A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

01.02.2008

Editorial de Fevereiro

 

 

Quanto mais me embrenhava neste trabalho de hoje, formando ideias, recolhendo dados e falando com estes dois extraordinários indivíduos que vão ser tema do nosso editorial e cujas biografias vamos apresentar ao longo deste mês, mais me convencia da intemporalidade dos versos imortais de Armandinho Salvaterra e da inspiradora composição de José Carlos Schwarz de cuja união nasceu a canção “Mindjeris di Pano Preto”: eles ainda suplicam às Mindjeris de pano preto para não chorarem de mágoa, para continuarem a rezar para que o destino  traga de volta, à nossa Terra, indivíduos como estes que “fidiram”, porque “pabia GUINÉ e no tchon” e “volta de mundo e rabo di pumba”. E dizem que a Historia não se repete...

 

Este será o inicio de uma série dedicada à divulgação de biografias de colegas médicos, com o objectivo de dar a conhecer a todos, a existência de Homens capazes e de extraordinário talento, oriundos da nossa GUINÉ.

 

A existência de uma Nação, o bem estar de um Povo, manifesta-se, na maioria dos casos, na maneira como esse povo se orgulha das pessoas ou feitos que a ele pertencem e, por conseguinte, à Nação.

Assim foi e é com paises como os Estados Unidos, a Alemanha, a Rússia, o Japão, Cabo-Verde; para citar alguns exemplos.

A decadência de uma Nação e do seu Povo, manifesta-se pela comiseração, sarcasmo e falta de consideração que os Nativos têm por eles próprios quando se olham ao espelho ou falam de coisas, acontecimentos e indivíduos da sua Terra.

Lembro-me dos primeiros anos que se seguiram à independência; a exultação e orgulho que tínhamos em recitar os nomes dos nossos heróis vivos ou mortos e orgulho ainda maior quando víamos os nomes deles associados com títulos de Ministros, Presidente, Secretário-Geral; Era o orgulho de ver pessoas com que nos podíamos identificar, ocuparem posições de relevo na sociedade (lembram-se de José Carlos Schwarz e “Lua oi ki di nós ? Si no perto Lua nô ka ta kema!); confesso que se alguém me perguntasse na altura qual era o país mais poderoso e do qual mais me orgulhava, não hesitaria na minha resposta: A GUINÉ-BISSAU! Eram tempos em que qualquer jovem da nossa terra estaria disposto a dar a vida, a sacrificar-se pela nossa terra; era em suma, O ORGULHO DE SER E VIVER GUINEENSE!

 

Hoje em dia, não temos muito com que nos orgulharmos quando falamos da Nossa Terra e da Nossa Gente, mas um dos motivos que me fazem ainda ter ORGULHO da RAÇA GUINEENSE, confiança na Renascença do orgulho GUINEENSE, é a existência de HOMENS e MULHERES como estes dois indivíduos extraordinários cujas BIOGRAFIAS terei a honra de vos apresentar este mês. Por coincidência, tiveram uma trajectória quase paralela: Guiné-Bissau - Argélia - Portugal.

 

Estes dois indivíduos são a  verdadeira definição de perseverança, honestidade, liderança, inteligência e amor pelas COISAS e GENTES GUINEENSES.

Nasceram no seio de famílias humildes, mas com forte tradição no campo da EDUCAÇÃO, DEVER CÍVICO,  AMOR PELA PÁTRIA e pela cultura de respeito pela vida e liberdade do próximo.

 

Sinto-me particularmente privilegiado por ter estes dois conterrâneos como amigos, sendo que, sempre me guiaram e orientaram pelos seus exemplos ímpares de HONESTIDADE, espírito indomável, temerários na sua maneira de ser, não tendo medo de competir intelectualmente com ninguém, seja de que raça ou nacionalidade for.

Ao Dr. Francisco Gaspar Dos Santos (CHICO) e ao Dr. João Procópio Landim Augusto Pinhel (GUNGO), quero humildemente agradecer pelo formidável exemplo que as suas vidas e carreiras têm sido para a nossa PÁTRIA; mesmo que conterrâneos não lhes tenham dito cara a cara  o apreço e a admiração que todos nós temos pelo que conseguiram até agora. Essa admiração existe e existe no fundo dos nossos corações.

 

DOS GLORIOSOS  ANTEPASSADOS DE GEBA, passando pelas almas fidalgas da outrora Orgulhosa Gente de BOLAMA e chegando às  VENERANDAS SENHORAS DO GRUPO DE MANDJUANDADI CORAL DE FINA (que nos deixaram uma extraordinária herança cultural e que vamos desperdiçando à medida que o tempo passa: nomes de que me lembro e outros fornecidos pela minha tia Teresa: a rainha Aurélia Ndjai, Paulina Landim (mãe do Gungo), Florença de Pina (mãe do Nino), Domingas Semedo (minha avó), Ntira de Nto Pires, Nambu, Ricardina, Luisa Lopes, Mamai, etc.) todos exultam de alegria e orgulho com as vossas realizações e os nossos corações saltam de alegria, trazendo de volta à memoria, o quase olvidado e prestes a ser enterrado ORGULHO GUINEENSE, orgulho de ter nascido na GUINÉ, ter crescido na GUINÉ e pertencer à RAÇA GUINEENSE.

 

Cada um à sua maneira, diferentes personalidades, mas extraordinários seres humanos que eliminaram dos seus vocabulários palavras como DESISTÊNCIA, VAIDOSIA, PETULÂNCIA.

 

A minha esperança é que todos que venham a ter a oportunidade de ler estas duas biografias tenham a mesma sensação que tive: sensação de ESPERANÇA, ORGULHO E FÉ NAS CAPACIDADES DO HOMEM e MULHER  GUINEENSES, NO FUTURO QUE AINDA POSSA SER RISONHO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS E GERAÇÕES VINDOURAS.

Eles são puros exemplos de que temos de agarrar qualquer oportunidade que se nos apresente,com "unhas e dentes", aproveitarmos os nossos potenciais físicos e intelectuais ao máximo, sem dar tréguas a nós mesmos, para sermos cada dia o melhor que pudermos ser.

 

Para os que cresceram nos ensinamentos da religião católica, sempre nos ensinaram que há a Santíssima Trindade: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO: Bem, com estes indivíduos aprendi que existe uma outra Santíssima Trindade: FAMÍLIA, EDUCAÇÃO (literária, científica, cívica, moral e física) E TRABALHO e que, se mais GUINEENSES adoptassem essa trindade como lema, o caminho que nos levara  ao fundo do túnel não seria tão longo...Este foi um tema que discuti tempos atrás com o Gungo e revendo todos os Guineenses de sucesso ao longo destes anos, todos tinham uma coisa em comum: não serem mais inteligentes que os demais guineenses, não serem “iluminados” ou “ungidos”, mas possuírem um forte senso de FAMÍLIA, EDUCAÇÃO, TRABALHO.

 

Um dos motivos do descalabro da sociedade GUINEENSE foi e é o desmoronamento da estrutura familiar, o que abriu as portas à propagação da SIDA (homens casados com muitas amantes), cobiça, corrupção (tem que se arranjar dinheiro de alguma forma para poder sustentar tantas amantes e filhos/filhas) e pais ou encarregados de educação não passarem mais tempo com a família, não se preocuparem com o progresso dos filhos/filhas nas escolas, etc.

 

UM MUITÍSSIMO OBRIGADO Dr. FRANCISCO GASPAR DOS SANTOS E Dr. JOÃO PROCÓPIO LANDIM AUGUSTO PINHEL  PELO VOSSO CONTRIBUTO PARA A RESTAURAÇÃO DO ORGULHO DA NAÇÃO E RAÇA GUINEENSE!!! Espero que quem quer que venha a ler estas linhas, possa usar as experiencias por que eles passaram, as lutas em que estiveram envolvidos e os feitos que conseguiram, para tentarem elevar o nome da nossa terra e fazer com que, hoje, todos possamos recuperar o orgulho perdido e voltar outra vez a cantar ”ESTA É A NOSSA PÁTRIA  AMADA! VIVA A PÁTRIA GLORIOSA” com alma e corações cheios de jubilo, com a certeza de que o futuro será melhor para todos nós.

 

Um outro assunto que gostaria de abordar é a presença do sector SAÚDE no sítio CONTRIBUTO:

Aquando da minha visita a Portugal em 2002, o Chico Gaspar levou-me às Caldas da Rainha para participar numa reunião de médicos Guineenses; para mim, era um conceito excelente e único na história das comunidades Guineenses no estrangeiro, ter uma Associação para discutir assuntos ligados à classe médica. Depois disso, 3 anos mais tarde, comecei a visitar o sítio CONTRIBUTO (2005) e pensei que seria uma outra forma excelente de continuar o tipo de iniciativa encetada pelo Chico; dois anos depois, o Didinho convidou-me a escrever artigos sobre a SAÚDE e não hesitei.

 

A respostas têm sido muito satisfatórias, com o único senão da maioria dos colegas, médicos ou não, me escreverem para o meu email, e uns directamente outros indirectamente a pedirem para se manterem no anonimato, por vários motivos; motivos que compreendo perfeitamente, porque infelizmente, ainda não perdemos o hábito de tomar as críticas muito pessoalmente e, se alguém nos critica, é porque quer tomar o nosso tacho, quer ocupar a nossa posição e tentamos fazer tudo para denegrir, prejudicar ou mesmo eliminar esse alguém ou familiares directos!

Já é tempo de aceitar criticismos, como verdadeiros homens, e aproveitar essas críticas para fazermos mais e melhor!!!

 

Para mim, é como revisitar os tempos da PIDE (DGS); parafraseando Yogi Berra (antigo jogador de basebol dos Yankees que apelido de: La Palisse americano:” é como deja vue all over again”: lembro-me de como o meu pai tinha de ouvir a RÁDIO LIBERTAÇÃO (PAIGC) às escuras, por vezes às escondidas para a minha mãe não ralhar com ele, porque ela não queria que ele fosse para a cadeia; ele chamava-me sempre para ouvir e fazia sempre comentários como estes: "guintis garandis raiba na matu aos!!! é perto dja Bissau, etc." ; os heróis dele na altura eram o Nino, Domingos Ramos e Axon.

 

Se neste momento pedirem a 20 colaboradores do CONTRIBUTO para formarem partidos políticos, provavelmente, seriam formados 12 partidos políticos e outros (eu incluído) não formariam partido nenhum, tal é a diversidade das pessoas que participam ou visitam este sítio; NÃO, não é um partido político e penso que a maioria dos participantes do sítio colaboram porque AMAM a GUINÉ e querem tudo o que há de bom para a nossa TERRA e GENTE.

Eu, como muitos outros, médicos principalmente, tenho aversão à politica e detesto a política como forma de “ganhar a vida”, porque como disse e bem o Dr. Almeida Santos na já famosa frase duma entrevista nos anos 80: "A POLÍTICA É UM ASSADOR DE PATOS" !!!

 

Inicialmente, pensei construir aos poucos, um sítio somente para médicos, mas penso que a opção mais correcta e inteligente, é continuar no sitio CONTRIBUTO, desde que o sítio nos possa continuar a albergar; por 3 motivos:

 

1- Por egoísmo e sentido prático:

 

Em média, para qualquer artigo que publico no sítio, contando com o tempo de pesquisa, gasto 3 horas;

Se tivesse que fazer isso e (mais) editar o meu trabalho (e os trabalhos dos colegas), iria dispensar, no mínimo, 6 horas por trabalho:

 

O tempo é muito precioso para mim e  para todos nós e essas 6 horas poderiam ser aproveitadas para passar o tempo com a minha família ou ver mais doentes.

 

2- Como diz o meu amigo Henrique Ribeiro: it comes down to numbers (resume-se a números);

 

O sítio CONTRIBUTO é visitado por um vasto número de pessoas e seria um erro crasso desperdiçar essa audiência;

 

Criando um novo sítio, teríamos que fazer marketing, etc. , o que poderia custar tempo e dinheiro.

 

3- Último e não menos importante: The only thing we have to fear is fear itself (Franklyn Delanno Roosevelt); A ÚNICA COISA DE QUE DEVEMOS TER MEDO É DO PRÓPRIO MEDO.

 

Um assunto que me preocupa pelos e-mails que tenho recebido: há cada vez mais Guineenses diagnosticadas com cancros da mama (mulheres), da próstata (homens) e cólon, à medida que a esperança de vida se alonga (há guineenses vivendo para além dos 70 anos; dantes éramos dizimados antes dos 60 anos por: balas, doenças infecto-contagiosas ou por “cansera de vida”); mas agora, como vivemos mais, temos que nos habituar às doenças cujos riscos aumentam com a idade;

Este mês, falaremos de medidas preventivas (colonoscopia, mamograma, etc.).

 

O último assunto deste Editorial, vem 16 anos atrasado, mas vale mais tarde do que nunca: queria agradecer ao presidente Nino Vieira, a visita que fez à minha casa para apresentar as condolências à minha família aquando do falecimento do meu pai (Djon Batalon) em 1992; sei que se conheceram antes da partida do Nino para a luta armada, mas mesmo assim, ficamos muito agradecidos, porque não é todos os dias que um presidente toma algum do seu precioso tempo para apresentar pêsames a simples cidadãos como nós; na altura eu já tinha regressado aos Estados Unidos, não tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas a minha mãe (que a sua alma repouse em paz) ficou tocada !!!

 

Aliás, nunca tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a maioria dos indivíduos que nos deram a liberdade nacional (os únicos dirigentes do PAIGC que tive a oportunidade de conhecer cara a cara foram: o Tchutchu Axon, porque como foi ajudante de motorista do meu pai, fomos a casa dele 2 vezes, com o intuito de tentar meter cunhas para eu conseguir uma bolsa de estudos; não funcionou, mas o meu pai tentou; o Chico Té, que visitamos na altura em que estávamos a angariar fundos para a festa dos finalistas; veio a morrer, salvo erro 2 semanas depois dessa visita e o Honório Fonseca, que era primo da minha mãe), mas de qualquer forma, obrigado; espero que, duma forma ou de outra o Sr. Presidente possa receber esta mensagem.

 

Ate à próxima colegas e amigos!  Tenho que ir “ganhar o pão” e, principalmente, evitar que a cocaína faça outras vítimas!!!

 

Enquanto saboreiam a leitura das duas extraordinárias biografias a publicar durante este mês, procurem ouvir a música da Whitney Houston, um Hino ao espírito de Luta e Conquista que caracteriza estes dois CONTERRÂNEOS.

 

 

 Each day I live

 I want to be a day to give the best of me

 I’m only one, but not alone

 My finest day is yet unknown

 I broke my heart for every gain

 To taste the sweet, I face the pain

 I rise and fall,

 Yet through it all this much remains

 

I want one moment in time

When I’m more than I thought I could be

When all my dreams

Are a heart beat away

And the answers are all up to me

Give me one moment in time

When I’m racing with destiny

Then in that one moment of time

I will feel, I will feel eternity

 

I’ve lived to be the very best

I want it all, no time for less

I’ve laid the plans

Now lay the chance here in my hands

Give me one moment in time

When I’m more than I thought I could be

When all of my dreams

Are a heart beat away

And the answers are all up to me

Give one moment in time

When I’m racing with destiny

Then in that one moment of time

I will feel, I will feel eternity

 

You’re a winner for a lifetime

If you seize that one moment in time

Make it shine

 

Give me (refrão)

 

 

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org