É PRECISO TER EM CONTA O RESPEITO PELA SOBERANIA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

 

No que aos militares diz respeito, Domingos Simões Pereira diz compreender a intranquilidade da comunidade internacional, mas pede ao exterior que confie na Guiné-Bissau para encontrar soluções.

"O que estamos a pedir é que acreditem em nós e deixem que sejamos nós a fazer a condução deste processo e a encontrar as soluções mais adequadas para as questões que se colocam" ao nível da reforma das forças armadas, destacou. Militares Líder do próximo Governo guineense está "tranquilíssimo"

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

29.06.2014

Fernando Casimiro (Didinho)Bons posicionamentos, a exemplo dos manifestados recentemente pelo Presidente da República. Fica de facto a ideia de que há pressões/exigências de fora para a resolução de questões que têm que ser debatidas/discutidas e decididas pelos guineenses. É de facto imperioso que se aceite o pedido, as manifestações de defesa da soberania guineense quer do Presidente, quer do Primeiro-ministro, por parte dos que têm feito essas pressões/exigências.

O que quero hoje transmitir é o que todos os guineenses e a Comunidade Internacional sabem ser condição sine qua non para a sustentação e afirmação de um clima de tranquilidade, de confiança, capaz de promover e garantir a Paz na Guiné-Bissau e, em consequência disso, abrir portas para o desenvolvimento económico do país e o bem-estar das nossas populações.

Foram quarenta anos de repetição dos mesmos erros, entre os cometidos pelos guineenses e outros, pela Comunidade Internacional.

Findo o processo de transição recente, não se percebe o porquê (por parte de alguns, supostamente, em nome da "Comunidade Internacional", mas sempre em defesa dos seus interesses, que não os interesses da Guiné-Bissau e dos guineenses) da promoção de iniciativas com potencial, no imediato, para gerar desconfianças, instabilidade e conflitos, entre os guineenses, sem o mínimo respeito pela opinião/pronunciamento do povo guineense ou pelos posicionamentos das autoridades legitimadas pelos guineenses nas eleições que recentemente se realizaram e com sucesso.

Depois do Presidente José Mário Vaz ter afirmado, de forma categórica que: "Qualquer decisão estratégica sobre o futuro do país passará por um diálogo interno que preserve a estabilidade, assegurada pelos próprios guineenses e não pelo exterior." Guiné-Bissau "Estabilidade passa pelo entendimento entre guineenses" eis que o novo Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, através de uma entrevista concedida à Agência Lusa, reforça esse posicionamento e dá a entender que de facto, há pressões/imposições do exterior, sobre assuntos nacionais com algum grau de sensibilidade e na ordem do dia das novas autoridades guineenses.

Domingos Simões Pereira que deu mostras de estar (e bem) em sintonia com o Presidente José Mário Vaz, fez questão de fazer um pedido ao "exterior" que, no fundo, serve para dizer que, a Guiné-Bissau tem as suas próprias autoridades e instituições, ao serviço do povo guineense e, tudo o que tiver que ser decidido, ainda que possa merecer análise e avaliação da Comunidade Internacional, só poderá ser decidido pelos guineenses!

Quem de facto quer o melhor para a Guiné-Bissau, isto falando de países e organizações, deve respeitar as recentes posições quer do Presidente da República da Guiné-Bissau, quer do Primeiro-ministro indigitado e com tomada de posse para breve.

Não aceitemos mais, enquanto guineenses, que uns e outros, a bem dos seus interesses, nos dividam, enfraquecendo-nos; nos intriguem virando-nos uns contra os outros, quando o que está em causa é o interesse nacional, quiçá, a soma dos interesses de todos os guineenses e não apenas, de um grupo ou grupos de guineenses! A Guiné apenas precisa do compromisso dos seus filhos para que tudo o "resto" seja uma realidade! Didinho 10.04.2014

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL