CASO CLÍNICO DE JANEIRO DE 2009

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

01.02.2009

Um advogado de 40 anos de idade estava num cruzeiro com outros colegas de profissão, quando foi encontrado inconsciente na sua cabina; começou por ser tratado no cruzeiro (cruise ship), depois foi transferido para Los Cabos (México), entubado; e tratado contra possível meningite/pneumonia; foi extubado 2 dias depois, mas foi imediatamente reentubado, devido à debilidade dos músculos respiratórios e paralisia muscular.

Foi transferido para o nosso hospital e depois de alguns testes diagnósticos, foi tratado com o presumível diagnóstico de ----------, foi extubado depois de 3 dias e está muito melhor.

Seguem os relatórios clínicos do cruzeiro, do hospital em Los Cabos e a admissão no nosso hospital (a importância da globalização, da comunicação e da estandardização da medicina).

 

 

 

 

 

 

O diagnóstico presuntivo foi o de sindroma de Guillain Barre.

É uma doença em que o nosso sistema imunológico ataca os nossos nervos, com debilidade muscular e falta de sensação; os sintomas geralmente começam nas extremidades e progridem rapidamente.

Afecta 1 a 2 pessoas em cada 100 mil mundialmente.

Não se sabe exactamente a etiologia, mas em 60% dos casos, pensa-se que é devido a infecção (muito provavelmente campylobacter - bactéria que se pode adquirir com a ingestão de comida mal cozida)

O diagnóstico faz-se com a punção lombar (lumbar puncture) para análise do líquido cefaloraquidiano (spinal fluid) e estudo da condução nervosa (nerve conduction studies).

Tratamento:  1- Plasmapheresis (plasmaferesis) em que se eliminam os anticorpos que atacam os nervos

                             2-Também se pode tentar a imunoglobulina intravenosa (IVIG).

Depois da plasmapheresis (2 das 5 sessões), o paciente foi extubado, recuperou pelo menos 70% da sua força muscular e infelizmente, como qualquer advogado, começou a falar que nem uma metralhadora (por vezes dá-me gana de o reentubar ------ só a brincar!!!)

Tive um caso semelhante há 6 anos atrás: um jovem foi comer a um Mcdonalds em Londres, teve diarreia e 2 semanas depois, de volta a Las Vegas, teve paralisia muscular; melhorou com plasmaferesis.


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org