De onde vem a Mudança?

 

 

Por: Edson Incopté

 

24.01.2008

 

A pergunta que hoje faço a todos os Guineenses, é de onde vem a mudança? Ou de onde começa? Talvez muitos respondam aquilo que eu já respondi milhares de vezes, que a mudança vem dos governantes, dos que representam o povo. Mas já vimos que estes nunca vão mudar! E tal como foi dito pelo Cristo Senhor: quando o sal não salga, a solução é deitada fora para que seja arranjada outra com mais substância e virtude.

 

O povo guineense tem que começar a sentir a mudança dentro de si. A mudança tem que emergir do povo sobretudo na mentalização da consciência do poder que possui entre mãos escolhendo seus representantes.

 

Temos de começar a acreditar firmemente na esperança. Mas não com isso fazer o que temos feito até aqui, que é esperar pela esperança. Pois parece que todos acreditamos, todos dizemos que a nossa terra um dia vai mudar. Mas quando?

 

Mudar para melhor, mas nenhum de nós toma a iniciativa de ir ao encontro da mudança, mais sim esperar por ela bem sentado onde se está. Como faz a maioria dos jovens guineenses que passam o dia sentados a beber vinho de cajú ou de palma conformados da vida.

 

Está na hora de tomarmos nós a iniciativa de mudar o país e não ficarmos à espera que a cabeça de certas pessoas mude. Parece que os guineenses estão conformados com a situação do país e, enquanto se continuar a importar tudo do Senegal, está tudo bem, reclamar para que? Não é nosso, mas é aqui tão perto que é como se fosse.

 

Talvez seja preciso acontecer mais coisas como a que aconteceu nos meses de Julho e Agosto do ano passado, quando inúmeros guineenses foram proibidos de passarem com combustível na fronteira do Senegal para entrar na Guiné-Bissau. Quando o país estava mais do que necessitado disso e os preços praticados em Bissau eram irrealistas com a situação do país.

 

Não podemos ficar à espera que aconteçam coisas cada vez piores para tomarmos a iniciativa de aplicar os poderes que temos nas mãos. Sim, porque o poder é nosso, do povo e isso ninguém pode dizer o contrário!  Falta-nos às vezes a consciência disso.

 

Meus irmãos e irmãs, vamos pôr uma coisa na cabeça de uma vez por todas. A salvação somos nós, a mudança, nós é que a fazemos e a esperança meus irmãos, a esperança essa já esta em nós. Não temos mais de esperar por ela! Temos é de a tirar cá para fora.

 

Talvez alguns se encontrem iludidos pela frase do momento na Guiné que é: “Terra ranca” traduzindo a Terra arrancou. Mas onde? Para quem?

 

Na minha humilde e sincera opinião, o país não arrancou nem a passos de tartaruga, muito pelo contrário! Saí de Bissau em 2000 voltei em 2007 e vi o meu país mais sujo e estagnado do que nunca.

 

E as casas meus irmãos? Hoje na Guiné não se pode construir uma casa que possamos ter orgulho em exibir, pois temos sempre as chamadas caixas de fósforo em frente dela. A cidade de Bissau é hoje uma cidade completamente desfigurada, devido às milhares de caixas de vendas que estão amontoadas nos passeios da nossa cidade.

 

Estamos à espera de quê minha gente? Estamos à espera de quê para organizarmos, para protestarmos se for necessário? Estamos à espera de quê para mudarmos de atitude perante nós e perante o mundo? Quando é que saímos deste estado de conformismo para começar a mostrar alguma reacção?

 

Deixemos de esperar pela mudança e caminhemos em direcção à mudança.   


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org