CADÊ A GRANA "SEU" NADO ?!

 

 

 

 

 

 

 

Por: Djiudigalinha

 

 

25.05.2007

 

 

Recentemente, com espalhafato habitual de maus modos e voz à "Johnnie Walker", o ex-Ministro das Finanças do famigerado Governo de Aristides Gomes, Dr. Victor "Nado" Mandinga, deu um show off numa conferência de imprensa organizada, por assim dizer, para desmentir, segundo afiançou, algumas "calúnias e acusações" que lhe tem sido lançadas pelo actual Ministro das Finanças, Dr. Issufo Sanha. É a guerra das "kumbosarias" que está instalada.

 

Posso dizer, que ainda hesitei em ir a tão badalada conferência de imprensa, mas a minha apetência para assistir cenas de "gintiundade" foi mais forte e lá fui, postado na primeira fila, não fosse perder pitada da rockeira voz do ex-homem dos bilhões. Podem crer que não dei por perdido o meu tempo. Valeu a pena, porque, a conferência de imprensa, meteu coscuvilhice, indirectas, descaminhar de droga e toda uma panóplia de baixarias para todos os gostos e ouvidos. O Nado esteve à altura da sua "rusqueirice".

 

Houvesse um Ministério Público credível e interveniente na Guiné-Bissau e essa conferência de imprensa daria muita matéria para averiguação e esclarecimentos sobre negociatas, desvios de droga e dinheiro. Enfim, havia muita matéria de interesse público a questionar em relação às pessoas visadas. É pena, o nosso MP só servir os interesses de quem manda e não os interesses do povo da Guiné-Bissau.

 

Nesse cenário de "bacorradas" do Nado, chamou-me particular atenção, a afirmação do ex-MF de que, nenhum outro Governo tinha conseguido arrecadar tanta receita num ano, que o Governo de Aristides Gomes, que foi de 38 bilhões !! TRINTA E OITO BILIÕES DE FRANCOS CFAS !! É obra.

Ouvi os números e belisquei-me. Olhei em redor, mas não vi nenhuma discoteca ou "clandô" donde pudesse ter saído o conferencista antes de começar a conferência,... então acreditei, que o homem estava a falar mesmo a "sério".

 

Interessei-me por essa afirmação, não para contrariar, o que o ex-MF disse, porque todo o mundo sabe, que lhe falta vergonha na cara e mente descaradamente. Não irei contrariar as suas afirmações, porque todo o mundo sabe como depredou e deixou em estado de endividamento alarmante as finanças públicas. Todo mundo sabe que o Nado foi para as finanças públicas, para resolver as cobranças infindáveis e sem suportes, dos créditos do General-Presidente, da primeira dama, da família da primeira dama, pagar-se a si próprio e à sua entourage dos copos e dos engates.

 

Como estava a dizer, interessei-me por essa "bomba", para perguntar ao Sr. Dr. Nado Mandinga, onde é que meteu todo esse dinheiro, porque estamos a falar de 38 Biliões de Francos Cfa's.

 

Isto, porque 38 Biliões de Francos Cfa's, davam para pagar dois anos de salários dos servidores do Estado na Guiné-Bissau, cujo montante, neste momento, está avaliado em 1.7 Biliões de Fcfa's.

 

Sabe-se que o Nado, em apenas ano e meio à frente do MF, não conseguiu pagar mais de quatro (4) meses de salários da Função Pública!

Sabe-se que o Nado, deixou por pagar as dívidas com o BCEAO, incumpriu e foi sancionado pelo BAD, não honrou minimamente os compromissos com o FMI e o BM e também os empréstimos comerciais no valor de 4.2 biliões de Fcfa's, contraídos com os nossos bancos comerciais e da sub-região, neste caso o BAO e o CBAO.

 

Sabe-se também, que o Nado Mandinga já em situação de demissionado mas, com o aval do General-Presidente, conseguiu contrair junto do CBAO em Dakar um empréstimo de 2.3 Biliões de Fcfa's, para, alegadamente, pagar salários... mas que se sabe de fonte fidedigna, serviu, para, entre outras manigâncias:

 

Tentar comprar "in extremis" a consciência dos deputados, acalmar as azias militares, pagar à pressa os seus créditos de falcatruas e repartir o resto entre a rapaziada da praça. De salários, somente os militares e as forças de segurança foram pagos. O funcionário público esse ficou a chuchar no dedo.

 

Caros concidadãos, foi nessa perspectiva, que a conferência de imprensa do Dr. Mandinga foi interessante, pois permitiu confirmar que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.

 

Agora, retomando a guerra de "kumbosaria" entre  o "ex" e o novel titular dos biliões do Estado:

 

Issufo Sanha tem-se mostrado bastante crítico e até certo ponto sarcástico com a gestão do Dr. Mandinga nas Finanças Públicas. Arrasou o seu antecessor no diagnóstico que fez do estado das nossas Finanças Públicas. Issufo Sanha

"dixit":

"Para elucidar esta situação, à data da tomada de posse do actual Governo, o saldo da Conta Corrente do Tesouro em 16 de Abril de 2007 era de 132.2 milhões de Fcfa's, enquanto que a dívida ascendia a um total de 26.1 biliões de Fcfa's, sendo correspondentes ao período de 2005 e 2006 no total de 8.4 Biliões de Fcfa's e as vincendas em relação ao BCEAO e BOAD no total de 3.8 biliões de FCFA.

 

Neste montante de 26.1 Biliões de Fcfa's, com excepção do FMI, no montante de 558 milhões de FCFA, não se encontra incluído o serviço da dívida externa. A dívida da operação de títulos de Tesouro correspondente à operação de 2006 totaliza 6.7 biliões de FCFA, a saber, CBAO 1.5 biliões de FCFA, Ecobank 1 bilião de FCFA, BDM 2.24 biliões FCFA, BAO 1 bilião de FCFA, BRS-GB 500 milhões de FCFA e BDU 500 milhões de FCFA, a que se deve acrescer os empréstimos comerciais contraídos no montante de 4.2 biliões de FCFA a saber, CBAO 2 biliões de FCFA e BAO 2.2 biliões de FCFA e, para com alguns privados e a EAGB no valor de 1.7 biliões de FCFA, para os quais existe junto ao BCEAO instruções irrevogáveis no sentido deste proceder diariamente à retenção de parte dos depósitos.

 

De uma forma geral, se considerarmos os engajamentos irrevogáveis do Tesouro em termos de títulos de tesouro, os empréstimos comerciais bancários e os engajamentos irrevogáveis para com alguns privados e a EAGB, estas representam cerca de 40% e 60% das receitas orçamentais e tributárias respectivamente programadas para o corrente ano. Se ao montante anteriormente anunciado acrescermos as dívidas vencidas e vincendas para com o BCEAO, BOAD e FMI estaríamos a 84% das receitas orçamentais e 130% das receitas tributárias.

 

Ao total da dívida acima mencionada devem ser acrescentados mais 4.8 biliões de FCFA de salários e pensões em atraso e um total de atrasados no final do mês de Março de 7.1 biliões de FCFA"

 

Resumindo, o cenário de gestão do Dr. Mandinga é catastrófico.

 

O Dr. Issufo Sanha tem-se empenhado nessa guerra, e à parte os seus espalhafatos de show-off, estamos para ver se aguentará esta guerra até ao fim, pois ao que se sabe o Dr. Mandinga agiu com as costas quentes e sob mandato.

 

Estamos aqui para ver o fim desta fita, mas não deixamos de reiterar ao Dr. Mandinga a nossa pergunta que intitula este artigo:

 

Cadê os trinta e oito biliões de receita que diz ter arrecadado?!

 

... Decerto estão disseminados nas contas do General-Presidente, sua família, o Estado-Maior, do próprio Nado e nos diversos bolsos de negociadores de títulos ao serviço do Regime.

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org