Condenações e mais condenações

 

 

Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

03.03.2009

Em primeiro lugar há que referir que um acto de violência, seja de que género for, é sempre repugnante! Suponho que nenhum amante da paz ficaria indiferente a estes últimos acontecimentos registados na Guiné-Bissau. É extremamente importante que a estabilidade regresse à nossa pátria. Todos os filhos da Guiné esperam que Carlos Gomes Jr. tenha pulso forte para suster qualquer possível acto de violência.

Mas o que motivou este artigo foram as centenas de condenações dos actos ocorridos na Guiné-Bissau. Não pude ficar indiferente a sucessivas condenações que foram surgindo de todo o mundo, com particular ênfase para dirigentes dos países da CPLP e vizinhos africanos.

As minhas perguntas são as seguintes:

Onde estavam todas essas pessoas que agora apareceram a condenar os assassinatos de Nino Vieira e do Major-General Baptista Tagmé Na Waié?

Alguém alguma vez apareceu a condenar os actos desumanos que o Senhor Nino Vieira praticava contra o povo Guineense?

Onde estavam essas pessoas quando por causa de Nino Vieira tantos outros morreram?

Algum deles perguntou ao Nino Vieira porque é que tinha carros de luxo na garagem enquanto o povo Guineense morria à fome?

Qual deles é que perguntou ao Nino Vieira o que ele estava a fazer para combater o tráfico de droga na Guiné-Bissau?

De uma coisa tenho a certeza, faltam 4 dias para eu completar 22 anos de idade e durante todo este tempo nunca vi nenhum desses senhores surgir para condenar algum acto de Nino Vieira e vejam que não são poucos. O senhor Mário Soares veio hoje revelar que um dia, uma família desesperada lhe procurou para que ele interviesse junto de Nino Vieira de forma a evitar que duas vidas fossem eliminadas. Pois bem, uma dessas vidas era a do meu avô. E posso garantir que de nada adiantaram os desesperos das minhas tias.  

Pelo amor de Deus, acabemos com toda esta hipocrisia. De nada vai adiantar as condenações dos senhores! Se realmente querem ajudar a Guiné-Bissau então que arregacem as mangas e ajudem de forma concreta o Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. a tomar diligências de forma a controlar os militares. Esse tem que ser o primeiro passo para estabilizar toda essa situação e não, as condenações dos senhores, pois essas condenações entram a 100 e saem a 1000, tanto nos ouvidos do povo como nos ouvidos dos militares, onde a maioria não percebe nada que os senhores dizem.

É preciso agir!

Triste fim para quem um dia pegou em armas por acreditar que todos os homens tinham os mesmos direitos.

Estamos juntos!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org