CASOS CLÍNICOS DE ABRIL

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

05.04.2009

 

 CASO CLÍNICO (1)

Uma jovem de 49 anos de idade, enfermeira de profissão, fumadora de 2 maços de cigarros por dia, foi diagnosticada com cancro dos pulmões (Squamous Cell Carcinoma) com metástases na aurícula direita (right atrium) e pescoço. Foi transferida para o nosso hospital para quimoterapia; chamaram-me para consultar, devido à gravidade da pneumonia e dispneia grave. Tive que a entubar na unidade de cuidados intensivos e 48 horas depois, ainda temos dificuldade em oxigenar e ventilar a paciente, e muito provavelmente vai falecer.

1- Fumar cigarros: foi com espanto e consternação que das minhas viagens a Portugal, vi colegas médicos a fumar (are you kidding me?); com todos os riscos inerentes ao fumo do tabaco, ainda há pessoas que insistem em fumar…

 

2-     Duas radiografias acompanham este caso: uma tirada em 2002 (sem pneumonia ou cancro) e a outra, tirada 2 dias atrás, com cancro e pneumonia difusa.

 

3-     Também apresento um electrocardiograma, para exercício (qual é o diagnóstico?)

 

CASO CLÍNICO (2)

 

Um jovem de 19 anos de idade, sem-abrigo, abusador de heroína, cocaína, foi admitido com o diagnóstico de ataque asthmatico. Fui contactado pelo internista para consulta: quando examinei a radiografia e recolhi mais dados anamnésticos através da mãe (também uma abusadora de cocaína), ela informou-me que o filho teve 2 episódios de pneumotórax no passado. Imediatamente vieram-me à cabeça 3 possíveis diagnósticos:

1-     Deficiência de Alfa 1 Antitripsina (Alpha 1 Antitrypsin Deficiency)

2-     Fibrose Cística (Cystic Fibrosis)

3-     Síndrome de Marfan (Marfan Syndrome)

 

Pelo exame físico e história clínica prévia, os 2 últimos diagnósticos eram menos plausíveis.

Enviamos testes para Deficiência de Alfa 1 Antitripsina e Fibrose Cística, mas antes de recebermos os resultados, o paciente, muito provavelmente já estava com “sede” de mais drogas, decidiu abandonar o hospital e recusar qualquer tratamento.

Segue a radiografia (com algumas fracturas das costelas do lado direito: lutas relacionadas com drogas, suponho).

 

Rever os 3 diagnósticos acima referenciados

Síndrome de Marfan e Deficiência de Alfa 1 Antitripsina são doenças que existem na Guiné (já falei com guineenses com estas doenças).


 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org