A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

09.01.2011

CASO CLÍNICO DE JANEIRO

Um senhor de 90 anos de idade, com historial de hipertensão e consumo de cocaína, foi admitido nos nossos serviços de urgência com alteração do nível de consciência (ALOC).

Pelo relato de um amigo, ele estava a “snifar” cocaína quando de repente perdeu a consciência.

Foi entubado pelos paramédicos a caminho do hospital.

O TAC (CAT scan) revelou uma hemorragia intracerebral, sem desvio da linha média (no midline shift).

Devido ao grau de depressão da consciência, não foi possível extubar este paciente, tendo sido submetido a uma traqueotomia e, ontem, transferido para uma outra facilidade de cuidados crónicos.

Seguem ilustrações referentes a este caso.

 

Clique nas imagens para ampliá-las

Comentário:

Este caso é peculiar no aspecto da idade; não é habitual receber um doente com mais de 60 anos, abusador de cocaína (embora os BabyBoomers estejam a atingir agora a idade de 55 a 65 anos e sabemos que o abuso de drogas propagou-se nos anos sessenta e vamos a ter mais casos de sexagenários com o mesmo tipo de problema que este nosso paciente); Mas, aos 90 anos, será puxar o vício ao limite.

Ao mesmo tempo, não é um caso peculiar no que se refere a AVC’s (CVA); Somente no mês de Dezembro, tivemos uma média de 3 admissões por dia, de doentes com AVC e em conversa com o Henrique Ribeiro, fiquei a saber que colegas de infância que ainda residem na Guiné estão a ser vítimas desta calamidade. Por isso decidi fazer um pequeno resumo sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

AVC

Como na maioria das doenças cardiovasculares, o estilo de vida tem um papel importante nesta doença:

Comida (elevado colesterol, fumar cigarros, stress com possível elevação da pressão arterial, Diabetes) e idade, fibrilhação auricular.

Há duas categorias principais de AVC (Stroke):

1-  1- Isquémico (80% dos casos), que pode ser trombótico (quando se origina nos vasos cerebrais que são “obstruídos por colesterol, placas, etc.); embólico (quando um coágulo se despega do coração ou de um dos vasos sanguíneos extra cranianos e vai bloquear um vaso intracraniano), lacunar.

Quando se detecta dentro de 3 horas (por vezes 4 horas e meia) através de um familiar ou amigo: dificuldade em falar, dificuldade em mover um membro, etc., o familiar deve contactar imediatamente os serviços de emergência médica, porque se o paciente não tem contra-indicações para uso de um trombolítico (tPA), tem uma grande chance de recuperar completamente, quase sem qualquer deficit motor.

É fundamental que o hospital esteja equipado com um TAC e neurologista com experiência em cuidados intensivos (Neurointensivista);

2-  2 - Hemorrágico (20% dos casos), que pode ser primário (rotura de vasos sanguíneos como consequência de lesões crónicas causadas por pressão alta ou por depósitos de amilóide) ou secundário (rotura de aneurismas-dilatações anormais de vasos sanguíneos, anomalias do sistema de coagulação, medicamentos como a coumarina, etc.)

Esta forma é devastadora e mais fatal do que o Isquémico;

Pessoas com dores de cabeça frequentes (principalmente jovens), devem consultar médicos de clínica geral neurologistas para descartar aneurismas ou outras patologias que podem precipitar esta calamidade.

Definitivamente: tratar a tensão, seguir uma dieta sem excessos (gordura, açúcar), evitar tabaco, etc.

Situações que podem provocar a rotura dos aneurismas/vasos sanguíneos: Manobras de Valsalva (quando tentamos exalar sem o fazer-nariz e boca fechados-acto de defecar, sexo) ou inalar abruptamente (caso de cocaína), tudo isso vai aumentar a pressão intracraniana o que provoca a rotura dos aneurismas, vasos intracranianos.

 

Joaquim Silva Tavares, MD, FACP, FCCP, FAASM


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org