DE "FAIBÉ GUINÉ" A "LIMÁRIAS"

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

11.04.2009

Fernando Casimiro (Didinho) Não me canso de ouvi-la!

Não me canso de dizer que em boa hora surgiu esta canção!

Serve para ambas, quer  para "Faibé Guiné", quer para "Limárias".

Durante quase 5 anos tivemos a música “Faibé Guiné” da nossa prestigiada OrquestraSuper Mama Djombo” fazendo a apresentação do nosso site.

Ainda guardo o registo da resposta (31.05.2004) ao pedido solicitado para a reprodução dessa maravilhosa música no nosso site.

O Brian e o Zé Manel não podiam ter sido mais simpáticos e encorajadores. A Guiné-Bissau tinha que estar representada nas mais variadas formas e ao mais alto nível  no nosso site e para mim, na área musical, a nível de orquestras e agrupamentos, pese toda a consideração pelos Cobiana Djaz, Capa Negra, N'Kassa Cobra e tantos outros, não posso esconder que os "Super Mama Djombo" foram, são e serão eternamente os meus eleitos  como a melhor banda de sempre da Guiné-Bissau!

 

"Faibé Guiné", uma música que mereceu admiração de muitos amigos da Guiné-Bissau, como também, "matou" saudades a muitos guineenses espalhados por este mundo. É claro que não terei saudades, pois nos meus poucos momentos de "paz" será uma das minhas companhias diárias, o que equivale dizer que, estaremos sempre juntos e quando se está junto, não há espaço para saudades!

 

Ainda assim, aproveito para pedir a todos vocês uma saudação em jeito de homenagem à nossa querida música "Faibé Guiné" e aos "Super Mama Djombo".

Não me enviem mensagens, deixem os vossos reconhecimentos na secção de comentários do "Editorial".

 

A Guiné-Bissau está a atravessar um momento delicado, não que tivesse estado melhor nos últimos anos, mas o contexto actual é único na História recente do nosso país e como tal, todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau devem abdicar do cómodo posicionamento de indiferença e do silêncio na versão de conivência, para que todos juntos possamos recuperar a Guiné-Bissau do estado de coma em que se encontra.

 

Sensibilizar é alertar, é educar, é informar e formar pessoas, quer seja na Guiné-Bissau ou em qualquer parte do mundo.

Sensibilizar é prevenir, preparando um futuro melhor para todos!

 

A sensibilização faz-se, utilizando diversos meios e formas. Nós aqui no Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO escrevemos, partilhamos nossas ideias, opiniões e experiências. Divulgamos  o bem e denunciamos o mal, tudo acompanhado com argumentos e sempre cientes das nossas limitações. Tentamos ajudar os nossos irmãos e amigos a compreenderem melhor muito do que passou a ser uma grande preocupação para eles, transformando-se numa grande causa: a Guiné-Bissau!

 

O nosso trabalho em prol de uma Guiné-Bissau Positiva deve, tem que passar necessária e obrigatoriamente pela sensibilização. Aos que hoje estão precipitados reclamando por acções concretas, sugiro que se mantenham  calmos porque a primeira acção concreta é a serenidade para uma boa reflexão. Obviamente que se nos predispusermos a exercitar a mente encontraremos respostas (ainda que não sejam soluções definitivas), para ajudar a Guiné a respirar.

 

Se os guineenses assumirem os seus compromissos para com o país;

Se os guineenses perderem o medo e optarem pela verdade;

Se os guineenses souberem reconhecer o mérito dos seus irmãos que estão envolvidos em várias frentes de "luta" para a mudança positiva da Guiné-Bissau, apoiando-os, incentivando-os e não os tomando como adversários de uma qualquer disputa intelectual ou profissional;

Se os guineenses realmente quiserem mudar a Guiné-Bissau, há como fazê-lo de várias formas e a via primeira é através da sensibilização.

 

É nessa onda sensibilizadora que 3 jovens guineenses, Eneida Marta, Azi Monteiro e Juca Delgado lançaram por estes dias a música do momento, mas que na verdade é de todos os momentos do percurso da Guiné-Bissau, da proclamação da independência aos dias de hoje!

 

Claro que se se nos multiplicarmos nesta onda sensibilizadora, seremos cada vez mais a "falar a mesma língua"; a defender a mesma causa. O que nos tornará cada vez mais fortes, até conseguirmos libertar a nossa terra e o nosso povo, utilizando sempre a via pacífica!

 

Insisto: pelo contexto, pela qualidade musical e pela brilhante reflexão que faz desta música um novo e dinâmico argumento  do despertar para a consciencialização dos guineense, juntemo-nos todos a favor da Guiné-Bissau, país e povo, ao invés de nos posicionarmos como cúmplices dos senhores do poder, sejam eles quem forem!

O site www.didinho.org passa a partir de hoje a ter como música de fundo o valioso contributo de Eneida Marta, Azi Monteiro e Juca Delgado!

 

Tal como diz a canção “Guiné-Bissau, nô kana viral kosta” . “Não viraremos as costas à Guiné-Bissau”!

 

VIVA A GUINÉ-BISSAU!

 

ACREDITAMOS NA MUDANÇA, PORQUE SOMOS CAPAZES DE FAZÊ-LA!


Faibé Guiné

Limárias

PARABÉNS E OBRIGADO À ENEIDA MARTA, AO AZI MONTEIRO E AO JUCA DELGADO!

UM GRANDE OBRIGADO AOS "SUPER MAMA DJOMBO"

Fernando,

Obrigado pelo esforço que está a fazer para abrir um espaço de diálogo sobre a
cultura, política e futuro do país.

Achamos que não há problema em utilizar  essa música  no site, mas pedimos que
agregue o título e informações sobre a autoria da música, bem como o endereço
electrónico da nossa pagina web:

"Faibé Guiné"
Lamine Balde
Orquestra Super Mama Djombo
www.cobianarecords.com
Força
Brian & Zé

31.05.2004

Vamos continuar a trabalhar!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org