A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

28.12.2010

 

 

Editorial de Dezembro

Antes de mais, votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos os Guineenses e amigos da Guiné.

Tenho esperanças de que nesta nova fase, o Contributo poderá materializar o que foi sempre objectivo do seu criador: Ajudar as crianças guineenses em particular e a todos os Guineenses em geral.

Tem sido um ano muito interessante este que está a terminar: Eu que pensei ter visto tudo no campo da medicina, não estava à espera desta: um paciente de 90 anos chegou através dos serviços de urgência com hemorragia intracerebral, entubado.

Razão: hábito de “snifar” (snort) cocaína; muito provavelmente a pressão arterial dele já era marginal e com o esforço de Valsalva desencadeado pelo acto de aspirar cocaína pelas narinas, aumentou a pressão intracerebral com a consequente rotura de vasos sanguíneos. Para os que pensam que a cocaína é uma brincadeira, creio que devem pensar duas vezes...

Conclusão da história: este paciente vai necessitar duma traqueotomia, gastrostomia (PEG) e “vegetar” num “nursing home”.

Ainda antes do fim do ano ou nas primeiras semanas de Janeiro, vou relatar 2 casos clínicos interessantes:

1- O primeiro caso, para ilustrar as discussões (por vezes nada amigáveis) entre médicos tratando o mesmo paciente; divergências de opinião, distintas interpretações de um artigo sobre determinada doença; Trocas de pontos de vista interessantes entre nós (em Las Vegas), Mayo Clinic e Columbia hospital em New York. Um caso de Wegener’s Granulomatosis.

2- O segundo caso: o impacto da therapeutic hypothermia (tratamento hipotérmico, ou pelo frio) na sobrevivência de doentes após paragem cardíaca; Qualquer hospital que se preze, deve ter meios de oferecer aos doentes este tratamento que tem provado fazer a diferença, salvando muitas vidas.

Tivemos um visitante muito interessante da África do Sul, a passar uns dias cá em casa: obviamente, falamos de Zé Carlos, Miriam Makeba, Mandela (que o meu filho teve a honra de conhecer há 3 anos atrás em Johanesburg (a coroa de glória dele; e não se farta de se gabar na escola: “estive no colo de Nelson Mandela”).

Este visitante foi Lebo M (arranjo e interpretação da música-soundtrack- do filme e musical Lion King, The Color Purple, Made in America, Born to be Wild, The Life of Quincy Jones, etc. Personagem muito interessante, o que é sempre motivo de orgulho ver africanos terem sucesso no Ocidente….

Não podia deixar de agradecer ao Contributo pela oportunidade que me tem dado de me reencontrar com amigos de infância e amigos dos meus tempos de residência em New York, que quando pesquisam a internet, encontram-me no Contributo: Carlos Resende Costa (Nham),Carlos Godinho Gomes, Tchona, Anildo, entre outros.

Mais uma vez, Votos de Boas Festas da Família Tavares (Djoca, Mashiko, Kgosi (Joaquim Junior).

Djoca!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL