É ambição excessiva ou mesmo falta de carácter?

 

 

Por: Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

11.01.2009

Infelizmente a mesquinharia de alguns filhos da Guiné-Bissau continua a fazer-se sentir onde quer que estejam.

Certamente muitos se recordarão de eu ter anunciado através do site www.didinho.org a realização do torneio da CPLP que decorreu no estádio da Musgueira em Lisboa, entre 8 de Junho a 20 de Julho de 2008, no qual participou a nossa selecção satélite, orientada por Lay (o famoso Manhote).

Durante todo o torneio tivemos o acompanhamento permanente do Sr. Apolinário Mendes de Carvalho Chefe da Missão da Guiné-Bissau junto da CPLP e de outros elementos ligados à nossa embaixada. O Sr. Apolinário que se multiplicou no sentido de conseguir criar todas as condições para a nossa participação no torneio, chegou a tirar do próprio bolso para pagar as despesas dos estágios realizados nos dias dos jogos. Na altura, ficamos todos bastante contentes com a disponibilidade demonstrada pelo Sr. Apolinário, pessoa que considero um exemplo, até que se prove o contrario!

Também deve ser de conhecimento de muitos que a Guiné-Bissau ganhou o torneio batendo Angola na final. O problema veio depois ou melhor chegou agora!

Durante todo o torneio muitos jogadores procuraram saber se existia algum prémio monetário inserido no torneio. Pergunta que sempre obteve resposta negativa. Sempre nos foi dito que o torneio era de cariz meramente amigável e que o mesmo tinha como objectivos a aproximação da CPLP à população e promover a convivência dos cidadãos residentes em Portugal. Portanto seria entregue uma taça e medalhas aos jogadores. O que quer que se viesse a fazer para além disso seria da vontade da embaixada de cada nação. Quero com isso dizer que quem participou no torneio fê-lo única e exclusivamente movido pelo amor ao país e ao futebol. Já que nos foi incutido que seria muito bom para a imagem do país ganharmos o torneio. Embora a organização pertencesse maioritariamente ao Brasil quem estava na presidência da CPLP era a Guiné-Bissau, logo, era bom para o nome da nossa terra a conquista do torneio, isso sem falar do facto de ser o primeiro e, portanto, ficar sempre na história.

Por termos vencido o torneio tivemos direito a estar presentes no cocktail que marcou o encerramento da presidência da Guiné-Bissau na CPLP no Palácio da Foz, onde orgulhosamente os Guineenses exibiram a taça conquistada. Depois disso, uma semana depois, realizou-se um piquenique na Quinta do Lumiar para cerca de 30 pessoas, onde mais uma vez o Sr. Apolinário esteve e conviveu com toda a equipa.

Posto isso, a coisa ficou por ali, nada mais foi feito nem dito!

Na semana passada (03-01-2009), no regresso à nossa convivência dos sábados no Lumiar, onde realizamos as nossas partidas, ficamos a saber pela boca do Secretário Executivo da CPLP, Eng. Domingos Simões Pereira que havia um prémio monetário no valor de 20 mil euros. Dinheiro que nuca ouvimos falar, quanto mais ver a cor! 

A pergunta agora é a seguinte: O que foi feito com os 20 mil euros?

Porque gasto naquele piquenique para cerca de 30 pessoas é que não foi, de certeza absoluta!

Sendo assim queremos esclarecimentos acerca de todo esse enigma. Todos os participantes no torneio pela nossa selecção gostavam de ver esclarecida esta questão. Pedimos esclarecimento não no sentido de reaver o dinheiro ou algo que se pareça, até porque ninguém é ingénuo a esse ponto. Mas sim para esclarecermos também possíveis dúvidas em relação ao carácter de determinadas pessoas e sabermos com que contar amanhã, mesmo porque o torneio não fica por aqui, voltará a realizar-se.

Para concluir gostava de dizer que caso se venha a confirmar que esse dinheiro existiu mesmo, será mais uma prova da gananciosa mentalidade dos muitos filhos da Guiné-Bissau que nos representam. Pois até a equipa Angolana que perdeu na final recebeu 100 euros por elemento e a nossa que venceu o torneio ninguém recebeu nem um centavo. Caros irmãos, caso isso tudo se venha a confirmar, vai mais uma vez mostrar a cultura de podridão em que estamos atolados.

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org