ESPECTÁCULO DE PALAVRAS

 

Augusto Tchuda

atchuda@live.fr

22.10.2010

Augusto TchudaEm nome da verdade, tantas palavras se cruzam por aí. Por rádios, em jornais, na Net, nos cafés e muitas vezes nos bastidores. O certo é que para dizer a verdade não é preciso encontrar circunstâncias ou locais apropriados para tal. Nem importa em relação a quem ou como se dispara, quantos vitimas inocentes podem ser atingidos.

Inédito disto, é que nunca dizemos verdade quando ela nos pode ferir, ou se ela for dita sobre nossa pessoa, sentimos feridos. Para um Homem, a perfeição é impensável. Por isso, não existem Homens Burros por sua origem social, ou convicção política, talvés as oprtunidades impõe aparentes diferenças. Mas somos iguais na nossa diversidade.

A cor da palavra, a sua origem e o destino também pouco importam. Autenticamente espectáculo o que hoje se assiste, que até requer mais palcos porque os saltimbancos aparecem a medida que o tempo vai.  Lemos, ouvimos Rádios, seguimos Televisões as manchetes de Jornais, os tópicos das notícias, a abrir e a encerrar com a Guiné-Bissau em cenários desagradáveis. Até parece inveja, de quê? não sei.

É bom que o mundo saiba, que vocês saibam, que a Guiné é igual a todas as nações soberanas. Que a Guiné, não é a mais asneirente nação do mundo, não é a mais tribalista do mundo, nem é a mais inóspita do mundo. Talvés é, onde de tudo o que se cultiva, a probreza mental foi a mais bem sucedida, por isso facilmente somos alvos de pouco respeito, apesar do respeito conquistado.

Esperamos que nos próximos tempos o comportamento mude, porque ao invés de aumentar, estamos a pensar em diminuir palcos, se se diminui o espectáculo, porque já cansamos bater palmas aos saltimbancos, que muitas vezes são vistos como uma panaceia e acabam desiludir, alguns, só a voz ouvimos e são mesmo grandes trovadores.


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org