A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

06.11.2007

Editorial de Novembro

 
YOU SEE THINGS; AND YOU SAY, 'WHY?' BUT I DREAM THINGS THAT NEVER WERE; AND I SAY, 'WHY NOT?' -- FRASE PREFERIDA DE JOHN F.KENNEDY, EMPRESTADA DE GEORGE BERNARD SHAW.
Tradução livre: vês coisas, situações e perguntas: porquê? Mas eu sonho com coisas que nunca existiram e pergunto, porque não?
 
Esta deve ser a atitude da nossa classe em relação à Saúde na Guiné: imaginar crianças imunizadas, sem malnutrição, todas com acesso a água potável, capacidade de tratar a maioria das doenças nos nossos hospitais, sem necessidade de viajar para o estrangeiro; jovens a fazer o curso de medicina na Guiné com o mesmo nível de ensino e experiência que noutros países, PORQUE NÃO?
 
Desde o nosso último editorial, tive oportunidade de falar (telefone ou email) com muitos colegas médicos guineenses e todos estão entusiasmados com a iniciativa de trocarmos ideias, escrever artigos e discutir a situação da Saúde na nossa Guiné; compreensivelmente, devido às exigências de ser médico (testemunhei isso em Portugal, aquando da minha estadia 2 meses atrás), com muitos bancos, trabalhando em muitos hospitais, etc., vai ser difícil dedicar muito tempo a este projecto, mas vamos fazendo o máximo que pudermos.
 
Um outro fenómeno que constatei, é a ausência de comunicação entre membros da classe médica em Portugal (comunicação de ideias, discussão de casos clínicos, etc.; Por vezes, telefono a um colega  e pergunto do paradeiro de um outro colega comum: na maioria dos casos, a resposta é: já não falo ou vejo fulano A ou B há anos!!!

Muito preocupante por muitas razões: quando se está num país do mundo dito desenvolvido, a nossa única forma de defesa é a intersolidariedade, com colegas da mesma área: se tens um caso difícil, interessante, discute-o com um colega da mesma especialidade, talvez o resultado do teu diagnóstico/tratamento venha a ser melhor depois disso!!!. Por experiência, sei que, se tens um caso difícil/complicado e pedes opinião a um colega de serviço, infelizmente (por disputa, guerra de promoção ou outro motivo) pode propositadamente dar-te um conselho errado e: desastres podem acontecer!!!

 
Na medida do possível, vou tentar escrever artigos sobre todas as áreas da medicina (nalgumas áreas específicas, pedirei ajuda a colegas com mais conhecimento nessas áreas).
 
Neste mês, abordaremos os seguintes tópicos:
 
A- A cólera: epidemiologia, etiologia, diagnóstico e tratamento;

o é o tópico inicialmente programado, mas como tem estado outra vez a afligir as nossas populações, pensei que seria oportuno abordar o tema; Sei que o Dr. Plácido Cardoso e equipa estão a fazer um grande trabalho de levantamento, sensibilização e tratamento, mas como disse alguém quando lhe perguntaram "como se vai a Broadway?: trabalho, trabalho, trabalho; vai o mesmo com a educação: a melhor forma de educar é repetir, repetir, repetir....assim faremos aqui.

 
B- Perguntas tipo exame de entrada ou saída da especialidade para estudantes de medicina e médicos interessados em educação médica contínua (CME-continuing medical education) -80% das perguntas vão ser sobre a cólera e 20% vão ser sobre médicos de origem guineense (para testar o nosso QI sobre os pioneiros dos anos  cinquenta, sessenta , setenta a quem devemos tanto!!!). 
 
 
Ainda estou recolhendo dados dos doutores Honório Sanches, Maurício Dias, Gardette Correia, Ciro Andrade, Pedro Cunha, Góia, Celestino Costa: Por favor quem tiver mais informação: contactos telefónicos, paradeiro, historial, etc., agradeço que os envie para o meu endereço de correio público: joaquim.tavares15@gmail.com
 
Gostaria também de encorajar estudantes de medicina na Guiné e no estrangeiro para participarem com artigos e ensaios científicos; faz parte da formação médica participar em debates, questionar artigos e fazer perguntas.
 
Tópicos que convido colegas a tentarem dar contribuição:

Diabetes (fico alarmado, quando vejo a RTP África aqui nos Estados Unidos e vejo o número de colegas da minha geração exibirem tanta obesidade que na maioria dos casos é prelúdio para Diabetes, Hipertensão, Apnéia do Sono, etc.).

Hipertensão

Doenças Infecto-Contagiosas

 Pediatria

Obstetrícia

Cirurgia

Oftalmologia

E demais áreas conforme a colaboração dos colegas.

 

Uma menção de louvor para o Dr. Carlos de Jesus: Pelas notícias que recebi aquando da minha estadia em Portugal, ele é o chefe de serviço de Urologia do Hospital do Barreiro: parabéns Cahito; estamos todos orgulhosos de ti. Como disse Abraham Lincoln: NEARLY ALL MEN CAN STAND ADVERSITY, BUT IF YOU WANT TO TEST A MAN'S CHARACTER, GIVE HIM POWER (QUASE TODOS OS HOMENS PODEM LUTAR CONTRA A ADVERSIDADE, MAS SE QUISERES TESTAR O CARÁCTER DE UM HOMEM, DÁ-LHE PODER).

 

VÃO TESTAR O TEU CARÁCTER, MAS ESTOU SEGURO DE QUE SAIRÁS ILESO, CAÍTO.
 
Obrigado e atenção aos artigos de meados e fins de Novembro.
 
J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE! 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org