DISCURSO DE FORMATURA FRUTO DAS MINHAS CONQUISTAS!

 

“muitas das vezes não conseguimos enxergar a nossa grandeza, mas sempre tem alguem nos observando com muita admiração”. Alberto    O. Lopes)

 


 

Alberto Oliveira Lopes *                                                 

Lopesoliveira27@yahoo.com.br

30.08.2010

Alberto Oliveira LopesNo 26 de junho recebi o título a qual milhares de pessoas no mundo almejam (graduação),  foi uma data que rescreveu a minha historia e fez apagar os momentos negros da minha trajetória acadêmico, pois ser um único Africano numa faculdade é um privilegio ao mesmo tempo é um desafio, mas finalmente consegui triunfar.

Na referida data acima, fui indicado por unanimidade como ORADOR da cerimonia de colação de grau num universo de mais de 75 formandos, não por ser o mais inteligente, mas tudo se deve ao meu carácter, determinação, persistência, esforço e comprometimento com a minha profissão. Pois, maioria dos alunos gostaria de receber a honra de ser ORADOR de uma formatura, felizmente teve este privilegio.

Quando soube da minha indicação como orador fique muito feliz ao mesmo tempo preocupado, pois escrever um discurso e proferi-lo num auditoria com a capacidade para mil  pessoas e por cima de tudo repleto de mestre, doutores, intelectuais, é uma responsabilidade sublime, que exige coragem, concentração e inspiração para redigir um texto emocionante. Passaram dias de escrever e rescrever finalmente, consegui encontrar palavras simples, mas que tem um significado grande na minha percepção como um cuidador que se coloca no lugar do outro.

A minha intenção aqui não é fazer apologia ou auto-elogiar, mas sim, encorajar os meus conterrâneos,estudantes e não estudantes e os leitores deste projeto a lutarem com persistência e saibam que são importante, o mérito do ser humano não se prende na cor da pele e muito menos na aparência física, pois muitas das vezes não conseguimos enxergar a nossa grandeza, mas sempre tem alguem nos observando com muita admiração.

Um dos principais motivo de postar este discurso no Associação CONTRIBUTO, consiste em  partilhar com os meus colegas da área  e os leitores deste projeto a minha ideologia inerente a prestação dos cuidados ao enfermo.

 

EIS O DISCURSO

Magnífico reitor do CUSC Profº.Dr. Pe. C.B, ilustríssima coordenadora do curso de enfermagem  Profª D. A.  L,  e demais  componentes da mesa; excelentíssimos professores e  formandos, senhores e senhoras presentes BOA TARDE.

Excelentíssimos  formandos, é com grande alegria neste exato momento, em que estarei proferindo em poucas palavras, a felicidade que sentimos por esta conquista que ora festejamos: a graduação em enfermagem.

 

Caros colegas:

Daqui em diante, estaremos assumindo uma missão sublime e fatigante que tem como alvo o paciente como um todo (corpo, alma, mente e o espírito).

A missão que ora estaremos assumindo, a de ser enfermeiros, não se resume num simples ato de cuidar, como muitos pensam, mas sim, exige um raciocino lógico e crítico, baseado nos conhecimentos técnicos científicos e nos princípios éticos e morais que ao longo dos quatro anos adquirimos.

Ser Enfermeiro é ser capaz de levar com a ciência e a técnica, ao ser humano incapacitado de se auto-cuidar, uma palavra de conforto, um gesto de carinho, uma luz que apaga a escuridão da dor e lhe aponta novos caminhos a trilhar, ser enfermeiro é uma constante busca do saber.

Transcender o ‘Ser Enfermeiro’ é ir além da obrigação, de "ter o que fazer" ou de cumprir as tarefas. É estar comprometido, engajado na profissão e compartilhar com cada ser humano sob seus cuidados, a experiência vivenciada em cada momento. Caso contrário seremos simples portadores de diplomas de enfermagem.

Excelentíssimos colegas, seremos enfermeiros, possuidores da ciência e da arte que os anos de estudos nos proporcionaram?

SIM, mestre, queridos país e amigos, nós, aqui formados, prometemos ser enfermeiros e não pouparemos esforços para ver nossa missão cumprida com eficiência e responsabilidade. Lutaremos para conquista da batalha tão grande à qual nos prepusemos a defender: a vida do ser humano.

Foram quatros anos de muita briga, de muita ansiedade, de muitas incertezas e de noites de insônia, finalmente conseguimos chegar ao fim de uma etapa de formação profissional aonde milhares de pessoas no mundo gostariam de chegar. Durante este percurso houve esforço, dedicação e sacrifício de cada um de nós, pois, não caminhamos sozinhos, tivemos pessoas ao nosso lado que nos apoiaram nos momentos de desesperos, sofreram e vibraram conosco, infelizmente uns ficaram pelo caminho.

Somos eternamente gratos, aos nossos pais, que sempre estiveram ao nosso lado, lutaram por nós e nunca se deram por vencidos na difícil maratona da vida para nos verem hoje com o prêmio da vitória em nossas mãos.

Aos nossos honrados mestres, verdadeiros colaboradores desta conquista, amigos das horas incertas, o nosso reconhecimento por todo saber e experiência partilhadas e principalmente pela atenção e delicadeza que sempre nos proporcionaram.

Também somos gratos, a todo corpo docente do Centro Universitário São Camilo, razão pela qual nos comprometemos a ser multiplicadores dos valores e princípios éticos e morais desta magna instituição do ensino superior no mundo afora.

Um dia sonhamos com essa profissão tão grande, encaramos sério o nosso sonho, ouvimos e seguimos as orientações, dos profissionais competentes, nos esforçamos com todo vigor e dedicação, e hoje, é com grande alegria que colhemos os frutos.

Professores, amigos e familiares aqui presentes, recebam hoje a nossa gratidão e sejam testemunhas verdadeiras da nossa missão. Jamais nos renderemos face a qualquer obstáculo, mas pelo contrário, lutaremos incessantemente por uma causa comum e  justa   (a vida, a saúde e o bem estar do ser humano).

Caros formandos! A sociedade nos espera, o mundo nos espera, como agentes de transformação e valorização do ser humano, objeto principal do Ser Enfermeiro.

Para terminar, dedicamos este dia aos nossos pais e entes queridos que por razão da força maior não puderam desfrutar este momento único e tão maravilhoso que agora festejamos, que Deus vos glorifique eternamente.

Obrigado Guiné-Bissau por ser o seu filho com muito orgulho, obrigado Brasil pela concessão da bolsa no âmbito do Programa Estudante Convenio de Graduação (PEC-G) , obrigado São Paulo, pelo acolhimento generoso, obrigado  Centro Universitário São Camilo pelas marcas indeléveis e o meu muito obrigado a essa plateia.


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org