A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

01.04.2011

 

Editorial de Março

 

Um atÉ jÁ!

Já lá vão cerca de 4 anos desde que iniciei a minha contribuição no Contributo e estou extremamente agradecido ao Didinho pela oportunidade que me deu de conhecer e trocar impressões com muitos compatriotas e não só, que andam por esse mundo fora.

Por motivos familiares e de trabalho, infelizmente, nos próximos 6 a 12 meses, não poderei escrever ou editar artigos para este nosso Sítio Guineense. Entretanto, podem contar comigo para qualquer empreendimento, opinião, etc., que pontualmente possa dar no intuito de ajudar os nossos conterrâneos.

O sector Saúde vai continuar aberto, para qualquer colega (médico, enfermeiro, técnico de saúde) opinar, ou mesmo fazer editoriais de opinião sobre temáticas de saúde.

Nós que estamos na Diáspora, podemos “Fazer a Diferença”: formar organizações de caridade, organizações humanitárias, Associações nos países de acolhimento, com o objectivo de angariar fundos através de quotas e através de pedidos de ajuda a organizações internacionais, para desta forma apoiarmos áreas específicas da vida quotidiana Guineense: geradores para hospitais; aparelhos de sonografia (ultrasound) - custam entre 22.000 a 25.000 dólares e podem salvar muitas vidas (diagnóstico e tratamento), são fáceis de manobrar e qualquer organização humanitária guineense pode comprar um destes aparelhos através de contribuições dos seus membros.

Incentivo a todos os membros da Associação Contributo e outras Associações guineenses com fins humanitários a redobrarem os seus esforços e tentarem “Fazer a Diferença”, para que as gerações futuras, quando fizerem uma visita ao passado (mesmo se as coisas não saírem bem), pelo menos podem concluir que alguém tentou ajudar.

...E, crianças e jovens guineenses, como sempre dizemos e não será demais repetir: Não importa se nasceste em Bissau, Bolama, Bafatá, Gabu, Mansoa, Farim, Djiu, Catió, Bula, Pirada --- “O Céu é o Limite”

“Não deixem de sonhar”, e não deixem ninguém dizer-vos: Não, não Podes, porque tenho a certeza absoluta de que “Sim, Podem - Yes, We Can”!

ATÉ  JÁ!

Para sempre Guineense no Coração!

Djoca!

 


 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

03.04.2011

Fernando Casimiro (Didinho)A 24.06.2007, partilhei  neste nosso espaço " O PERCURSO DE UM GÉNIO" (dando a conhecer a quem não o conhecia, mas também, possibilitando recordações e despertando curiosidades aos que o conhecem), uma apresentação sobre um dos mais brilhantes "cérebros" guineenses, o Prof. Dr. Joaquim Silva Tavares, ou simplesmente "Djoca", como gosta de ser apresentado e tratado.

Desde a sua primeira contribuição no site www.didinho.org quer no espaço "Nô Djunta mon", quer no espaço "Saúde" que passou a coordenar, convenci-me de que o nosso Projecto de então "Guiné-Bissau - CONTRIBUTO" tinha ganho um elemento de "peso", o que consequentemente reflectiria em ganhos para a Guiné-Bissau e para os guineenses.

Durante cerca de 4 anos de intensa colaboração essencialmente de carácter pedagógico, Djoca nunca se queixou de falta de tempo, ele que certamente teria argumentos suficientes para ficar indiferente aos problemas da Guiné, argumentando falta de tempo, porém, esteve sempre presente, com responsabilidade, dedicação e amizade, demonstrando amor pelas nossas crianças, pelo nosso povo e pela nossa terra.

Falei com o Djoca há uns dias e ele deu-me a conhecer que precisa de um tempo (explicando-me inclusive as razões), até voltar a escrever na secção editorial do espaço Saúde.

Fiquei contente com o "Projecto" em que estará envolvido nos próximos meses, desejando que tudo corra pelo melhor e que, a seu tempo, partilhe connosco as alegrias do final feliz desse "Projecto".

Na qualidade de editor do site www.didinho.org quero deixar os meus agradecimentos ao Djoca por tudo quanto nos proporcionou ao longo destes 4 anos, convicto de que oportunamente o teremos aqui de volta!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL