DEUS TRARÁ JUÍZO PARA AQUELES QUE RESPONDEM PELA NAÇÃO HOJE!

 

 

 

 

Por: Wilson Lutero

 

 

02.06.2007

 

     ADONAI é um dos nomes bíblicos de Deus. Nome por meio do qual Israel se dirigia a Deus na Antiga Dispensação. Derivado de termos hebraicos “dun” e “adan” ambos os quais significam julgar, governar e, assim revelam Deus como o Governante todo-poderoso, a quem tudo está sujeito e com quem o homem se relaciona como servo.

     A Bíblia declara “ Pois nele, ou seja, em Deus, foram criadas todas as coisas, nos Céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Colossenses 1.16

     Deus é Deus de todas as nações, povos, línguas e raças. A Guiné-Bissau enquanto nação, povo espalhado na imensidão de seu território, habitada por sua gente alegre e coberta por  sua variedade cultural, não constitui exceção a essa regra. Deus é guineense, é por nós, está conosco!  Todavia, apesar de estar por nós o guineense continua sofrendo. Os serviços básicos – saúde, educação, saneamento básico, habitação etc., dever de todo e qualquer Estado para com seu povo continuam sendo negados ao cidadão guineense. Governo não consegue pagar seus funcionários, povo, até para conseguir, ao menos, uma só refeição diária é um sacrifício. Para piorar mais que já está, assistimos um Estado que perdeu controle da nação: País caminhando, infelizmente, a largos passos para conquistar troféu de campeão mundial em narcotráfico. É triste e vergonhoso!

     Diante de lastimável contexto de vida da nação, algures, o ateu cético pode levantar sua voz inquiridora: “onde está Deus?” Deus está aí e continua sendo o  mesmo desde ontem à eternidade. Não podemos esperar de braços cruzados que Deus desça do Céu para fazer por nós aquilo que nos cumpre fazer enquanto filhos da mãe Guiné. As nações bem sucedidas  alcançaram essas proezas, graças a Deus sim, mas pelo seu trabalho, empenho e compromisso com o País.

     Toda autoridade é instituída por Deus, afirma a Bíblia em Romanos 13. Acredito eu que todas as nossas autoridades civis e militares são pessoas instituídas por Deus, por isso, devem todo nosso respeito e apoio. Estão aí para nos servir e não para se servir. A oração de todo justo guineense nessa “altura de campeonato” é interceder a favor dos nossos governantes. Que Deus possa-nos instituir autoridades comprometidas com o bem da nação, que coloquem interesse do povo acima do próprio, pois, na minha opinião, problema da Guiné-Bissau passa pela crise de governantes e de boa governação. Deus há de julgar e condenar aqueles que estão se aproveitando das suas autoridades, seus poderes para “extorquir” os cofres públicos de Estado. Repito: a autoridade existe para servir e não “roubar” do povo.

     É imperativo e urgente a criação e aprovação de leis contra o narcotráfico, objetivando punir todos aqueles, sem exceção, que fazem do País palco dos seus mercados sujos de drogas, aproveitando da fragilidade de Estado, quiçá, das suas influências para se enriquecer por meio de mercado de drogas.

     Que Guiné temos? País onde não se declara imposto de renda, onde pessoas enriquecem de “manhã para tarde”, curtem automóveis de luxo e sustentam estilos de vida incompatíveis com seus salários. Cadê o Ministério Público? Cadê  o Procurador Geral da República? Puro e simplesmente omisso a todo acontecimento! Assistimos um País em que ser trabalhador honesto é sinônimo de “burrice”. Levados por essa corrente torpe de idéias todo mundo, também, quer roubar, basta conseguir oportunidade. Todo mundo quer trabalhar nas alfândegas, no aeroporto, nas Finanças – pois, esses lugares são conhecidos tradicionalmente como fonte de dinheiro – Corrupção generalizada!

     Precisamos mudar a Guiné. Essa mudança começa em mim, em você, em nós. Essa mudança passa, em primeiro momento, pela renovação das nossas mentes, em que cada um se deve sentir como parte do todo integrado. Sem isso jamais seremos capazes de sair do lamaçal em que nos encontramos.

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org