CASOS CLÍNICOS: OS MALEFÍCIOS DA DROGA

 

 
Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

20.12.2007

 
1- Depois de um longo dia de trabalho, fui para a cama às 11 da noite. ÀS 2:30 da manhã, recebi um telefonema de um colega do serviço de emergência:

Um jovem de 26 anos de idade tinha sido transferido de um outro hospital com o seguinte relato clínico: estava a inalar cocaína quando subitamente (relato fornecido pelo irmão) perdeu os sentidos. Chamaram uma ambulância e depois de ter chegado ao hospital, como tinha anisocoria, fizeram um TAC à cabeça que mostrou um derrame cerebral.

Quando cheguei à urgência, depois de um exame físico e revisão do processo, contactámos o neurocirurgião de banco e às 4 da manhã, o paciente foi levado para a sala de operações para drenagem da hemorragia.

Às 5 da tarde de hoje ainda estava comatoso e não sabemos se vai recuperar.

Incluo neste texto imagens relativas a exames efectuados ao paciente.

-TAC  à cabeça, 2 imagens, sendo visível o derrame cerebral (tipo circulo branco);

 

- Radiografia torácica (normal)

- Fotografia do paciente (olhos vendados para manter o anonimato) no nosso serviço de cuidados intensivos.

2- Outro caso que acabei de analisar com os residentes às 3 da tarde de hoje:

Um indivíduo de 42 anos de idade, de visita a Las Vegas, resolve inalar cocaína no seu quarto de hotel, tendo desmaiado. Esteve desmaiado por 4 horas e finalmente alguém encontrou-o nesse estado, tendo chamado os serviços da AMR (INEM); no hospital, depois de algumas análises, viu-se que o paciente estava com insuficiência renal aguda devido a rabdomyolysis (destruição do tecido muscular) e tinha uma acidosismetabólica grave (ph=6.9). Tivemos que entubá-lo e agora está a ser dialisado.

3- O terceiro caso, também hoje, resultante de uma transferência para os nossos serviços às 10 da manhã:

Um indivíduo de 45 anos de idade, abusador de cocaína, foi admitido com dores de peito e...tinha um enfarte do miocárdio devido ao consumo da cocaína.

Todos estes casos são simplesmente para nos lembrar que o mundo da droga não é só ter carros de luxo, roupas caras, muitas mulheres, poder, riqueza etc.  O outro lado da moeda é a morte, a invalidez física ou intelectual e fardo económico para familiares e sociedade em geral.

Por favor, passem a mensagem no vosso dia-a-dia com doentes, familiares e amigos.

 
 
Obrigado!

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org