A MINHA SOLIDARIEDADE E HOMENAGEM AO EMBAIXADOR FALI EMBALÓ

 

"NÔ PARA DJUNDA DJUNDA I TA DANA MAMA" - Manecas Costa

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

06.08.2012

Fernando Casimiro (Didinho)Sem nenhuma pretensão de promover qualquer aproveitamento político, de qualquer parte interessada, mas em jeito de solidariedade e de homenagem a um cidadão guineense, que me merece respeito, consideração e admiração, o Dr. Fali Embaló, que, desde que o conheci, ainda antes da cerimónia de entrega das cartas credenciais que o acreditariam como Embaixador da República da Guiné-Bissau em Portugal, sempre me mostrou ter a Guiné-Bissau como seu Partido!

Pessoa simples, humilde, de fino trato, um verdadeiro diplomata, um dos melhores embaixadores de carreira que a Guiné-Bissau ainda tem, o Embaixador Fali Embaló surpreendeu-me, pela positiva, desde o primeiro encontro que tivemos, quando me convidou para almoçarmos juntos, em Dezembro de 2010. Foi um almoço de irmãos, visando a  aproximação, através da comunicação, do diálogo, entre guineenses, no qual abordamos assuntos da nossa terra, mas também, da nossa comunidade residente em Portugal.

Deu-me a conhecer, emocionado, os seus planos enquanto Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal para melhor aproximar os dois países, mas sobretudo, para melhor servir a comunidade guineense em Portugal, afirmando-se como Embaixador da República e não Embaixador de A, B, C etc. o que lhe imputava responsabilidades de ter que unir todas as sensibilidades com base na harmonia, afim de servir a todos, independentemente das diferenças, pois, a República não é dos partidos políticos nem propriedade dos políticos e dos governantes, mas sim, de todo o povo e sendo ele, Embaixador da República da Guiné-Bissau em Portugal, teria que ser um servidor da República e consequentemente, dos cidadãos!

Dei conta, desde então, que pela primeira vez, a comunidade guineense em Portugal tinha sido "presenteada" com o que de melhor havia a nível de representação diplomática ao mais alto nível.

Da habitual partidarização da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, tinha-se dado um grande passo, com vista a despartidarização da referida embaixada.

Foi com muita tristeza que tomei conhecimento da notícia do seu afastamento como Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, o que lamento imenso, dado o contexto em que tal afastamento ocorre e que é demonstrativo até que ponto os jogos do poder político têm estado a dividir os guineenses e a comprometer a viabilidade das instituições nacionais, dentro e fora de portas.

Ontem, 05.08.2012, pude falar durante um bom tempo com o Embaixador Fali Embaló, que me atendeu com a consideração de sempre. Pude manifestar-lhe a minha solidariedade, o meu lamento; conversamos sobre muitos aspectos relacionados com a crise por que está a passar a nossa Guiné-Bissau, fiquei uma vez mais, devidamente esclarecido sobre o seu compromisso para com a República da Guiné-Bissau, ele que ao longo dos anos que tem servido o país, tem-no feito sempre com muito amor, com total entrega, mas consentindo enormes sacrifícios quer a título pessoal, quer familiar. Ser Embaixador da Guiné-Bissau onde quer que seja, é uma responsabilidade que implica muito sacrifício e o Embaixador Fali Embaló já foi por demais sacrificado. Não é o único, obviamente, mas é sobre ele que hoje me debruço neste desabafo de um guineense preocupado com a divisão, com a intolerância, com o desrespeito pela diferença entre os guineenses.

Num momento conturbado para o país e para todos os guineenses, apelo ao respeito pela diferença e ao diálogo entre os guineenses, afim de providenciarmos e obtermos vias de entendimento para as questões que nos dividem, que teimam em separar-nos e que perigosamente, põem em causa a nossa própria identidade/existência enquanto filhos da República da Guiné-Bissau.

A República da Guiné-Bissau não pode dar-se ao luxo de prescindir de quadros nacionais, apartidários, ou cujo Partido é a própria Guiné-Bissau, com elevada capacidade e competência tal como é o caso do Embaixador Fali Embaló.

Não tenho o direito de falar por ele, nem de julgar o seu posicionamento ao longo desta crise, pois sei que, enquanto Embaixador, tem sido limitado na acção perante os condicionalismos de um jogo complexo, que não passa por ele, porém, não tenho dúvidas de que o Embaixador Fali Embaló continuará a ajudar a Guiné-Bissau, sua Pátria, seu Partido, independentemente do que o futuro lhe reserva!

Obrigado e boa sorte Embaixador Fali Embaló!

 

" NÔ PARA DJUNDA DJUNDA I TA DANA MAMA" - Manecas Costa


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL