DE OLHO NOS CANDIDATOS À ELEIÇÃO PRESIDENCIAL!

 

 

Samuel Vieira  *

vieirasamuel@hotmail.com

16.04.2009

Samuel Vieira

Compatriota!

Nessa eleição, àquele, ou àqueles, que você já conhece está, ou estão no meio! Será que ele vai ou eles vão trazer novidades para você?!

 

Introdução

 

Lembrando-lhe que o seu voto é único direito conquistado por você e que ninguém tem o direito de tirar senão subordinar você, senão manipular você, senão dar esmola a você em tempo de crise. Com ele você pode mudar o destino do seu País e do seu Povo, pense nisso!

Eles, portanto “ESSES CANDIDATOS”, sabem da sua fraqueza e vão fazer de tudo para chegar a você conquistando o seu voto com palavras vãs, promessas de campanha e que posterior a essa fase, vão ignorá-lo e não vão cumprir nada do que prometeram. Surpreenda-os, vá à busca da história política deles: do que é que fizeram enquanto governantes, enquanto deputados, enquanto delegados, chefes regionais, ministros, presidentes, etc., etc. Quem já fez alguma coisa, pode fazer muito mais! Você tem memória e lembra muito bem da promessa vã desse candidato e que foi àquele presidente, ministro, deputado, etc. Se ele ontem não fez, como você pode acreditar que dele virão milagres, em tempo de tempestade que vive a Guiné?! Fique atento as palavras ou discursos dele ou deles, pois, são demasiadamente experientes e grandes oradores públicos, que no amanhecer de cada dia eles enxergam a estrela que seduz você. As cidades Bissau, Bafatá, Gabu, Bolama, etc, estão no mesmo lugar com prédios velhos, infra-estrutura caótica, estradas quase intransitáveis, casas e prédios quase em ruínas, mas tudo isso é visto pelos nossos governantes todos os dias, e ninguém faz nada. Sua avaliação em relação a esses políticos ou governantes passa necessariamente pelos ministérios, por quais eles passaram e melhorias que trouxeram,

se é que trouxeram melhorias?!

 

Hora de ação e não de Palavras

 

 

 Amilcar Cabral - Foto de Bruna Polimeni
 

O Símbolo, o valor desse artigo de uso pessoal e muito valorizado e respeitado pelos nossos anciões, pode mais uma vez entrar em cena para cativar você! Súmbia, barretes, chapéus dos mais variados estilos e qualidades podem entrar em cena, mas o que mais chama sua atenção e principalmente dos nossos velhos, ainda é súmbia e barrete, pelos laços religiosos e tradicionais muito conceituados por algumas etnias do nosso país.

            Não deixe a emoção reinar! Cabral usou Súmbia durante a campanha de mobilização para a luta armada para dirigir reuniões dos militantes, como também para persuadi-los a se engajarem mais nos propósitos da luta. Também cativou os mais velhos para que esses se identificassem mais com os objetivos da luta através de discursos sensibilizadores que os deixavam convencidos e firmes. Súmbia não foi usado por ele para impressionar ou chamar atenção do nosso povo ou alguma etnia que usa e valoriza esse que hoje é: um Símbolo Nacional. Os valores de um político estão em suas ações e não nas suas conversas ou discursos! Cabral foi sempre um político atuante e responsável, é bom que lembremo-nos disso pela vida a fora!

O Mugabe também é um bom orador, mas as ações dele frente às mudanças que o povo tanto almejou, estão nas ruínas do Zimbabué e na decretação de um país falido e o povo abandonado à própria sorte. Você não quer isso para sua Guiné, por isso, pense e repense! Não jogue seu voto na urna a favor do candidato tal, se você não tem certeza de sua capacidade. Governar não é fácil e não é para qualquer um. Muitos países prosperaram em função do governo que têm. Muitas vezes não é necessariamente um quadro com brilhante formação que, sendo político, pode efetivamente, proporcionar mudanças que tanto o povo espera. A articulação política é habilidade e inteligência reforçadas com boa formação. Um bom político pode não ter sido um brilhante estudante, mas tem dom, carisma, habilidade de persuadir e não impor. Com isso ele forma equipe rodeada de pessoas muito competentes que lhe dão suporte. O Presidente Lula da Silva do Brasil é um dos raros presidentes que conseguiu fazer o Congresso e o Senado terem um diálogo conciliador entre os diferentes partidos políticos que compõem esses dois órgãos de soberania. Ele é carismático, de bom papo, portanto, tem um grande poder de persuasão. Desse jeito ele alinha todas as alas políticas para um propósito que é trabalhar para o bem do Brasil.

Esse quadro, seu voto pode mudar, acredite! A imagem de Bissau ou algures em Bissau, quando estampada nas TVs, chega a dar pena. Parece cidade sem dono e sem vida! A CMB parece que não existe mais. Lixos e lixos por todos os cantos dão imagem de que a cidade não é povoada, não tem gente que se incomoda com esse mal-estar. Como pode ver irmão, chegou o momento certo para você tentar naquele que te fortalece, que você confia que você sabe que trabalha e não simula que trabalha. Que chega cedo ao Gabinete e quando necessário, sai mais tarde na certeza de que tudo está sob controle. Guiné precisa mudar para sair do patamar 3, terceiro andar na escala de desenvolvimento.  IDH Guineense não é ruim se levarmos em conta o número de quadros que tem no exterior. Precisamos imediatamente incorporá-los aos novos projetos do país para que se torne notório que Guiné tem quadros, o que pode sem dúvida mudar os índices IDH hoje fornecidos.

 

Um forte abraço a todos! Vamos ficar vigilantes frente a ELES convencendo os nossos familiares a votar no candidato certo. A Guiné já viveu de muitas promessas, agora quer ação!

Obs.: Levem em conta que muitas palavras no meu texto já submetem a nova ortografia que deve ser usada em todos os oito países que compõem os PALOPs. Ex.: acção=ação.

 * Analista de Sistemas

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org