A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

24.05.2008

Editorial de Junho

 

 

Caros colegas e amigos,

 

Por motivo do falecimento da mãe do Didinho, optei por honrar a memória dela e respeitar o luto de toda a família, omitindo o editorial de Maio.

Aproveito, uma vez mais, para reiterar as minhas condolências a toda a família da falecida. É sempre uma parte da Guiné que morre, quando uma das nossas mulheres de referência desaparece fisicamente.

 

Neste editorial antecipado do mês de Junho, falarei de três 3 assuntos.

 

1- Um conselho a todos os colegas médicos: não tentem praticar medicina e ser auto doutores, porque é um convite ao desastre; isto a propósito de um caso clínico que vou apresentar brevemente na secção de casos clínicos, sobre um colega cardiologista que quase perdeu a vida por auto tratamento.

 

2- Nos últimos 5 anos, tenho recebido muitas solicitações de esclarecimento quanto ao sistema de Ensino Superior nos Estados Unidos; doutoramentos, etc. Nos últimos 3 dias, muitos amigos e colegas próximos têm reiterado essas perguntas e penso que é tempo de esclarecê-las para não deixar mais dúvidas.

 

O sistema de Doutoramento e Professorado nos Estados Unidos é muito peculiar, no sentido de ser prático; quanto aqui cheguei, vindo de Portugal em 1991, obcecado ou não com as “Teses de Doutoramento”, perguntei a alguns superiores do que é que necessitava para começar a trabalhar na minha Tese de Doutoramento: olharam para mim como se eu tivesse vindo da cochinchina ou do planeta Marte: olha, aqui não há Teses de Doutoramento em medicina!

 

Vou explicar o sistema de Doutoramento em Medicina, fazendo um paralelo com a farmácia:

 

Devido ao tempo que leva um indivíduo a acabar o curso de medicina (4 anos de bacharelado em ciências e 4 anos de curso pós-graduado; no total de 8 anos), os últimos 2 anos do curso são considerados anos de Doutoramento (por isso, quando se acaba o curso, um indivíduo é designado de “Doctor in Medicine”) ou Doutor em Medicina.

 

 Para muitos como eu, segue-se uma fase contínua de “tese de doutoramento” que foram num total de 7 anos extra para completar as minhas quatro especialidades, onde além de trabalhos de investigação, tem que se fazer o Board Exam (exame de saída da especialidade); a título de brincadeira, alguns colegas chamam-me de “Doutor vezes 5”), como fiz o meu curso em Portugal (6 anos de curso), e para obter o título de “Doutor em Medicina”, tive que passar o Exame para Estrangeiros, completar pelo menos um ano de Internato Complementar e passar um outro exame (Licença Federal), para me poderem chamar de Doutor em Medicina.

Muitos anos (total de 15 anos de formação pós-secundária e mais 9 anos de formação contínua com exames de recertificação), de trabalho árduo, quer intelectual, quer físico, mas vale a pena, pois é um título que ninguém nos pode tirar.

 

Por isso, quando se tira o curso de farmácia, como são só 4 ou 5 anos, para o doutoramento, um indivíduo precisa de apresentar a sua tese depois de 1 a 2 anos de pós-graduação, para poder receber o título de PhD (Doutor em Farmácia).

 

 

Professorado: também diferente da forma como se obtém nos outros países, no que se refere à medicina. Há duas vias:

 

1- A via clínica de professorado, em que um indivíduo quer-se manter na actividade privada com algum tempo dedicado ao ensino; a designação de Professor Clínico é atribuída a todos os indivíduos que optaram por esta via, independentemente da senioridade (Professor Assistente, Professor Associado e Professor).

 

Só quando se chega a altura de determinar o bónus é que se faz a distinção entre os vários escalões (como no funcionalismo público).

 

Claro que 99% do vencimento mensal vem da actividade privada e a faculdade dá, tipo gorjeta (2000 dólares mensais), como forma de gratificação pelo tempo dedicado a ensinar; na realidade, um indivíduo perde muito dinheiro, porque durante o tempo em que está a ensinar, não dá consultas privadas.

 

A promoção nos vários escalões faz-se por mútuo acordo entre o indivíduo e a faculdade, baseado no tempo dedicado a dar aulas formais, a fazer rondas, atender reuniões ou trabalhos científicos, sem que nenhum tenha preponderância sobre outro.

 

2- Via tempo inteiro, em que um indivíduo se dedica exclusivamente ao ensino, excluindo a actividade privada; a designação oficial de Professor é atribuída a todos os escalões (Assistente, Associado ou Professor); o salário, obviamente, não é muito bom.

 

Comparado com os salários doutros países, parece exorbitante: 10.000 a 11.000 mil dólares mensais para Assistente, 13.000 a 15.000 dólares mensais para Associado e 15.000 a 18.000 mil dólares mensais para Professor.

 

 A promoção nesta via, faz-se, essencialmente, através de trabalhos de investigação, projectos, etc., com o senão de que não se pode ser promovido a professor na mesma área, até que o incumbente morra; peça demissão ou seja contratado por uma outra Faculdade para ocupar o lugar de Professor deixado vago.

 

Qual a melhor opção?

 

 Não sei. Tudo depende das prioridades; mas vou fazer um relato das minhas opções.

 

Quando comecei em 1999, comecei pela via clínica e, obviamente, como Professor Assistente; 3 anos depois, convidaram-me a optar pela via “tempo inteiro”, o que rejeitei. O salário que auferia na altura era 1.5 vezes mais do que me iam dar e nós que emigramos do terceiro mundo temos muitas responsabilidades financeiras (mulher, filhos/as, pais, irmãos, primos, etc.) e abandonar a actividade privada ia ser um suicídio financeiro.

 

Em 2005, devido às excelentes avaliações dadas às minhas aulas (lectures) e à colaboração com estudantes/residentes/internos, ofereceram-me a promoção para Professor Clínico Associado, o que rejeitei, porque ia significar mais tempo com estudantes/residentes e menos tempo com os doentes privados; mesmo assim, ainda me continuaram a designar de Associate (ver documento datado de 2006).

 

 

Muito provavelmente, devido a novos compromissos privados que terei de assumir dentro de 2 meses, para desapontamento de residentes/internos/estudantes/, vou ter que reduzir mais o número de dias que passo com eles; vai ser exigido muito de mim nas novas funções e também necessito de tempo para a minha família (Só um à parte: o meu filho disse à mãe no outro dia: ”vou-lhes fazer uma grande surpresa quando for adulto; vou-me candidatar à presidência dos Estados Unidos, como o Obama! Força rapaz, que todos os irans da Guiné te ajudem! Brá, Reno, Plubá, Cassacá, Crim, etc.).

 

Outra razão porque decidi optar pelo estatuto de Professor Assistente, é que ainda tenho o dever de ajudar a Guiné, e triplicando, ou mesmo quadruplicando o vencimento, vai-me permitir dar alguma ajuda material a alguns hospitais do nosso país.

 

Tal como disse um colega professor, não tenho nada a provar; consegui tudo o que um profissional de Saúde sonha em conseguir (prémios, investigação, prestígio, competência e admiração por parte de colegas).

 

Em jeito de conclusão, depois de muito esforço, sangue, suor e lágrimas, tenho o título de Professor Doutor e ninguém o vai descolar do meu nome; podes ficar à vontade Didinho, usa o título quantas vezes quiseres e se alguém quiser contrariar esse facto, dou-lhe a escolha de seleccionar 50 (10 por cada continente) dos melhores Professores Doutores nas minhas 4 especialidades para contrariarem esse título, através de debates, palestras, etc. Como dizem os americanos: anytime, anywhere!

 

Modéstia à parte, atingi um ponto na minha carreira em que me sinto no “topo do mundo” e não temo nada ou ninguém em termos de competência e sabedoria.

 

Atingi o topo da montanha numa profissão nobre, na terra das oportunidades - num país que na opinião de muitos ainda tem o melhor sistema de Ensino Superior do Mundo e, ninguém me vai tirar de lá. Como disse Martin Luther King "I have reached the mountain top...and nobody, oh, nobody is going to get me out of there".

 

3- Por sugestão de alguns colegas, visitei um  blogue para verificar algumas coisas que viram e detestaram: o que li e vi deixou-me espantado, boquiaberto: que tamanho desperdício de espaço público.

 

Geralmente, quando alguém morre, mesmo a mãe do nosso pior inimigo, se não temos coragem bastante para enviar condolências, ficamos calados, mas o que li foi espantoso: insultos à falecida mãe do Didinho que não podem imaginar mesmo no vosso pior pesadelo.

 

E mais, quanto mais vasculhava, mais via fotografias/caricaturas de negros que pensava existir só nos livros da Ku Klux Klan, dos neonazis, do grupo supremacia branca, etc. (tipo macacos com fatos, gravatas, enforcados etc.).

 

A residente e enfermeiras (de raça branca) que estavam a ver as fotografias/caricaturas comigo ficaram ofendidas e a primeira reacção delas foi: o dono do  blogue deve ser um branco supremacista (ariano, alto, louro, olhos azuis, etc.), mas estavam completamente enganadas; pelo que me disseram, o dono do  blogue é um descendente de africanos.

 

Das duas, uma: este indivíduo deve ter um Q.I. (I.Q) menos de 10 o que o classifica literalmente e medicamente de idiota, ou pela minha rápida analise clínica de personalidade (alucinações, paranóia, pensamento desorganizado e coprolalia - palavras malcheirosas), sofre de extremo caso de esquizofrenia paranóide (todos têm inveja dele, todos estão contra ele), misturado com a doença de múltipla personalidade (multiple personality disorder, assumindo várias identidades na Net; "Armando Quadé", "Alberto Indequi", etc. e acreditando que é mesmo essas pessoas) e a doença maníaco-depressiva grave (major manic depressive disorder), períodos de mania; ideias de grandiosidade, comparando o seu blogue com o site do Didinho, do Inácio Valentim etc. atirando pedras a tudo e a todos; intercalados com períodos de depressão; períodos de docilidades, estendendo a mão a todos, tentando fazer pazes e reconciliação com todos.

 

Em suma, como dizia um colega Professor de Psiquiatria, um autêntico pesadelo psiquiátrico (psychiatric nightmare).

 

De qualquer das formas e em qualquer  dos casos, estes indivíduos necessitam de constante supervisão da parte de adultos responsáveis cada vez que batem nos teclados, abrem a boca ou pegam na caneta...São um perigo constante para eles mesmos e, infelizmente, para a sociedade.

 

Indivíduos como Martin Luther king, Malcolm X, Aimé Cesaire, Senghor, Gandhi, Cabral, etc. deram a vida para que fotografias como essas desaparecessem do nosso quotidiano e aí vem um desequilibrado mostrá-las na Net.

 

Foi a primeira e última vez que visitei, intencionalmente, esse blogue, porque não vivo no mesmo país que este indivíduo, não vivemos no mesmo continente e, definitivamente, as nossas galáxias intelectuais e morais estão anos-luz separadas umas das outras, em linhas paralelas destinadas a nunca se encontrarem!

 

Coragem Didinho: este projecto é um projecto ímpar e algumas pessoas vão tentar tudo para que venha abaixo (além de ti, há participantes extraordinários que contribuem para o enriquecimento do site: Edson, Samuel, Mamadu Bari, Inácio, Flaviano, João Carlos, Filomena e muitos outros...).

Senti vontade de vomitar quando li  e vi no tal blogue caricaturas de negros apelidados de assimilados e a serem tratados por colaboradores do Projecto CONTRIBUTO. O grande wizard da Ku Klux Klan gostaria de ter essa caricatura na sua revista.

 

Didinho, conta com o meu apoio incondicional neste Projecto que, só quer ajudar a Guiné!

No entanto, sabes bem que estarei aqui para te criticar duramente se transpuseres os limites da crítica de pessoas como governantes ou políticos e enveredares por ataques pessoais; porque apesar de tudo, os nossos governantes são nossos conterrâneos, alguns mesmo, amigos pessoais, que criticamos duramente para o bem do país, sem tolerarmos que outros os tratem por palhaços ou algo semelhante, porque isso dói...

 

Para terminar, vou reforçar: Didinho, podes sempre pôr o título de Professor Doutor colado ao meu nome; é um facto, não se pode negar (não gosto de títulos, prefiro que me chamem Djoca, mas trabalhei no duro para o conseguir e não vou perdê-lo...)

 

Obrigado e viva a Guiné, viva os guineenses, viva a negritude e a africanidade.

Viva o orgulho negro, africano e guineense!

 

 CURRICULUM VITAE EM PORTUGUÊS

Prof. Joaquim Tavares

 

Joaquim Silva Tavares, Doutor em Medicina

Subespecialista Distinto do Colégio de Médicos das Doenças do Peito

Subespecialista Distinto da Academia Americana da Medicina do Sono

 

ESTATUTO ACADÉMICO:

Novembro de 2006 à data presente  - Professor Clínico de Pneumologia e Cuidados Intensivos, na Universidade Touro em Nevada, Colégio de Medicina Osteopática                                                  

Julho de 2005 a Junho de 2006 -  Coordenador de Educação de todas as Subespecialidades de Medicina do Programa de Internato Complementar de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada               

Setembro de 1999 à data presente - Professor Clínico de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada em Las Vegas

Julho de 1997 a Junho de 1998 - Instrutor Clínico das Patologias do Sono na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Nova Iorque, em Stony Brook

Ano Académico de 1978-1979 - Professor de Matemática do Terceiro Ano do Liceu Kwame N'Krumah, Guiné-Bissau

                                                          

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

 Julho de 2002 a Dezembro de 2006Chefe da Divisão de Pneumologia, Cuidados Intensivos e Patologias do Sono nas Clínicas Privadas de Redrock e Eldorado, Las Vegas, Nevada

Julho de 200 a Junho de 2006 - Director Clínico da Goldering, Laboratório das Doenças do Sono, Las Vegas, Nevada

 Julho de 2006 à data presente -  Director Clínico do Laboratório das Doenças do Sono do Hospital Desert Springs em Las Vegas

Janeiro de 1999 à data presente - Internista/Pneumologista/Intensivista e Subespecialista das Patologias do Sono nas Clínicas Privadas Redrock/Eldorado

 Julho de 1998 a Dezembro de 1998 - Subespecialista Voluntário e Instrutor Clínico no Centro das Patologias do Sono, Secção de Psiquiatria, da Universidade do Estado de Nova Iorque em Stony Brook

1987-1991 -  Médico de Família no Centro de Saúde de Benfica em Lisboa, Portugal      

1985-1987 -  Internato Geral no Hospital Santa Maria, Faculdade de Medicina de Lisboa, Portugal                                  

 

INTERNATOS COMPLEMENTARES E TREINO ADICIONAL:

Julho de 2002 a Junho de 2003 - Treino adicional em Broncoscopia de Intervenção com o Dr. J. Francis Turner, do Centro Médico Universitário em Las Vegas

Julho de 1997 a Junho de 1998 -  Internato Complementar na Subespecialidade das Doenças do Sono no Centro para o Estudo do Sono do Departamento de Psiquiatria da Universidade do Estado de Nova Iorque em Stony Brook

 Julho de 1995 a Junho de 1997 -  Internato Complementar na Subespecialidade de Pneumologia, Hospital de Nova Iorque em Queens, Colégio Médico de Cornell

 Julho de 1994 a Junho de 1995 - Internato Complementar na Subespecialidade de Cuidados Intensivos, Departamento de Anestesiologia no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Hospital de Nova Iorque - Universidade Cornell, cidade de Nova Iorque

 Julho de 1991 a Junho de 1994 -  Internato Complementar na Especialidade de Medicina Interna - Hospital de Flushing, Colégio de Medicina Albert Einsten                                              

 

LICENCIATURA:

1980-1985 -  Licenciatura em Medicina - Faculdade de Medicina de Lisboa, Portugal                            

 

 CERTIFICAÇÕES/DIPLOMAS (Os certificados devem ser renovados a cada 10 anos)

 

2007 - Obtenção do Diploma na Subespecialidade das Doenças do Sono, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna                                      

 2005 - Reobtenção do Diploma na Subespecialidade de Pneumologia, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna

 2005 - Reobtenção do Diploma na Subespecialidade de Cuidados Intensivos, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna

 2004 - Reobtenção do Diploma na Especialidade de Medicina Interna, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna

 2000 - Obtenção do Diploma na Subespecialidade de Doenças do Sono, emitido pelo Colégio Americano da Medicina do Sono. 

 1998 - Obtenção do Diploma na Subespecialidade de Cuidados Intensivos, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna

1997 -  Obtenção do Diploma na Subespecialidade de Pneumologia, emitido pelo Colégio Americano da Especialidade de Medicina Interna                                

 1994 - Obtenção do Diploma na Especialidade de Medicina Interna, emitido pelo Colégio Americano de Medicina Interna

 1992 - Exame para obtenção da Licença Federal (FLEX)

1991 - Exame em Ciências Médicas realizado a Médicos formados fora dos Estados Unidos                           

 

LICENÇAS PARA  O EXERCÍCIO DE MEDICINA:

 

1985 - Portugal (Ordem dos Médicos)

1991 - Nova Iorque

1997 - Michigan

1998 - Flórida

 1999 - Nevada

2002 - Ohio

 

PRÉMIOS:

 2006 - 2007 - Prémio para Melhor Professor, Departamento de Medicina da Universidade de Nevada, Las Vegas

 2005 - 2006 - Prémio para o Melhor Médico, Departamento de Medicina da Universidade de Nevada, Las Vegas

2004 - 2005 -  Prémio para Melhor Professor, Departamento de Medicina da Universidade de Nevada, Las Vegas

 2003 - 2004 -  Prémio para Melhor Médico, Departamento de Medicina da Universidade de Nevada, Las Vegas 

1997 -   Ovação em pé, por parte da plateia de Médicos e Professores, na altura da Graduação na Subespecialidade de Pneumologia

1993 - 1994Prémio para Melhor Especialista no Internato Complementar de Medicina Interna

1992 - 1993 - Prémio de Distinção no Campo da Investigação

 

ALGUNS TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA:

 

- Avaliação dos Efeitos de Valsartan na Microalbuminuria em Doentes Hipertensivos

- Investigação Clínica Comparativa entre 12 e 24 Microgramas de Formoterol em Adolescentes e Adultos com Asma Persistente

- Avaliação da Eficácia e Efeitos Acessórios do Infliximab em doentes com doença obstrutiva crónica dos pulmões de média e alta gravidade

- Osteosarcoma com Invasão dos Pulmões

 

 MEMBRO DE:

 - Colégio Americano dos Médicos das Doenças do Tórax (ACCP)

- Sociedade Torácica Americana (ATS)

- Sociedade dos Cuidados Intensivos (SCCM)             

- Academia Americana das Doenças do Sono (AASM) 

- Associação Americana de Broncologia (AAB)

- Sociedade Europeia dos Cuidados Intensivos (ESICM)

- Ordem dos Médicos (Portugal)

- Associação dos Médicos de Raça Negra em Nevada (Designada Fundação West-Crear, em homenagem aos dois primeiros Médicos de Raça Negra a exercer a Profissão em Las Vegas)

 

MEMBRO DISTINTO DE:

- Colégio Americano das Doenças Torácicas (ACCP)

- Academia Americana da Medicina do Sono (AASM)

 

OUTROS:

- Membro Fundador do Comité da Septicémia do Centro Médico Universitário de Las Vegas

- Membro da Equipa de Resposta Rápida do Centro Médico Universitário de Las Vegas

 

DADOS PESSOAIS:    

Data de Nascimento: 19 de Setembro de 1959

Local de Nascimento:  Freguesia de Nossa Senhora da Candelária - Bissau

Estado Civil: Casado

 Domínio de Línguas:

Inglês: Fala, Lê, Escreve

 Português: Fala, Lê, Escreve

 Espanhol: Fala, Lê, Escreve

 Francês: Lê, Escreve, Compreende

Italiano: Compreende 

Crioulo: Fala, Lê, Escreve


CURRICULUM VITAE EM INGLÊS

JOAQUIM SILVA TAVARES, MD, FCCP

DATE OF BIRTH  SEPTEMBER 19, 1959

GENDER  MALE

MARITAL STATUS  MARRIED, ONE SON

LANGUAGES:                              

ENGLISH: SPEAK, READ, WRITE

PORTUGUESE: SPEAK, READ, WRITE          

SPANISH: SPEAK, READ, WRITE                  

FRENCH: READ, WRITE, UNDERSTAND                  

ITALIAN: UNDERSTAND                              

CRIOULO (GUINEA-BISSAU, CAPE VERT): SPEAK, READ, UNDERSTAND

                                                                                                                                     

HOMETOWN: GUINEA-BISSAU

ACADEMIC APPOINTMENTS:

NOVEMBER 2006-PRESENT ASSISTANT CLINICAL PROFESSOR - PULMONARY AND CRITICAL CARE MEDICINE TOURO UNIVERSITY NEVADA COLLEGE OF OSTEOPATHIC MEDICINE

JULY 2005-JUNE 2006  SUBSPECIALITY EDUCATION COORDINATOR INTERNAL MEDICINE RESIDENCY PROGRAM UNIVERSITY OF NEVADA SCHOOL OF MEDICINE

SEPTEMBER 1999-PRESENT ASSISTANT CLINICAL PROFESSOR SCHOOL OF MEDICINE UNIVERSITY OF NEVADA LAS VEGAS, NEVADA

JULY 1997-JUNE-1998 ASSISTANT CLINICAL INSTRUCTOR SCHOOL OF MEDICINE STATE UNIVERSITY OF NEW YORK - STONY BROOK, NEW YORK             

ACADEMIC YEAR 1978-1979 ALGEBRA TEACHER SEVENTH GRADE KWAME N’KRUMAH HIGH SCHOOL - BISSAU, GUNEA-BISSAU

 

PROFESSIONAL EXPERIENCE:

JULY 2002-DECEMBER 2006 CHIEF, DIVISION OF PULMONARY AND CRITICAL CARE REDROCK/ELDORADO MEDICAL CENTER LAS VEGAS, NEVADA

JULY 2000-JUNE 2006 MEDICAL DIRECTOR - GOLDERING SLEEP LABORATORY LAS VEGAS, NEVADA                                                         

JULY 2006-PRESENT MEDICAL DIRECTOR - DESERT SPRINGS SLEEP LABORATORY LAS VEGAS, NEVADA

JANUARY 1999-PRESENT IM/PULMONARY/CRITICAL CARE/SLEEP MEDICINE - REDROCK/ELDORADO MEDICAL CENTER LAS VEGAS, NEVADA           

JULY 1998-DEC.1998 VOLUNTEER FELLOW AND ASSISTANT CLINICAL INSTRUCTOR SLEEP DISORDERS CENTER STONY BROOK, NEW YORK

1987-1991 FAMILY PHYSICIAN - BENFICA HEALTH CENTER LISBON, PORTUGAL

1985-1987 INTERNSHIP, INTERNAL MEDICINE HOSPITAL SANTA MARIA-SCHOOL OF MEDICINE LISBON, PORTUGAL

 

RESIDENCY, FELLOWSHIP AND ADDITIONAL TRAINING:

JULY 2002-JUNE 2003 TRAINING IN INTERVENTIONAL PULMONOLOGY DR.  J. FRANCIS TURNER UNIVERSITY OF NEVADA SCHOOL OF MEDICINE LAS VEGAS, NEVADA                                                 

JULY 1997-JUNE 1998 FELLOWSHIP, SLEEP DISORDERS CENTER FOR THE STUDY OF SLEEP AND WAKING - DEPARTMENT OF PSYCHIATRY STATE UNIVERSITY OF NEW YORK AT STONY BROOK STONY BROOK, NEW YORK

JULY 1995-JUNE 1997 FELLOWSHIP, PULMONARY DISEASES - NEW YORK HOSPITAL OF QUEENS CORNELL MEDICAL COLLEGE FLUSHING, NEW YORK

JULY 1994-JUNE 1995 FELLOWSHIP, CRITICAL CARE MEDICINE AND ANESTHESIOLOGY - MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER/NEW YORK HOSPITAL-CORNELL UNIVERSITY NEW YORK, NEW YORK

JULY 1991-JUNE 1994 RESIDENCY, INTERNAL MEDICINE FLUSHING HOSPITAL-ALBERT EINSTEIN COLLEGE OF MEDICINE FLUSHING, NEW YORK

 

MEDICAL SCHOOL:                          

1980-1985  MEDICAL DOCTOR SCHOOL OF MEDICINE, UNIVERSITY OF LISBON - LISBON, PORTUGAL

                                                             

LICENSURE AND CERTIFICATION:

2005 BOARD RECERTIFICATION IN PULMONARY DISEASES

2005 BOARD RECERTIFICATION IN CRITICAL CARE

2004 BOARD RECERTIFICATION IN INTERNAL MEDICINE

2002 OHIO STATE MEDICAL LICENSE

2000 DIPLOMATE OF THE AMERICAN BOARD OF SLEEP  MEDICINE        

1999 NEVADA STATE MEDICAL LICENSE

1998 BOARD CERTIFIED IN CRTICAL CARE MEDICINE

1998 FLORIDA STATE MEDICAL LICENSE

1997 BOARD CERTIFIED IN PULMONARY DISEASES

1997 MICHIGAN STATE MEDICAL LICENSE

1994 BOARD CERTIFIED IN INTERNAL MEDICINE

1992  FLEX

1991  FMGEMS

 

AWARDS:     

2005-2006:  AWARD FOR BEST OVERALL PHYSICIAN INTERNAL MEDICINE RESIDENCY PROGRAM UNIVERSITY OF NEVADA SCHOOL OF MEDICINE

2004-2005: AWARD FOR EXCELLENCE IN TEACHING INTERNAL MEDICINE RESIDENCY PROGRAM UNIVERSITY OF NEVADA SCHOOL OF  MEDICINE

2003-2004: AWARD FOR OUTSTANDING COMMUNITY PHYSICIAN INTERNAL MEDICINE RESIDENCY PROGRAM UNIVERSITY OF NEVADA SCHOOL OF MEDICINE

1993-1994: AWARD FOR OUTSTANDING PGY3 RESIDENT

1992-1993: AWARD FOR EXCELLENCE IN RESEARCH   

 

MEMBERSHIPS:                      

AMERICAN COLLEGE OF CHEST PHYSICIANS

AMERICAN THORACIC SOCIETY

SOCIETY OF CRITICAL CARE MEDICINE

AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE

AMERICAN ASSOCIATION FOR BRONCHOLOGY

                                                                            

 

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org