Prof. Doutor Mamadu Lamarana Bari


 

 Editorial n. 01/2009

 

08.06.2009

 

 Caros Compatriotas

 

O destino reservou-me esta grata missão de ficar a frente desta nobre, mas complexa página onde serão analisados, debatidos e propostos, respectivamente, assuntos concernentes ao sistema de aprendizado e da educação na Guiné-Bissau.   Grandes responsabilidades pesam sobre nossos ombros, sobretudo neste momento que o país busca a sua identidade política e social perdida no mar de confusão da luta pelo Poder. Sem a definição de uma clara identidade institucional não há como definir políticas públicas que possam nortear a tomadas de decisões a nível educacional e cultural. SE a educação não é prioridade não há como definir o percentual de orçamento destinado para a capacitação e formação de quadros do país. O país onde a educação não é prioridade entre as prioridades a formação cidadã dos jovens (a moral, a ética, o respeito e a defesa pelas coisas públicas) sai deformada. O que se assiste hoje na Guiné-Bissau entre as novas gerações é a ausência de valores sociais que caracterizam o sentimento pátrio e o respeito pelos bens alheios. Quando se perde ou se distancia desses valores perde-se também o respeito pelas vidas alheias. A vida passa a ser um simples fator de subserviência para aqueles que julgam serem donos dessa dádiva. Você viverá se estiveres de acordo com o meu modo de determinar o destino do país. A música Djan Djan de Mama Djombo que o diga.

 

Nesta base, exorto a todos um repensar sobre a educação na Guiné-Bissau no sentido de construção de um homem novo que o país almeja para o seu desenvolvimento com base no respeito aos valores mais sagrados - a vida e a dignidade de ser guineense. Façamos desta página um fórum de debates para ajudar a construção desse homem novo que se quer para a Guiné-Bissau. Para isso sugerimos temas de debates e depois disso compilemos e os organizemos em forma de documentos sugestivos para os “Policies Makers”, isto é, os formuladores de políticas, afim de que sejam aproveitados para as políticas públicas na Educação.

 

A página está aberta e disponível para todos quantos desejam prestar a sua colaboração militante para a causa nobre de Educação no país. Tal como se recebe artigos para as páginas Nô Djuntamon e Cultural peço que mandem artigos também para esta página que será coordenada por mim e editada pelo Didinho. Em primeira mão estou enviando para publicar o artigo adaptado do meu discurso durante a Palestra realizada na Semana de África na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

 

Sejamos cada um tenaz lutador contra predestinação quotidiana, e não deixemos que o anoitecer venha nos culpar do descaso do dia.

 

Não podia encerrar este editorial sem associar este momento em que o país atravessa primeiro, com o poema de Odete Semedo cuja lição nós tomaremos como compromisso de não deixarmos que a nossa alma se transforme em silhueta da desventura. Que dela saiam forças para dizermos não aos valores negativos que a convivência urbana transviada nos impingi a seu modo. Em segundo, apresentar a Biografia do Professor Lourenço Ocuni Cá mostrando que a Guiné-Bissau possui, apesar de tudo, reserva de valores nesse mundo fora.

 

A ÁFRICA: O FLUXO E O REFLUXO DO APRENDIZADO, A INTERACÇÃO DE SABERES NA DIÁSPORA

 

 


 

SILHUETA DA DESVENTURA


Sou a sombra dum corpo que não existe
Sou o choro desesperado
Sou o eco de um grito articulado
Numa garganta sem forças
Sou um ponto no infinito
Silhueta da desventura

Perdida neste espaço
Vagueando... finjo existir
Insistem chamar-me criança
E eu insisto ser
A esperança do incerto

O meu tantã é de outros tempos
A melodia que oiço
É o crepitar de chamas
Confundindo-se com o roncar da fome
E o chão onde piso
É uma ilha de fogo

A minha nuvem é a fumaça
Da bala disparada
Gotas salgadas orvalham
O meu pequeno rosto
Enquanto choro
Na esperança do incerto...

 

Odete Semedo

 


 

Prof. Doutor Lourenço Ocuni Cá

 

Prof. Lourenço Ocuni Cá

O Valor Guineense nas terras brasileiras para o Projeto Guiné-Bissau Contributo

Lourenço Ocuni Cá nasceu na Guiné-Bissau em 12 de Dezembro de 1968. Fez seus estudos primários e secundários neste país. Iniciou o estudo superior na Faculdade de Direito de Bissau tendo abandonado depois de concluir o primeiro ano para continuar seus estudos no Brasil após conseguir uma Bolsa de Estudos a fim de Cursar Letras e Lingüística na Universidade de Campinas – UNICAMP em São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação, política educacional da Guiné-Bissau, negritude e educação popular. Entre outras qualidades que Professor Ocuni Cá possui ele recebeu Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Cuiabá em 2008.

Professor Ocuni Cá é Consultor da UNESCO, publicou vários artigos e livros, entre os quais, respectivamente: A Democracia na África pela Consciência/SBPC/2005; A Contribuição de Paulo Freire na Organização do Sistema Educacional da Guiné-Bissau, EdUFMT/CAPES, 2007;  A Constituição da Política do Currículo na Guiné-Bissau e o mundo Globalizado: EdUFMT/CAPES,2008. 

Professor Ocuni Cá foi alfabetizado pelo Método Paulo Freire em Biombo e hoje é um dos difusores deste método nas Universidades Brasileiras, nomeadamente no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

A Contribuição do Professor Ocuni Cá pode ser considerada o refluxo do aprendizado em terras brasileiras do método de alfabetização levado para a Guiné pelo Professor Paulo Freire.

O Currículo Completo do Professor Lourenço Ocuni Cá poderá ser acessado através deste link do CNPq: http://lattes.cnpq.br/8532624741878287

 

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org