A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

15.10.2010

Djoca na companhia do Senador Harry Reid

Djoca na companhia do Senador Harry Reid

 

Editorial de Outubro

As eleições legislativas nos EEUU aproximam-se a passos largos (menos de 3 semanas).

Geralmente, não me envolvo entusiasticamente em eleições, mas este ano é uma partida  completamente nova e séria.

Para os que vivem fora  dos EEUU  e para alguns guineenses vivendo nos EEUU não muito familiares com Sharon Angle, espero que não ouçam falar dela no futuro: Por isso, eu e muitos outros colegas médicos estamos a fazer tudo ao nosso alcance (angariando fundos, mobilizando pessoas para votar) para que ela não seja eleita; porque, neste caso, abstinência será votar em Sharon Angle.

Ela representa tudo o que é de mau (evil) no Americano (a personificação da imagem do “Ugly American”:

1- É contra o aborto, mesmo em casos de incesto/violação;

2- É a favor da revogação da lei que dá a nacionalidade Americana aos filhos de imigrantes ilegais que nasceram nos EEUU (Eu sou contra a imigração ilegal, mas punir os descendentes só porque os pais fizeram algo ilegal?)

3- É a favor da revogação de uma lei que obriga os hospitais a proporcionar cuidados médicos aos filhos de “ilegais”.

4- Pretende acabar com a nova lei de “Health care”;

5- Faz afirmações como: os árabes e os chineses estão a tentar apoderar-se dos EEUU (take over).

A America sempre foi um País de Imigrantes: Sempre floresceu à custa do gênio e criatividade dos imigrantes (Alexander Bell - inventor do telefone; Joseph Pullitzer; Solomon Carter Fuller - nascido na Libéria; Albert Einstein; Bob Hope; Célia Cruz, etc.).

Suportar a imigração e conseguir atrair the “brightest” minds foi sempre o mote dos EEUU e espero que continue….

Num periodo de crise mundial, em que ainda estamos todos num poço, os partidos no governo não estão em boas condições para triunfar nas eleições (mesmo quando fazem o melhor e as coisas seriam piores sem o tipo de medidas que tomaram: o que conta para o eleitorado é a comida na mesa, ter emprego, pagar os estudos dos filhos; e isso não está a acontecer.

Muito provavelmente, os Democratas vão perder alguns assentos, senão mesmo, a maioria no Congresso: mas, o assento mais cobiçado pelos republicanos e os seus lobbyes é o assento do Senado em Nevada (cada Estado elege 2 senadores para o Senado Americano por seis anos; este ano, o assento do senador Harry Reid está para votação) Ele, pelas leis americanas, como Chefe do Senado Americano, é a terceira pessoa mais poderosa nos EEUU (depois de Obama e Pelosi); Depô-lo será a coroa de glória para os republicanos.

Harry Reid é o protótipo do “American Dream”: nasceu em Searchlight (Nevada) de pais quase iletrados, mas batalhou no seu caminho de ascensão ao poder: perseverança, trabalho árduo, luta incessante. Vamos fazer tudo ao nosso alcance para que ele triunfe outra vez este ano.

Partilho uma foto com ele, em casa de um amigo/colega médico sábado passado num convívio de angariação de fundos; Todo o dinheiro é pouco: os republicanos  têm muito suporte de multinacionais, bilionários e médicos, (quando um candidato menciona que vai reduzir imposto salarial, os acima mencionados conglomeram-se à volta dele/dela como abelhas à volta do mel (a não ser para internistas que optam por trabalhar só 36 a 40 horas semanais, raramente se vêem médicos auferindo menos de 250.000 dólares anuais (como Obama e democratas vão aumentar o imposto para pessoas auferindo mais do que essa quantia…tirem as  vossas conclusões); Mas há outros valores na vida para além do dinheiro: Quando atinge um certo estatuto económico, o Americano esquece-se do “coração”e do “espírito", da essência da epopeia Americana e que se pode ler na “Declaração da Independência”: WE HOLD THESE TRUTHS TO BE SELF-EVIDENT,THAT ALL MEN ARE CREATED EQUAL, THAT THEY ARE ENDOWED BY THEIR CREATOR WITH CERTAIN UNALIENABLE RIGHTS, THAT AMONG THESE ARE LIFE, LIBERTY, AND PURSUIT OF HAPPINESS.

Eu e a Mashiko vamos ser dos primeiros a votar este ano!


 

Atribuíram-se este ano, no dia que se viu nascer a minha Pátria de origem, os primeiros prémios a compensar a Excelência na Educação e Actividades circum-escolares.

Sempre me enche de alegria ver jovens Guineenses/descendentes de Guineenses brilharem; Uma grande sensação de orgulho para mim e esperamos que no futuro haja muita participação, para desta forma mostrarmos ao mundo a capacidade do/a filho/a guineense.

PARABÉNS BETTY SÁ

PARABÉNS ALEIDE FERNANDES

PARABÉNS JENNIFER LOPES-SILVA

E os meus agradecimentos e parabéns à Maria Juliana Lopes (mãe da Jennifer) e o pai dela; ao Carlos Fernandes (pai  da Aleide) e à mãe dela e aos pais da Betty Sá:

JOB WELL DONE; YOU’RE KEEPING THE DREAM ALIVE!

Agradecimentos e Parabéns ao Contributo e ao Didinho por ter pesquisado e publicado a reportagem sobre a Aleide; Pela Guiné e para a Guiné --- SEMPRE!

APRESENTANDO AS VENCEDORAS DO PRÉMIO PROF. JOAQUIM SILVA TAVARES "DJOCA"


 

Nas minhas aventuras no novo hospital: só nos filmes; Um doente em diálises, com pneumonia e um cateter temporário decidiu dar alta a si mesmo e às 7 da manha vi-o à espera do autocarro: parei o carro e ele olhou para mim: Hey Doc! A man has to do what a man has to done: if I don’t go home today, I will not get my social security check and I am broke

Sorry Bro!!! 


 

Vou comentar  na secção "Temáticas da Saúde" uma fotografia que a Clinica ABC (Bissau)teve a gentileza de nos fornecer, se alguém for muito sensível, o melhor é não aceder a essa secção!

Obrigado e viva a Guiné-Bissau! Quando o sol brilha, deve ser para todos! E vamos todos lutar, juntos, para que assim seja!

Djoca!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org