ENTRE VERDADES, CONSIDERAR TODAS!

 

 Considju di garandis - Bidinte

 

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

04.04.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Os guineenses, verdade seja dita, nunca foram participativos na edificação da Nação guineense, por isso é que até hoje não temos NAÇÃO!

A cada turbulência questiona-se o poder atribuído aos políticos, que por sua vez sempre o partilharam com os militares, por conveniência, mas nunca se questiona o que cada um tem feito para ajudar a erigir a Nação que cada um reclama.

Quando a 10 de Maio de 2003 decidi criar o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, sabia que seria complicado mobilizar pessoas para a reflexão e o debate de ideias sobre a Guiné-Bissau, mas não tinha dúvidas de que tinha que avançar, pois o país estava cada vez mais de rastos e mudar algo passava por inovar, por ser diferente na forma de encarar o país, assumindo o estado real da Guiné-Bissau como motivação e argumento mais do que suficientes para deixar de ser indiferente e cúmplice da destruição da Guiné-Bissau e da desgraça do povo a que pertenço. 

Foi assim que decidi assumir, para a eternidade, o meu compromisso para com o país!

Era o início duma grande Missão, que quase a completar 7 anos, demonstra ter cada vez mais razão de ser; Uma Missão que conseguiu de facto, mobilizar, reunir, juntar muitos guineenses e amigos da Guiné-Bissau para a causa comum de devolver a dignidade ao país que todos amamos!

Uma Missão nada fácil, devido à falta de compromisso dos guineenses para com o país. Houve quem tivesse, num determinado período, posicionado do nosso lado, porque fulano e partido tal estavam no poder e como nós criticávamos e denunciávamos fulano, governo ou partido tal, esses oportunistas que se juntaram a nós batiam palmas e também criticavam, denunciavam fulano, governo e partido tal, convencidos de que a nossa Missão era unicamente contra fulano, seu governo etc.

Nós estamos comprometidos com a Guiné-Bissau e com o povo guineense!

O nosso Partido é a Guiné-Bissau!

O nosso compromisso não é com fulano, beltrano ou sicrano, por isso, independentemente das manobras que ao longo dos anos permitiram mudanças dos donos da cadeira do poder, continuamos sempre a trabalhar em prol da Guiné-Bissau e dos guineenses.

Os oportunistas que se juntaram a nós em determinado período, quando viram pessoas de suas afinidades no poder, vendo que também passamos a criticá-los, resolveram tomar-nos como inimigos, insultando-nos, ameaçando-nos, incitando pessoas a atacarem-nos, porque segundo eles, nós somos inimigos da Guiné-Bissau...

É assim que as coisas funcionam na Guiné-Bissau. Tudo à base de interesses e compadrios, cada um olhando para o seu umbigo, seus familiares e esquecendo-se da maioria do povo que continua a viver miseravelmente, esquecendo-se do país em si!

Todos sabem quem fez bem ou mal no período em que partido tal esteve no governo. Todos sabem quem matou ou mandou matar; quem desviou milhões em dinheiro, ou apropriou-se de património do Estado.

Todos continuam a falar em "mal menor" quando se trata de escolher quem deve dirigir o país...mas também, quando se trata de avaliar acusações em função dos crimes atribuídos a cada suspeito.

Espanta-se depois quando há turbulências e perante factos, insiste-se em filtrar verdades, tomando-se em consideração apenas as verdades que a cada um convém.

O que aconteceu a 01 de Abril é disso prova evidente.

Tenho dito e repito que nada me move pessoalmente contra nenhum político, governante ou militar.

Tomando em consideração diversos posicionamentos de cidadãos guineenses neste momento conturbado, igual a muitos outros desde sempre, vejo que há muitas dúvidas, como seria lógico, mas vejo igualmente muitos a vitimizarem uns, admitindo culpas a outros, quando há matéria suficientemente argumentada para que ninguém ponha as suas mãos no fogo por ninguém.

Todos os que estão envolvidos nesta triste comédia acabarão por se acusar uns aos outros, por isso, há que considerar todas as "verdades".

Hoje tomei conhecimento dum facto curioso que passo a relatar, porque cada vez mais a minha vida está em risco e explico o porquê.

Está em Portugal um dos operacionais que participou no assassinato do ex-Presidente João Bernardo Vieira.

Sei que está em Portugal enviado recentemente pelo ainda Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, José Zamora Induta. Pude falar com ele por telefone, porque lembrou-se de que há um site que defende os Direitos Humanos e o Zamora Induta ao que se sabe foi transferido para o quartel de Mansoa e pode vir a sofrer torturas para que dele se consiga obter confissões...

Quando recentemente o Sr. Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. esteve pela segunda vez em Portugal no espaço de 1 mês, telefonaram-me a dar conta do seguinte:

- Didinho, houve uma reunião preparatória na cidade do Porto tendo em vista a deslocação do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. àquela cidade do norte de Portugal, visita essa que tinha em agenda um encontro entre o Primeiro-ministro e a Comunidade guineense do Centro e Norte de Portugal. Nessa reunião, em que participou um grupo restrito de pessoas, estavam entre outros, o Secretário de Estado das Comunidades, Fernando Dias e o ex-Ministro dos Recursos Naturais, António Óscar Barbosa "Cancan".

O ex-Ministro António Óscar Barbosa "Cancan", na sua abordagem pôs em cima da mesa o nome do Didinho, dizendo que anda a denegrir a imagem do país, mas o dia dele está quase a chegar...

Disse ainda que houve pessoas que fizeram com que ele fosse exonerado do cargo de Ministro, mas agora até está bem melhor, pois é assessor do Primeiro-ministro...

Aquando da também recente visita do Sr. Presidente da República, Malam Bacai Sanhá a Portugal, alguém contactou-me em nome da nossa Embaixada em Lisboa, para que eu fosse à Embaixada levantar um convite para assistir nesse mesmo dia ao encontro agendado entre o Presidente da República Malam Bacai Sanhá e um grupo restrito de guineenses, que teria lugar no Hotel onde estava hospedado o Presidente... A pessoa fez questão de dizer que, o convite tinha sido formulado por um dos conselheiros do Sr. Presidente da República...

É claro que não fui!

Hoje, sabendo da presença em Lisboa desse operacional, que antes estava ao serviço de António Indjai, passando depois para o lado do ainda Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, José Zamora Induta, mesmo tendo-me dito o que veio oficialmente fazer a Portugal, mas relacionando a ameaça do ex-Ministro António Óscar Barbosa à minha pessoa aquando da recente visita do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.  a Portugal e sabendo da relação, cumplicidade e promiscuidade existente entre Cancan, Cadogo e Zamora, o que realmente pode estar por trás da vinda deste operacional a Portugal, para além da missão com que me justificou a sua presença em Lisboa, sendo que, já escrevi sobre o sujeito aqui no nosso site www.didinho.org?

Aos que continuam a querer omitir ou minimizar certas verdades sobre a participação de uns em actos criminosos, mas acusando outros de serem criminosos, peço que sejam coerentes, pois todos estes actores que temos em cena são criminosos!

Não é a primeira vez que António Óscar Barbosa me ameaça, alguém muito conhecido ouviu-o há uns anos atrás, em Bissau, ameaçar-me.

Quando se deseja mal aos outros, esse mal por vezes vira-se contra nós. Afinal, o ex-Ministro António Óscar Barbosa ainda se encontra em Portugal, na cidade do Porto, onde foi operado uma primeira vez, sofrendo graves complicações no pós operatório e estando na eminência de ser submetido a uma nova cirurgia...

Não ponham as mãos no fogo por ninguém, pois a Guiné está repleta de assassinos, criminosos de toda a espécie. Vamos exigir que haja Justiça, isso sim, para que se fique a conhecer tudo o que continua por desvendar, alegadamente para preservar a boa imagem da Guiné-Bissau... Que tristeza de raciocínio...

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

A PULSEIRA...02.12.2009

A VERDADE NUNCA ESTEVE TÃO PERTO NA GUINÉ-BISSAU... 26.11.2009

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org