A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

09.03.2008

Editorial de Março
 

O editorial deste mês vem um pouco atrasado devido às exigências do dia-a-dia. Hoje, finalmente terminei a minha palestra organizada por uma Organização Não Governamental, dedicada ao apoio às pessoas com diabetes; uma Organização com sede na Califórnia e que anualmente convida os “ditos” “experts” em assuntos específicos para falarem e trocarem experiências com colegas e pacientes sofrendo de diabetes. Foi uma honra para mim ser convidado, mas ao mesmo tempo foi um desafio tremendo: a audiência era mista (médicos, enfermeiros e técnicos de saúde de um lado; a população em geral, do outro); como abordar a matéria sem ser fastidioso e repetitivo para uns, mas ao mesmo tempo não ser “muita coisa” para outros; pela reacção da plateia, penso que o objectivo foi conseguido. 
 

O tópico era sobre o efeito da apnéia do sono  e outras doenças do sono no desenvolvimento da diabetes; nos últimos anos, têm vindo a ser publicados diversos estudos/pesquisas sobre este tópico; definitivamente a apnéia do sono está associada à diabetes e ao sindroma metabólico (metabolic syndrome: hipertensão, diabetes, lipoproteína de alta densidade(HDL) muito baixa, elevação dos triglicéridos, e obesidade central (à volta da barriga)- por critério, se alguém tem pelo menos 3 destes 5 valores/sintomas, tem sindroma metabólico e consequentemente alto risco de morrer mais cedo (AVC, infarto do miocárdio, arritmias, etc.) 
 

Para colegas que se interessam com assuntos de diabetes, esta é uma área nova de investigação: diabetes e doenças do sono. E pelo que me dizem colegas da Guiné, cada dia temos mais indivíduos diagnosticados com diabetes; o que não me surpreende nada, porque, vejo a RTP África e é impressionante o número de pessoas (mais oficiais do governo) com obesidade tipo central...Exercício, exercício, exercício (mesmo só caminhando 30’ a 1 hora por dia pode fazer muita diferença e pode evitar muitas complicações futuras: diabetes, hipertensão, AVC, infarto do miocárdio. 
 

O mês passado foi gratificante para mim, porque tivemos a oportunidade de publicar duas biografias de médicos que merecem a nossa admiração e desde já agradeço aos Drs. Francisco Gaspar e Plácido Cardoso pela prontidão com que me enviaram os seus dados biográficos e não só. Também agradeço ao João Carlos por ter comentado sobre o período da guerra de 1998 (ainda sinto um vazio, como um buraco negro enorme, quando vejo fotografias ou penso nas carnificinas que tiveram lugar nesse período que, nas conversas com meus colegas aqui, apelido de DARK AGES) em que testemunhou as accões do nosso Dr. Plácido.

Só hoje, conseguimos publicar as fotografias do Dr. Francisco Gaspar (Chico Fos), acrescentando alguns pormenores e desde já vos convido para uma nova leitura da biografia actualizada do Chico e ver as fotos (para alguns, vai trazer muitas recordações). 
 

Outro assunto que prometi falar no último editorial é a prevenção de doenças como o cancro do seio, cancro do cólon, próstata, pulmões; este mês tentarei abordar estes temas. 
 

Outro assunto adiado, porque estava à espera que  algum colega o viesse a abordar, é  a profilaxia/prevenção do HIV; Talvez este mês consiga debruçar-me sobre este tópico (mas podem consultar a secção de noticias do sector saúde do sítio CONTRIBUTO onde há um extraordinário documento sobre a SIDA, prevenção, etc. e na minha modesta opinião, se  todos os pontos evocados nesse documento forem postos em prática, muitos dos problemas relacionados com a prevenção/tratamento da SIDA na Guiné, poderiam ser resolvidos. 
 

A propósito do mês de Março ser o mês da diabetes, encorajo todas as pessoas com diabetes e que vivem na Guiné, para formarem uma Associação, para que possam compartilhar experiências, dar apoio uns aos outros e convidar médicos (as)/enfermeiros (as) a participarem nas  suas sessões de trabalho. 
 

Por último, não podia deixar de  abordar este tópico: o meu, o nosso objectivo é ver todos os colegas médicos (as) singrarem na vida, terem sucesso na profissão, porque cada um de nós que triunfa no estrangeiro é mais uma vitória para a nossa Guiné; foi com grande alegria minha que aquando da reunião dos médicos de origem Guineense nas Caldas em 2002 reencontrei o Dr. Celso Cassamá (indivíduo muito brilhante a quem eu augurava um futuro muito promissor; durante uns meses trocamos opiniões interessantes sobre assuntos médicos; desde então,”desapareceu” do radar e nenhum colega me sabe dizer do seu paradeiro; se alguém souber do Dr. Celso Cassamá, agradeço enviar-me as suas coordenadas através do meu gmail. Este apelo é de boa fé (em jeito de brincadeira, Celso: não reajas como o Joe Dimaggio quando Simon and Garfunkel lançaram a canção Mrs Robinson- numa das passagens ”where have you gone Joe Dimaggio?- Aonde foste Joe Dimaggio: a nation has turned its lonely eyes to you- uma nação virou os seus olhos solitários para te buscar); O Joe Dimaggio, todo chateado, disse: eu não fui a lado nenhum, sempre estive aqui.

Mas a canção era uma metáfora sobre uma América “perdida”” na Guerra do Vietname nos anos sessenta/setenta, à procura de heróis ou modelos para a inspirarem (e Joe Dimaggio  nos anos 50/60 era o herói de basebol e não só, de uma outra América com um futuro mais promissor, uma América sonhadora rudemente acordada com o conflito do Vietname...e todos estavam à procura dos Joe Dimaggios para trazerem de volta essa América.

 

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org