A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

29.01.2010

Editorial número 3

Devido às calamidades que estão a decorrer no Haiti, alguns colegas meus tiveram que se ausentar, como voluntários e, como a nossa equipa ficou desfalcada, não tenho tido tempo para elaborar alguns pontos que gostaria de aproveitar para expor.

O trabalho de um editor é de analisar um artigo, discutir com o autor do artigo as consequências da publicação e as possíveis implicações da sua publicação. Se o autor persiste na publicação, acaba-se por publicar e pode sofrer as consequências ou colher os louros dessa publicação.

Devido ao facto de nós guineenses ainda estarmos numa fase de gatinhar na democracia, por vezes é difícil aceitar críticas: prevendo isso, e como tanto eu, como o Nhomba tínhamos exposto tão apaixonadamente os nossos pontos de vista sobre o H1N1/Vacina, pensei que publicando o seu texto iria fazer com que o debate se descarrilasse por caminhos esguios! E foi o que, infelizmente, aconteceu…

Depois dos nossos primeiros artigos, muitos já tinham tomado posição contra a Vacina e muitos outros a favor….E artigos posteriores com certeza que não mudaram opiniões, só serviram para fomentar ódios, raivas! Enfim, uma lição a aprender. Convido aos interessados a reverem os artigos meus e do Nhomba, se tiverem tempo, antes de criticarem….

Nos últimos anos, 2 ou 3 dos meus doentes têm estado a convencer-me a aconselhar outros doentes a tentarem o Baloba, o Acaiberry e outros produtos; como é um negócio lucrativo, até me ofereceram somas avultadas para ajudar a promover esses produtos; a minha resposta foi sempre não: estudei 30 anos e ainda estou a estudar medicina para tentar fazer o melhor para os meus doentes (se quisesse, podia ser um grande curandeiro, porque os meus avós, tios de Biombo, Fulacunda, Bijagós foram grandes curandeiros e podia ter ficado lá a aprender a arte com eles; mas que quantia administrar, efeitos nocivos, estudos comparativos, etc?).

Nunca vou ser meio de promoção desses produtos, não importa quanto dinheiro me oferecerem! Até forem publicados trabalhos detalhados sobre quantidade a tomar, número de doentes analisados, efeitos nocivos, etc; Aí, poderei dizer aos meus doentes: aqui estão os dados, podem fazer a escolha entre o tratamento que te ofereço e o Baloba/outros produtos naturais. Ai, passaria a promover esses produtos, de graça!

 Depois de mais de um ano do Didinho insistir comigo, decidi começar a escrever no Contributo, porque pensei e penso que é um grande meio de comunicação com os nossos compatriotas:

1)      Falar-lhes do que consegui (com o desagrado de alguns poucos, sabe-se a razão!), para poderem ver que se um outro conterrâneo conseguiu triunfar, porque não eles?

2)      Comunicar-me com os colegas médicos, através de casos clínicos, etc. Depois de mais de 2 anos, a profecia do Chico Fos cumpre-se: Olá Djoca, estás a perder o teu tempo! Conheço os filhos da Guiné! Por uma razão ou outra, ninguém vai participar! Depois de 2 anos, só o colega enfermeiro, Beto (com artigos), o colega “médico da Guiné” com comentários e o Nhomba (com o Baloba e H1N1) participaram!

Entretanto, durante esse período, não indo aos extremos dos ataques proferidos contra o Didinho, mesmo assim, ataques foram proferidos contra mim (colegas telefonaram, enviaram

Emails, porque decidi-me a não ler nenhum outro site: O Djoca é um complexado, casou-se com uma mulher de cor clara! É vaidoso (a mostrar que tem uma casa grande, mas uma piscina do tamanho duma banheira — aliás, chama-se Spa e é 1/5 do tamanho da piscina, para quem não sabe! É um drogado, rouba alguns medicamentos narcóticos dos hospitais, etc! Podia parar nessa altura, mas não podia desapontar os nossos jovens, os meus colegas do Contributo! Continuei e irei até ao fim! Não sou dos que abandonam o navio quando se tem a percepção de que está a afundar! Mas é so uma miragem: nunca se afundará……….É hora de nos mantermos unidos, porque a Guiné precisa de todos nós.

Ao Didinho, esperamos-te de volta! Podes tomar 1 ou 2 meses de férias (não há ser humano que possa aguentar 5 anos de trabalho sem férias, sem atingir um nível de saturação, depois de tantos ataques, stress), mas não deves abandonar o Navio! Custou-te muito a construir: os predadores estão a circular! Se te vêem caído, vão-te cortar aos pedaços…

Enquanto estiveres ausente, aproveito para convidar a todos os que tiveram a frontalidade (comendo-os por isso) de te criticarem e te pediram até para te afastares, para que assumam a liderança; É fácil criticar, liderar é muito difícil; Eu e outros colaboradores do Contributo não pensamos parar, vamos enviar os nossos textos a quem quiser assumir o papel de Editor principal, para editar e publicar no Contributo. Alguns nomes que vou sugerir, porque tiveram a coragem e honestidade de criticar abertamente (outra vez, comendo-os por isso) prefiro a frontalidade do que falsos elogios): E estes foram frontais

Samuel Reis

A. Quadé

Rogado

Djulde Baldé

Bacar Banjai

Luís Amado Fernandes

Podem responder nas secções de comentários e podem colocar os vossos emails à disposição para enviarmos os artigos que poderão editar e publicar no site!

Obrigado!

 


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org