DE CABEÇA ERGUIDA, continuar a trabalhar!

 

 

ACTA Nº 3 - REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA-GERAL DA ASSOCIAÇÃO GUINÉ-BISSAU - CONTRIBUTO

Ponto 2 - Por maioria dos membros presentes e por delegação dos membros ausentes, foi decidido em definitivo a não continuação dos trâmites tendentes à legalização da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

Ponto 6 - Em consequência da não continuação da oficialização da legalização da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, o site www.didinho.org anteriormente cedido à Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, regressa à posse e responsabilidade plena do seu fundador e organizador Fernando Casimiro (Didinho), nos moldes, estilo e conteúdo por ele determinado.

PEDIDO DE DEMISSÃO DO CARGO DE PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GUINÉ-BISSAU - CONTRIBUTO

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

17.07.2010

Fernando Casimiro (Didinho)QUEM MENOS FAZ PARA CONSTRUIR É QUEM MAIS FAZ PARA DESTRUIR! Didinho

Quando a 25 de Abril deste ano formalizamos a criação da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, fizemo-lo convictos de estarmos todos identificados com os propósitos enumerados nos estatutos e, em especial, com a Cidadania, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Social.

Porém, cedo se viu que não era bem assim!

Hoje, 17 de Julho, voltamos a reunir, para decidir não avançar com a Escritura Pública da Associação, o passo que faltava dar depois da reunião da Assembleia Constituinte de 25.04.2010.

Não é fácil criar uma Associação do tipo que idealizei, por diversas razões, mas há uma em especial, que destaco: Quem não se identifica com os propósitos duma Associação/organização e aceita fazer parte dela, acaba sempre por ser um "agente" infiltrado, através das suas acções/manifestações, sempre com o objectivo de destruir.

Reconheço o erro involuntário de ter convidado algumas pessoas que me desapontaram, mas fiz o que tinha a fazer quando decidi convidar as pessoas que convidei. Assumo o falhanço, mas não a derrota!

Não vou entrar em detalhes sobre esta primeira tentativa falhada de criação duma Associação, bem como sobre os motivos que me levaram a pedir a demissão do cargo de Presidente da Direcção, pois teria necessariamente que recorrer aos registos das "Notas Internas" da Associação, uma espécie de reunião informativa via e-mail, entre os membros dos órgãos sociais e sócios fundadores, registos esses cuja reprodução solicitei a devida autorização aos membros dos órgãos sociais e aos sócios fundadores, mas que a maioria entendeu posicionar-se contra, decisão que respeito!

Contudo, sem reproduzir qualquer intervenção de alguém, constante das "Notas Internas", sinto-me no direito e manifestei-o hoje na reunião extraordinária da Assembleia-Geral, de reproduzir o teor da "Nota Interna de 28.06.2010", afinal, a geradora da polémica que veio a pôr um fim na primeira tentativa de edificação da entidade associativa consequente de 7 anos do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

Para mim, uma Associação é um COMPROMISSO!

Para mim, quem não se identifica com os propósitos duma Associação, deve agradecer o convite que lhe for endereçado, mas não deve aceitar fazer parte dessa Associação!

Para mim, nenhuma Associação funciona com a ostentação do grau académico ou outro, dos seus membros,  mas sim, com trabalho, com muito trabalho e humildade, dos seus membros, independentemente dos seus "estatutos".

Para mim, nenhuma Associação/organização funciona sem orientações e quando quem deve ser orientado, não aceita sê-lo, por se considerar superior, então algo está mal, algo vai estar sempre mal!

Algo está mal quando do teor duma "Nota Interna" concreta se resolve entrar na via da confrontação, motivando disputas fora de contexto ao ponto de se chegar à perda do bom senso. Fui, uma vez mais, e agora, no seio dos que à partida, deveriam apoiar-me, insultado de forma inacreditável, por um dos membros fundadores da Associação, através duma mensagem de âmbito pessoal, que no entanto partilhei com todos os membros da Associação, por nela haver argumentos nesse sentido.

Não reproduzo os insultos que me foram dirigidos (e aos quais não respondi), pois se o fizesse seria correcto e ético da minha parte reproduzir também todas as intervenções da "Nota Interna de 28.06.2010", e quanto a essas intervenções, a maioria dos sócios fundadores decidiu pela não reprodução, tal como consta na Acta hoje lavrada. Porém, fiz saber a todos os membros fundadores da Associação que os insultos foram-me dirigidos a título particular, numa mensagem particular e, se por algum motivo, numa altura qualquer, for "obrigado" a reproduzi-los, não hesitarei em fazê-lo!

Não idealizei a Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO para negar/tirar direitos aos guineenses, pelo contrário! Por isso, não me identifico com posicionamentos, no seio da Associação, que insinuam que não se deve escrever sobre isto ou aquilo, porque se está a denegrir a imagem do país, etc. etc.

Onde está e qual é o nosso conceito de CIDADANIA?!

Onde estão os Direitos Humanos?!

Sou de convicções!

Sou de desafios, de grandes desafios!

Sou viciado em trabalho e predestinado a servir, por isso, oportunamente, farei uma NOVA ABORDAGEM sobre a continuidade da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, salvaguardando a aprendizagem do percurso anterior.

Quero agradecer a todos quantos se envolveram nesta primeira tentativa, assumindo cargos nos órgãos sociais, ou na qualidade de sócios fundadores, mas também, aos que enviaram suas fichas de inscrição de associado.

Espero a compreensão de todos e prometo que a Associação, a NOSSA TÃO SONHADA E DESEJADA  ASSOCIAÇÃO, será uma realidade ainda no decurso deste ano de 2010

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

DE: FERNANDO CASIMIRO <didinhocasimiro@gmail.com>
Data: 28 de Junho de 2010 13:03


Assunto: NOTA INTERNA - 28.06.2010


Prezados irmãos

Espero que esteja tudo bem com todos, já que comigo a disposição é sempre a mesma: continuar a trabalhar!

Dirijo-me a todos para, em primeiro lugar dizer-vos que o passo da legalização da nossa Associação tem estado condicionado ao envio dos documentos (BI ou cartão de residência) do Helmer Araújo, que ainda se encontra em Bissau, sendo que já lhe comuniquei sobre a necessidade de digitalizar e autenticar esses documentos, caso não tenha data provável de regresso a Portugal. Contudo, até agora aguardo uma acção do Helmer nesse sentido.

Compreendo a sua situação, mas a Associação é um compromisso e devemos avançar, ou desistir!

Outro assunto que me inquieta é o facto de, a Associação assentar-se em 3 pilares bem definidos: Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e não estarmos a usufruir do nosso direito de cidadania para expressarmos o que sentimos e pensamos sobre a Guiné, sendo que temos espaço para tal e leitores e seguidores em todo o mundo!

Ora, a Guiné-Bissau tem vivido momentos difíceis agravados com o levantamento militar de 01 de Abril passado. Se por ainda não estarmos legalizados não é correcto posicionarmo-nos em colectivo como uma entidade, mas ao menos, que cada um, principalmente os que há muito escrevem/opinam sobre a Guiné-Bissau, continuem a fazê-lo, pois ajudar o país, passa necessariamente pela consciencialização do nosso povo, no apoio à formação duma nova mentalidade.

Entristece-me e preocupa-me o facto de produzirmos muito pouco nos últimos meses!

Não tarda muito surgirão insinuações de que só o Didinho é que escreve, por isso, deve haver um mau relacionamento na Associação, e outras coisas mais...

Não sei o que se passa com cada um, mas peço-vos que façam um esforço, repito: principalmente aqueles que sempre escreveram/opinaram.

Também é notória a quebra de produtividade nos espaços temáticos do site. Agradecia que os coordenadores dissessem algo aos leitores, pois merecem esclarecimentos, sejam eles quais forem.

Por último, gostaria de saber se, nesta fase, há alguém que por uma razão ou outra deixou de estar interessado em fazer parte da Associação, ou se acha que se deve repensar ou redefinir a Associação. A escritura Pública ainda não foi feita, estamos a tempo de rectificar o que quer que seja, mas não creio ser possível haver um bom funcionamento da Associação, sem que haja participação de todos!

Aguardo as vossas respostas.

Abraço

Didinho

É urgente fazer ver aos guineenses que o medo de mudar ontem, é a razão dos males de hoje e o medo de mudar hoje, será a razão dos males de amanhã... Didinho

 

"Perderei a minha utilidade no dia em que abafar a voz da minha consciência". Gandhi


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org