CARTA ABERTA AO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

 

 

À
SUA EXCELÊNCIA O SENHOR
CARLOS DOMINGOS GOMES JÚNIOR
PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA
DA GUINÉ- BISSAU

Assunto: A escolha do Povo Guineense

 

Por: Samper Katomuar (SKA)  

 

15.03.2009

 

Com a mais elevada consideração, permita-me importunar-lhe nos seus múltiplos e complexos afazeres da vida quotidiana, com a leitura desta pequena missiva.
Sou guineense de coração, de corpo e alma, radicado há mais de 26 anos na Europa, mais concretamente na Europa do Norte.
Em primeiro lugar, faço-lhe saber que acompanho diariamente os acontecimentos na nossa querida Pátria “Terra di Jagras”, às vezes perco a coragem, mas a esperança ainda está intacta!

Os últimos acontecimentos do passado dia 1 e 2 de Março do ano em curso, chocaram qualquer cidadão guineense ou amigo da Guiné-Bissau, seja ele contra ou a favor da situação que vigorava desde a chegada dos nossas gloriosos Combatentes, às nossas praças, tabancas e bairros. Condeno severamente estes trágicos acontecimentos, porque a vida de um ser humano é impagável. Qualquer que seja o problema, há solução, não, por meio da violência, cinismo, hipocrisia etc. etc. Porque a utilização deste tipo de soluções é o adiamento de problemas para um futuro mais próximo, talvez com proporções mais elevadas! A solução é viável, quando a verdade é posta em cima da mesa.

Para não fugir do conteúdo desta pequena mensagem, começo por lhe dizer que, qualquer cidadão guineense tem o direito de participar de uma forma directa ou indirecta na solidificação de uma Pátria sã em que todos nós podemos viver e conviver, sem ter medo de exprimir aquilo que nos passa pela cabeça e pelo coração.
Através dos Médias tomei conhecimento que, o Senhor Primeiro Ministro pretende candidatar-se ao cargo da alta Magistratura do país! Como cidadão, o Senhor tem direito e  capacidade para se candidatar a este cargo! Mas uma coisa é certa: o povo guineense elegeu-o no passado mês de Novembro para um período de 4 anos, renováveis caso haja  confiança para tal.
Uma nova era começou na Guiné-Bissau, desde o passado dia 2 do mês em curso e esta tem que ser aproveitada de uma forma muito prudente e eficaz para uma Guiné Melhor, onde os nossos filhos e netos… sentir-se-ão felizes e orgulhosos de viver na Pátria de todos nós.

Não sou seu fã e  nunca votarei no PAIGC o seu partido, mas acho que o Senhor deve cumprir com a missão que lhe foi incumbida. Não faça como muitos conterrâneos ou a maioria dos Africanos em apressar-se para ocupar um cargo sem uma base sólida para seu exercício.
O Senhor formou um governo que, acho na altura, não havia outra alternativa, mas agora é o momento de reflexão. Tantos Ministérios sem funções bem definidas e ineficientes, podem ser compactadas de uma forma muita sólida e eficaz, por exemplo: O Ministério da Agricultura podia englobar o Ministério das Pesca com três divisões internas (Floresta+ Fauna, Pesca e Pecuária + Alimentação), Ministério do Plano com o Ministério de Administração Territorial e muitos outros.
Esta é uma forma de diminuir as despesas no Orçamento de Estado, encaminhando este dinheiro que serviria para pagar os Ministros e guarda-costas desnecessários, para as áreas vitais (Educação e Investigação, Saúde, Justiça, Electricidade, Combate à criminalidade e descentralização do poder, concretamente separação do poder politico e administrativo) neste momento difícil que o país atravessa. Tirar aos Ministros todos os guarda-costas, porque não necessitam desde que respeitem a constituição guineense e o povo. Muitos dos antigos ministros andam hoje nas ruas de Bissau, sem nenhuma protecção, nunca foram agredidos pelos actos de indisciplina que praticaram durante os seus mandatos!

Muitos conterrâneos nossos, já manifestaram suas disponibilidades em participar e contribuir na formação de uma nova Guiné, essas ofertas devem ser aproveitadas em todos os domínios, para que façamos uma GUINÉ HOMOGÉNEA.

Para terminar, gostaria que vossa Exa. arranjasse uma pessoa com a credibilidade, com a postura e que sabe o que quer, para se candidatar ao cargo do presidente da República, com o apoio do seu partido e que façam a junção de forças para ultrapassarem o caos que reina na nossa terra. Qualquer projecto precisa de uma base sólida para poder atingir o objectivo definido. E se  vossa Exa. criar neste momento a referida base, daqui alguns anos gozará de prestigio que nós desejamos para qualquer pessoa!

Estou convencido e optimista que podemos vencer sem muitas ajudas externas, porque possuímos o dom e a capacidade para vencer qualquer tipo de luta em que estamos inseridos!

Exija Disciplina, Disciplina, mais Disciplina e a Verdade para que o barco possa partir para um rumo certo.


Com toda a consideração me subscrevo muito atentamente.

Saudações fraternais

Samper Katomuar (SKA)

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org