EM NOME DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, OU EM NOME DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA...?!

Cimeira de presidentes dos PALOP segunda-feira em Luanda


 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

27.06.2014

Fernando Casimiro (Didinho)É claro que no actual contexto da lusofonia, de uma lusofonia assente numa COMUNIDADE institucionalmente organizada e sem restrição quanto ao espaço geográfico dos seus Estados-Membros, constitui uma enorme surpresa, o anúncio de uma Cimeira dos Países Africanos de Língua Portuguesa, quando todos eles são Estados-Membros da CPLP e Estados-Membros das organizações regionais africanas de que fazem parte.

Diz-se que o objectivo é reactivar a organização que, de facto existiu, formalmente, como consequência da aproximação e solidariedade entre os povos das ex-colónias portuguesas, na luta pelas suas independências do jugo colonial português.

Volvidos tantos anos, Histórico - Como surgiu?, e tendo em conta a criação de um amplo espaço lusófono denominado de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que contempla, sem restrições/exclusões, geográficas todos os Países que têm o português como língua oficial, é de se questionar qual a pertinência/ necessidade/razão, quer do agendamento desta Cimeira, quer da  reactivação de uma organização que deixou de existir e não faz sentido que volte a existir, e que, supostamente pretende sobrepor-se à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Esperemos pois, pela realização da dita Cimeira e pelas resoluções que dela sairão, para depois voltarmos a pronunciar.

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL