A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

10.05.2009

Editorial de Maio

 

Editorial de Maio

Homenagem Do Sector Saúde ao Projecto Contributo

Inicialmente, pensei em redigir umas linhas como parte da reflexão e homenagem aos 6 anos do Projecto Contributo. Depois, pensando nos muitos “Pesos pesados” da linguagem escrita que frequentemente nos brindam com os seus textos no Projecto, decidi ficar na plateia e saborear /aplaudir os textos que acabei de ler agora mesmo: sempre disseram que o melhor lugar para apreciar uma peça é estar na plateia (ou no primeiro balcão do cine UDIB) e não no palco; não me arrependi (as minhas linhas iam empalidecer no meio de tanto talento); vou compilar essas peças e guardá-las no meu arquivo pessoal.

Antes de começar a participar no Projecto Contributo, posso dizer que, num sentido egoísta, a minha vida era só para a família e diversos cargos que tenho vindo a desempenhar ao longo de vários anos: a minha atitude era de desapontamento e consequentemente de alheamento aos problemas da nossa terra: Porque preocupar-me com pessoas que só querem acumular riqueza à custa de projectos e fundos destinados a melhorar o ensino, a saúde e a qualidade de vida dos Guineenses?

 Porque preocupar-me com um país, que mesmo sendo o país que trouxe à vida os meus trisavós, deixou desmoronar algumas das nossas relíquias, como o liceu Kwame N’krumah (ainda não percebo, com todo o respeito por um dos maiores líderes africanos, porque mudaram o nome de Honório Barreto), por acaso ceifou a vida de jovens brilhantes como o Viriato Pã?

Vendo como o Fundador/criador e verdadeira força locomotiva deste projecto, O Didinho, se sacrificava dia-a-dia, à custa de “tempo para a família”, dando a cara mesmo quando os insultos/desrespeitos não eram dirigidos a ele, foi ele que me recrutou e incentivou a continuar, mesmo quando, devido aos meus numerosos encargos (às vezes, mastigo mais do que posso ingerir); foi ele que, no que caracteriza os verdadeiros Líderes e Motivadores, quando me remetia ao silêncio, me enviava e envia artigos sugestivos que me incentivavam/incentivam a escrever artigos.

Honesto, Frontal, Sem medo de ninguém, Orgulhoso no bom sentido!

Parabéns Didinho, continua a trabalhar, que todos estamos em dívida contigo!

A Filomena Embaló! Não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mas pelas linhas que escreveu nesta homenagem ao Contributo, só posso dizer: ”uma Alma Grande”; como escreveu Fernando pessoa: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”; penso que Ela tem todos os motivos para “odiar” a Guiné, mas como os grandes seres Humanos fazem, ela não optou por esse caminho fácil que é o Ódio, optou sim, por ajudar a alicerçar este projecto maravilhoso. Parabéns Filomena, ”You are the Best”! Obrigado pelo teu interesse e ajuda à Minha Guiné, quando podias ter optado por outros projectos de outros países que teriam mais respeito e agradecimentos pelo teu extraordinário Contributo.

Ao Mamadu Lamarana Bari: difícil encontrar numa única pessoa esta combinação de Inteligência, Sabedoria, Dom da Palavra escrita e falada, Senso comum: mas, ele tem tudo isso; e espero que nos continue a brindar com os seus excelentes artigos e palavras de Sabedoria. É com grande orgulho que leio os teus artigos que se tornaram em Clássicos do projecto.

Ao Edson: não há nada como o ímpeto da juventude para dinamizar qualquer projecto e este jovem, com artigos excelentes tem dado uma brisa de ar fresco a este Projecto; e cada artigo demonstra mais e mais maturidade e espírito de reflexão profunda (o que nos falta muito na Guiné…….)

Ao Ricardo”El Kady”: Músico “Extraordinaire” que com toques de “poesia”, mais do que ninguém, nos dá uma perspectiva poética da situação Guineense.

Força Contributo!

 

Djoca!


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org