A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

01.02.2011

Editorial de Janeiro

A medicina é um campo que obriga a ser estudante para o resto da vida quem a abraçou como vocação!

Cada dia, há novas descobertas, novos estudos, novos resultados de experiências clínicas ou laboratoriais que de uma maneira geral vão alterando a forma como praticamos esta ciência da  “arte de curar” que é a Medicina.

Isto a propósito de novas recomendações propostas pela Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association), sobre técnicas de ressuscitação cardio-respiratória (CPR). Para quem não teve tempo de ler as recomendações oficiais que vão regulamentar as intervenções nesta área, vamos fazer um apanhado na secção de Temáticas da Saúde.

Temos acompanhado os acontecimentos no Egipto e, já é tempo de os governantes entenderem que o povo tem de ser ouvido, ou situações catastróficas podem acontecer. Um amigo meu, Dr. Haikal, médico de origem egípcia, radicado em Las Vegas há 20 anos, ex- jogador de futebol da selecção egípcia e que durante os tempos de estudante de medicina no Egipto, foi posto na cadeia por “protestos políticos”, organizou uma manifestação na baixa (downtown) para suportar os manifestantes! Um homem muito respeitado aqui em Vegas, que financia muitas escolas islâmicas e organiza eventos de caridade para com os mais necessitados. Infelizmente, fiquei a conhecê-lo quando cuidei da esposa dele, aqui nos nossos cuidados intensivos, que acabou por falecer de doença fatal... Não há situação mais triste e stressante do que cuidar de um colega ou do esposo/esposa de um colega...

“As crianças são as flores da nossa luta e a razão do nosso combate”: um Cidadão do Mundo um dia disse ou escreveu esta frase e hoje, mais do que nunca na Guiné, temos que, como outro “Cidadão do Mundo” disse: Live up to the true meaning dessa frase (Creed).

As nossas crianças não têm culpa das nossas desavenças, dos nossos ódios, cobiças; Temos que lhes dar uma razão para terem esperança no futuro e sonhar que um dia serão: Médicos, Professores, Engenheiros, Advogados, Enfermeiros, etc., etc., etc.

Saúdo efusivamente todos aqueles que de uma forma ou doutra estão contribuindo para a melhoria das nossas escolas, dos nossos serviços de saúde materno-infantil, porque os lucros da boa saúde destas instituições não são imediatos (como os negócios de venda de castanha de caju, camionetas candonga, etc.),mas os “lucros” futuros da Educação e Saúde das gerações vindouras são incalculáveis...

Também na área das temáticas, vamos publicar em breve um trabalho de fim de curso de uma “nossa enfermeira’.

Há 2 semanas, recebi uma medalha comemorativa dos 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos (Portugal). Infelizmente, não pude ir ao Jantar em Lisboa, mas amigos de longa data puseram-me ao corrente: a Dra. Gioconda Serra Coelho que esteve lá e o Dr. Nuno Abecassis.

Não acredito que já lá vão 25 anos... Bodas de prata.

Ainda temos de comemorar os 25 anos da nossa gloriosa equipa de futebol de Medicina de Sta Maria, vou omitir o prefixo Dr.

Nando Barata (agora em Angola)

Rui Ribeiro

Luis Meira

Augusto Cassius

Mário Paulo Oliveira Mendes

João Machado (treinador/jogador)

Álvaro Antunes

Germano Sousa

Miranda

Zequinha

Camilo

Humberto

Pomba (Júlio César Wahnon), em Cabo verde)

Feliciano

Muita porrada (literalmente) levamos no campo da Reboleira (quando nos metemos nos campeonatos regionais)

Das jogatanas contra o Técnico, o ISEF e a Academia Militar e do nosso grito de guerra contra o Técnico: ”Vamos embora Medicina que o Técnico nao joga nada”...

Mente sã em corpo são!

Que as nossas Crianças nao deixem de sonhar!

Djoca!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL