É NECESSÁRIO PROMOVERMOS A GUINENDADI PELO MUNDO FORA

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

19.07.2014

Fernando Casimiro (Didinho)Vou resumir o conceito de guinendadi da forma mais simples possível: "Kussas di Guiné-Bissau"; "Kussas di guintis/djintis di Guiné-Bissau", traduzido à letra, "Coisas da Guiné-Bissau"; "Coisas de gentes da Guiné-Bissau (guineenses)"

Tu que és guineense, homem ou mulher e que estás ausente, geograficamente falando, da Guiné-Bissau; se tiveres uma família guineense, ou se constituíres uma família com alguém de outro país, não te esqueças que a Guiné-Bissau não é simplesmente a tua casa/Pátria, mas também casa/Pátria dos teus/vossos filhos e do teu esposo ou esposa, conforme o caso.

Faz questão de transmitir/passar a tua/nossa cultura, símbolo da nossa identidade guineense, através da vivência/convivência familiar; faz questão de incutir o espírito da guinendadi aos teus descendentes, dando-lhes a conhecer a realidade do país que é a Guiné-Bissau, sem complexos, e da necessidade de se afirmarem sempre como originários da Guiné-Bissau, independentemente do país onde nasceram, estiverem a viver, ou do estatuto que tiverem.

Faz questão que os teus descendentes sintam orgulho da Guiné-Bissau, ainda que devam igualmente, sentir orgulho do país onde nasceram e da outra metade a que pertencem, fruto do cruzamento de povos distintos e de terem o direito de optar, da mesma forma que em relação ao seu progenitor, ou à sua progenitora guineense, pela aprendizagem, assimilação, defesa e identificação da cultura da outra metade da qual também são "feitos".

Um dos ensinamentos fundamentais, é o ensino do nosso crioulo/kriol, mas para lá da língua, a gastronomia também é fundamental para uma melhor assimilação da cultura nacional por parte dos nossos descendentes.

A Guiné-Bissau merece, pois tendo gerado filhos/filhas, também foi contemplada com netos/netas; bisnetos/bisnetas, espalhados por todo o mundo e que podem sempre ter a certeza que têm uma Pátria que espera por eles. Vamos educar e sensibilizar os nossos descendentes para a aproximação necessária às suas raízes identitárias. Ganhamos todos com isso!

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL