DOMINGOS SIMÕES PEREIRA A ESPERANÇA DO PAIGC


(Pedido de divulgação em nome do Núcleo de Apoio ao candidato Domingos Simões Pereira à Presidência do PAIGC)

 

Manuel Biaguê

manuelbiague@gmail.com

31.12.2012

Manuel BiaguêCaros Leitores,

Começo por agradecer ao ilustre Didinho, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em prol a Guiné-Bissau. Acredito que em tempo oportuno os grandes líderes do nosso país saberão reconhecê-lo como um combatente da liberdade de expressão, da igualdade de direitos e da democracia.

Começo a partir de hoje, e sempre que me for permitido pelo nosso site testemunhar-vos a realidade no terreno no tocante a luta pela liderança do PAIGC .Prometo ser imparcial na minha análise para que possa de facto contribuir para informar e não para desinformar os meus compatriotas guineenses.

Hoje venho vos falar daquele que está mais bem posicionado para ser o futuro lider do PAIGC e de facto liderar a nossa sociedade.

Ao contrário de muitos candidatos que estão a deitar foguetes antes mesmo do jogo começar, a dizerem mesmo que o congresso já são favas contadas, DSP muito inteligentemente, o que é natural, tem conduzido o seu projeto com sapiência, determinação auscultando tudo e todos quer nos meios urbanos quer nos meios rurais.

Confesso que não estou em condições de dizer que ele já ganhou, mas sim que DSP tem reunido um número significativo de militantes do PAIGC em torno do seu projeto, e cada dia que passa desde o seu regresso definitivo ao país mais e mais militantes correm para abraçar o seu projeto.

Engenheiro de formação, Mestre e Doutorando em Ciências politicas, membro da comissão permanente do Bureau politico do PAIGC saído do congresso de Gabú de 2008, DSP sempre se pautou  pela lisura e dignidade de comportamento. Com um percurso de mais de vinte anos no partido e com participação em mais de três congressos os militantes do PAIGC vêem nele, caro leitor, a única esperança viva para a salvação do partido libertador.

Domingos Simões Pereira tem uma história que representa os verdadeiros valores da Guiné-Bissau e dos Guineenses. E o que se vai exigir a cada candidato é que nos conte as histórias das suas vidas. Cada um vai ter que informar aos militantes do partido qual foi o seu percurso ou seja por onde passou desde a infância a idade adulta. O PAIGC não está em condições de aceitar mais paraquedistas ou aventureiros porque a tarefa que temos pela frente é imensa e exige pessoas que tenham um passado coerente com o desafio do presente.

Os desafios são grandes, e o partido bem como o país precisam de alguem que possa lhes inspirar confiança e esperança. A chegada de Domingos Simões Pereira a Cachéu este fim de semana é um sinal dessa esperança. Foi no fundo como uma lufada de ar fresco  para milhares de militantes do PAIGC no país. As pessoas relataram que estavam um pouco apreensivas com tanta desinformação e malícia nos meandros da internet, mas todos reconheceram que a vitória de Domingos é uma questão de meses.

Domingos Simões Pereira falou (no meio de uma grande ovação) de um projeto de sociedade, ou seja, para ele não basta ganhar o PAIGC, o que tem que ser feito é ganhar o país para mudar esta sociedade. DSP na sua alocução explicou que pretende valorizar todos os guineenses e que cada um de nós tem um espaço e um contributo a dar no processo de reconstituição da sociedade guineense. Pediu para abraçar-mos as mãos e respeitarmos e aceitarmos as nossas diferenças.

Eu da minha parte , caro leitor, não estou em condições de dizer que a vitória de DSP é certa mas tudo caminha para esse destino.  Ele tem um apoio claro das estruturas de massa do partido como a JAAC (vêem no DSP a salvação nacional), a UDEMU e a maior parte da classe intelectual do partido. Não estou em condições de avançar se ele já teve encontros com os veteranos do partido, mas visionário como ele é penso que não descurará essa oportunidade.

Portanto caro leitor, sempre que for oportuno relatar-lhe-ei os acontecimentos desta luta pelo poder dentro do PAIGC.

Boas entradas e boas saídas

PA DEUS DANU PAZ NESS TERRA.

Manuel Biaguê

Jurista

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

didinhocasimiro@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL