

Ao reflectirmos sobre esses milhões de seres humanos, estamos a constatar a realidade nua e crua do desequilíbrio de posições, dos degraus sociais na generalidade, que existe no Mundo e entre os Homens.

Estando a constatar essa triste realidade, estamos a reconhecer que algo está mal e deve ser mudado, mas ao desejarmos simplesmente durante a quadra natalícia, que o Natal seja um acontecimento quotidiano, não estaremos provavelmente a dar o melhor CONTRIBUTO para que este desejo se enraíze na extensão tempo/espaço por forma a alimentar uma vontade comum para apoiar uma causa comum em que o Homem, o Próximo, é o denominador.

Julgo que devemos todos, durante todo o ano, dia após dia, fazer referências e acções ao "Natal Quotidiano" para que haja mais realismo na interpretação e divulgação da mensagem, bem como, para que ela chegue a mais lugares deste Mundo.

 

ESTE NATAL SERIA DIFERENTE....

Se hoje estivesse na minha terra

este Natal seria diferente

reuniria os meus irmãos

e de porta em porta dos donos do poder (não da terra)

entregaríamos a nossa fome e a nossa sede

Se eles têm e podem,

devem repartir com os que não têm,

com os que não podem matar a fome e a sede...

Se hoje estivesse na minha terra

este Natal seria diferente

levaria os meus irmãos à rua e a despesa

seria por conta dos donos do poder...

Se estivesse na minha terra

este Natal de rua seria o meu dia-a-dia...

Fernando Casimiro

24.12.2006

www.didinho.org