A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

05.11.2009

Editorial Especial de Novembro

 

Devido à importância do tópico, decidi dedicar todo este editorial à gripe suína.

Depois de uns comentários iniciais, vamos falar das especificidades deste fenómeno, não separadamente, mas incluído no editorial: pro ou contra, temos que admitir que este assunto é importante e merece toda a nossa atenção: A vida humana não tem fronteiras.

 

Começo por agradecer aos irmãos Muma e Rogado, por disponibilizarem parte do seu tempo para postarem os seus comentários. Não me surpreenderam em nada as posições opostas (50% vs 50%) que, de certa forma, espelham, no geral, as posições de todos quanto à vacinação. Isto, porque a comunidade médica internacional vem fazendo um trabalho de relações públicas muitíssimo pobre (talvez 20% dos médicos também não acreditam na eficácia desta vacina ou de qualquer outra vacina para o efeito; dos restantes 80%, 20% estão a trabalhar incansavelmente para clarificar as populações, mas 60% continua a ser a maioria silenciosa!!! o que me faz questionar: porque é que perderam toda a juventude e maioria da idade adulta a estudar medicina e no fim, quando se trata de prevenir doenças se decidem acampar na neutralidade?)

Do outro lado da moeda, as pessoas que estão contra a vacinação (uns por convicção pessoal, que respeito, outros ligados a indústrias de vitaminas e produtos naturais, outros ainda por motivos religiosos), pululam na Net, fazem campanhas massivas de propagação do medo, fomentando teorias de “conspiração”: E a maioria das informações disponíveis surgem de sites como o “Juízo Final”, Óvnis Locutores de talk show como Rush Limbaugh e Glenn Beck (ultra direita) ou Bill Maher (esquerda), pessoas sem formação ou background médico-científico (Se o meu filho ou familiar apanhar a gripe, com certeza que não os vou levar a estes indivíduos…, mas ao pediatra ou médico de familia.

Todo este cenário traz-me à mente a campanha contra a reforma da Saúde que o Governo Obama quer implementar: O governo relaxou-se no verão, acreditando que qualquer pessoa inteligente ia compreender o motivo da reforma (mais de 50 milhões de indivíduos sem seguro médico; os cuidados médicos, tratamentos como a maior razão de falência e bancarrota das pessoas, etc); Não fizeram campanha para suportar estes pontos e o resultado foi: ”o verão do nosso descontentamento”: com o lado oposto a espalhar boatos sobre o governo tentar implementar o sistema comunista na saúde, matar pessoas idosas para cortar as despesas, etc., surrealista, não parece? Mas as pessoas acreditam quando são bombardeadas com informações a cada segundo, algumas sem fundamento.

Com tudo isso, o plano teve uma aprovação de menos de 40%. Finalmente, o governo resolveu fazer uma acção de campanha e três meses depois, o apoio da população subiu para mais de 53%.

Voltando ao nosso tema, assim está acontecer com a campanha de vacinação: Apesar de haver pessoas que genuinamente não acreditam na vacinação, por detrás da maioria dos blogues está uma indústria bem organizada de companhias produtoras de Vitaminas e Produtos Naturais que nos dizem que tudo é culpa das companhias farmacêuticas para fazerem dinheiro; uma conspiração dos governos para reduzir a população mundial, etc. Isto, enquanto promovem Vitaminas e Produtos Naturais, que não dão lucro nenhum, só para o beneficio das pessoas (quando alguém diz que “não é por dinheiro” e está a vender,”então é por dinheiro!!!); Os meus produtos naturais custam 100 dólares, enquanto qualquer produto químico convencional, para tratar a mesma doença custa 500 dólares (o que se esquecem de nos dizer é que enquanto o lucro deles é de 80%, para as companhias farmacêuticas, com todos os cientistas envolvidos, tarifas do governo, pagamento para 3 ou 4 investigações para se obter a aprovação da FDA, o lucro final talvez seja só de 10 a 20%!!!)!

E esses produtos não são tão inofensivos como dizem: as vitaminas também podem intoxicar, os produtos naturais também podem ter efeitos nefastos: nunca o vamos saber, porque com excepção de alguns poucos, a maioria destes produtos só tem um investigador principal e não ha estudos comparativos a longo prazo para verificar a validade dos dados.

Posso ir uma semana com tudo isto! É tempo de falarmos sobre a Gripe suína!!!

 

Cronologia da Gripe Suína (H1N1 2009)

 

24 de Fevereiro, 2009: doente zero; uma rapariga de 6 meses no norte do México

3 de Março, 2009:Vários casos reportados em México City.

6 de Abril, 2009: Explosão de casos em La Gloria, México com incidência de 60%

15 de Abril, 2009: Primeiro caso nos Estados Unidos: um rapaz de 10 anos de idade, da California

26 de Abril, 2009: Os Estados Unidos declaram estado de emergência de Saúde.

29 de Abril, 2009: Ministério da Saúde do México: 2155 doentes são infectados com pneumonia grave (100 morrem).

9 de Maio, 2009: Epidemia global, que corresponde com tráfego aéreo partindo de México City

11 de Junho, 2009: Dra. Margaret Chan, directora da OMS declara pandemia grau 6 (maioria dos casos em pessoas com menos de 25 anos de idade)

1 de Julho, 2009: Total de casos nos Estados Unidos é de mais de 1 milhão (87% das pessoas que morreram estavam no escalão etário de 5-59 anos de idade)

20 de Julho, 2009: Chile relata H1N1 em perus, com possibilidade de mistura de genes

25 de Agosto, 2009: Conselheiros governamentais antecipam que o vírus H1N1 2009 pode infectar metade da população dos Estados Unidos com mortes entre 30 mil a 90 mil.

31 de Agosto: Estimativas da OMS: em 2 anos, quase 1/3 da população mundial será infectada.

 

Características Clínicas

 

Período de Incubação: 1 a 4 dias

Sintomas: Febre alta, cefalalgias, astenia, tosse, odinofagia, mialgias, vómito/diarreia (mais em crianças)

 

Complicações

 

Mais grave: pneumonia com ARDS (sindroma respiratório agudo)

 

Risco de Infecção Relacionado com a Idade

 

0 a 4 anos de idade: 23/100.000 (fatalidade: 2%)

5-24 anos de idade: 27/100.000 (fatalidade: 16%)

25-49 anos de idade: 7/100.000 (fatalidade: 41%)

50-64 anos de idade: 4/100.000 (fatalidade: 24%)

Mais de 65 anos: 1.3/100.000 (fatalidade: 2%)

 

De notar que pessoas com mais de 65 anos têm menos possibilidade de morrer (muito provavelmente porque adquiriram imunidade parcial quando foram expostas ao H1N1 entre 1918 e 1957) — ler a parte de genética.

 

Virologia/Genética

 

Há 3 subtipos de vírus da gripe A (H1N1, H3, H1 e um ainda não individualizado)) e gripe B

H1N1 2009 é uma combinação quádrupla de genes dos suínos (europeu e asiático), gripe aviária e gripe humana

 

Acredita-se que em 1918 o H1N1 humano foi transmitido a um suíno que por sua vez devolveu o favor à espécie humana; No processo, o vírus tornou-se mais resistente e letal.

Por isso pessoas nascidas antes de 1957 podem ter alguma imunidade, mas não estão 100% protegidas.

Este H1N1 2009 replica-se com mais eficácia nos pulmões, do que o vírus de 1957.

 

Vacina

 

4 vacinas aprovadas nos Estados Unidos pela FDA (todas contêm proteína residual do ovo)

Medimmune (spray nasal que contem o vírus vivo; o mcg de mercúrio; indicado para 2- 49 anos

Sanofi (injecção) Vírus inactivado; (6 - 35 meses: 0.25ml, o mcg mercúrio; 5ml adultos; 25mcg/ml mercúrio)

Novartis (injecção)

Biothec (injecção)

 

Eficácia da Vacina

 

Dados de 2 de Novembro mostraram que 21 dias depois de receber a vacina, 92% de grávidas adquiriram imunidade contra o H1N1.

Crianças com menos de 10 anos, ainda necessitam de 2 doses (um mês de intervalo entre as doses)

Nenhum efeito indesejável foi documentado dos milhões de indivíduos que receberam a vacina, no entanto, 302 tiveram efeitos como dores musculares nos sítios das injecções, febre e mal-estar.

Um grupo independente, reúne-se 2 vezes por mês para rever qualquer incidente de efeitos indesejáveis (o médico de família, o doente ou familiares ou qualquer técnico de saúde pode contactar as autoridades em caso de qualquer anomalia.

Devido à carência de vacinas (o governo encomendou 259 milhões de doses, mas até agora as companhias farmacêuticas so produziram 30 milhões de doses) médicos e enfermeiras nos Estados mais populosos queixaram-se que tiveram de fazer "bicha" juntamente com a população para poder receberem vacinação.

 

Sondagem

 

Setembro 2 - 7 de 2009 (total de 1502 adultos):

1-     Quer ser vacinado: 34%

2-     Indeciso: 43%

3-     Vão vacinar os filhos: 35 %

4-     Indecisos quanto a vacinar os filhos: 50%

5-     Tomaram a vacina contra a gripe regular: 41%

Razão invocada para não vacinar os filhos: desejo de os filhos adquirirem imunidade natural e preocupação com a adequacidade das pesquisas.

 

Projecção

 

Cidade com 8.3 milhões de habitantes com taxa de vacinação de 40%

Mortes prevenidas: Outubro: 2051; novembro: 1468

Poupança: 469 milhões de dólares e 302 milhões de dólares respectivamente.

 

Segurança

 

Thimerosal (preservativo com mercúrio) é usado em algumas embalagens com doses múltiplas

 

Guillain Barre

 

Anteriormente chamada de paralisia ascendente, é uma doença neurológica; a incidência em geral nos Estados Unidos, NÃO RELACIONADA COM QUALQUER VACINA, é de 140 casos/semana (a maioria dos casos é associada a infecções intestinais com o Campylobacter Jejuni); A maioria das pessoas recupera.

A preocupação com o Guillain barre é baseada na vacina de 1976 que foi associada com uma taxa de 1/100.000; Estudos subsequentes (excepto 2 estudos que mostraram uma taxa, relacionada com a vacina de 1/1milhão) falharam por mostrar qualquer correlação.

O Governo dos Estados Unidos encomendou 250 milhões de doses da vacina (preço total de 2 biliões de dólares)

Agradeço ao Dr. John Bartlet (especialista de doenças infecto contagiosas) pela maioria das informações. que compilou.

 


 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org