EM ANGOLA, PRENDERAM O MEU AMIGO JOSÉ GAMA...

José Gama

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

06.05.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Neste mundo global, quase que nos vamos conhecendo a cada segundo, em função das causas que defendemos, nós que temos por princípio a universalidade da ética e da moral, assentes em valores igualmente universais, como a verdade, a justiça, a liberdade, os direitos humanos, a solidariedade e tudo quanto seja positivo para a salvaguarda e o bem-estar do ser humano e do planeta terra.

"Conheci" José Gama aquando dos acontecimentos de 1 e 2 de Março passado na Guiné-Bissau. Contactou-me desde a África do Sul, interessado em saber o que se tinha passado na Guiné-Bissau. Falamos ao telefone por diversas vezes nos dias seguintes. Temos mantido correspondência regular, proporcionando assim, partilha de pontos de vista e de informações diversas sobre os nossos países.

O José Gama é um dos Embaixadores do Club-K e, pela sua postura de homem digno e comprometido com os valores universais que caracterizam o bem, é um homem incómodo para o regime angolano, que, apesar das iniciativas dissimuladas de pretender demonstrar ao mundo, ter interesse na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, continua a atropelar os princípios fundamentais dos direitos humanos.

Zé, meu bom amigo, estamos contigo. Como bem sabes, o nosso compromisso para com o bem é eterno!

Vamos continuar a trabalhar!

De: José Gama

Data: 5 de Maio de 2009 22:35
Assunto: Out of jail


JJ e amigos,

Obrigado pelo apoio enorme. Já me encontro em casa. Fui voluntariamente à esquadra da polícia para resolver assunto relacionado à acusação que me estava a ser feita de ter mandado lavar carro em local público. Posto na esquadra da polícia fui mandado para a cela sob acusação de desacato à autoridade. Segundo o fiscal eu desobedeci porque não lhe entreguei os documentos do carro.

Detalhes a considerar

- Eu estava de boleia. Estava dentro do banco e não faria sentido o fiscal pedir-me a mim documento de viatura. Na esquadra alegaram que eu recusei.
- Um dos jovens que foi apanhado a lavar o carro foi preso e confessa que nunca recebeu ordens minhas nem de ninguém para lavar carro. Diz ter sido o seu amigo por iniciativa própria.

Não há condições humanas nas celas. O que me preocupou não foi a minha detenção mas a situação dos detidos com quem abordei la dentro. O jovem lavador de carro por exemplo, foi preso sem processo e outro registo parecido. Corre o risco de la ficar no esquecimento. Há outros casos semelhantes que la estão a semanas e meses sem registo algum.

Os presos foram muito solidários. Torciam que eu saísse para poder reportar cá fora a situação injusta a que estão submetidos. Dormem no chão seco. Não se respira em condições devido ao mau cheiro de urina. Come-se mesmo ali ....


Estou temporariamente sem contacto porque aprenderam o meu cellphone, cartão do banco, documentos pessoais. Irão dar-me na quinta-feira porque o policial que guardou não estava na esquadra. Apenas me entregaram o cinto.

JG

 

Luanda - José Gama, Embaixador do Club-K, e articulista do Semanário Angolense deu entrada as 12H03M numa cela da 3ª Esquadra de Polícia em Luanda (Angola) à pretexto de ter mandado lavar a sua viatura na via pública e desobediência à autoridade, segundo fontes policiais.

De acordo com José Gama este abandonou a viatura dirigindo-se a uma Instituição Bancária, havendo alguém tomado a iniciativa de lavar a sua viatura sem o seu consentimento. O Fiscal de serviço não atendeu a esta explicação e considerou resistência à autoridade o direito de contestação de josé Gama, pelo que se encontra detido e indiciado de dois crimes.

É vulgar em Luanda a técnica de "marketing" dos lavadores de carro, antecipando a lavagem para obterem algum dinheiro com serviço prestado. É também normal que a Polícia considere resistência a autoridade sempre que se conteste algo. Luanda, hoje é uma cidade em grande medida com esgotos à superfície (a própria Vila Alice é exemplo) e onde se vê espalhada muita água devido à rupturas da rede.

 O advogado Luís Nascimento já foi posto ao corrente da situação.

Tudo leva a querer que estamos perante mais uma prisão arbitrária e, como de costume, a Polícia tem sido capaz de construir factos para culpar cidadãos levados à julgamento. Há dois dias do dia de liberdade de Imprensa a Polícia Angolana brinda a classe jornalista com mais uma prisão.   

 

O Clube dos Angolanos no Exterior “Club-k” fundado ao 7 de Novembro de 2000, é objectivamente uma Associação de âmbito Sociocultural com base Humanitária, integrada por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma instituição sem filiações políticas e as suas actividades e programas não têm fins lucrativos.

Correspondendo a vocação de união a uma só voz a ser seguida, o Club-k (designação do mesmo, na língua Inglesa Club-k, “Clube chave”) tem como prioridade reunir todas as comunidades angolanas no mundo e transformá-la em uma voz comum independentemente das diferenças existentes.

O Club-k é o porta-voz legítimo dos que não têm Voz, e dedica-se a todo custo fazer chegar os inúmeros problemas que os angolanos enfrentam na diáspora e em Angola aos órgãos competentes, quer a nível Nacional ou Internacional.

A intenção foi criar um órgão que beneficie todas as iniciativas angolanas, em prol de uma Angola justa e para todos os angolanos.

O Club-k tem dois websites (www.club-k.net e www.club-k-angola.con), que em várias ocasiões é confundido, como sendo a sua estrutura orgânica, mas este é apenas o Órgão de Comunicação Social da Associação

 

Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país e o Mundo. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior e o mais sentido! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho neste mundo, sejamos SOLIDÁRIOS! Fernando Casimiro (Didinho)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Fernando Casimiro (Didinho)

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org