Bolseiros Guineenses na Rússia

 

 

 

Por: Edson Incopté

 

edson_incopte@hotmail.com

 

 

14.12.2008

 

 

A nossa formação académica é sem sombra de dúvida a rampa de lançamento para um futuro melhor, a nível pessoal e social! Para essa realização pessoal que podemos transportar e colocar ao serviço da sociedade onde nos encontramos inseridos é necessário um grande empenho e espírito de sacrifício. É preciso termos um crer muitas vezes fora do comum. E quando se refere ao nosso caso (Guineenses) esse crer e espírito de sacrifício têm que ser redobrados, devidas às condições que temos à nossa disposição.

No entanto, até o nosso espírito de sacrifício tem limites. Quando as coisas já começam a ultrapassar os limites do sacrifício e a interferir com o nosso bem-estar e com a nossa dignidade como Homens. É preciso começarmos a rever as nossas precedências e a escolher os materiais à nossa disposição.

 

O problema que aqui vou atacar não é novo, nem coisa que se pareça, aliás, é de conhecimento geral. Justamente por isso é que já se deveria ter feito um mínimo de esforço para colmatar esse problema.

 

à Os bolseiros Guineenses por esse mundo fora, estão abandonados à própria sorte!

 

Argélia, Marrocos, Brasil, Rússia esses são apenas alguns países onde se encontram inúmeros jovens Guineenses a formarem-se com o objectivo de servir a pátria amada. Mas que se encontram totalmente abandonados pelos sucessivos e inertes governos do nosso país. Muitos ainda conseguem aguentar e prosseguir os estudos através da ajuda de familiares que se encontram na disponibilidade de os ajudar. E quem não tiver nenhum familiar em condições de o apoiar, faz o quê? É obrigado a desistir dos estudos para ir trabalhar? (Esse é o caminho mais frequente!)

 

Mas estou aqui para abordar em particular o caso da Rússia onde se encontra um grande número de filhos da Guiné que movidos por um grande desejo de estudar para um futuro melhor, continuam a receber e a aceitar bolsas de estudo para esse país. Mesmo depois de tudo o que aconteceu em 2005! Mesmo sabendo que depois de formados, no regresso ao país são lhes dado três meses para se deixarem corromper. Caso contrário vêem as portas completamente fechadas. Mesmo sabendo de tudo isso, os jovens partem em busca de formação. Infelizmente quando chegam a esse país é preciso muito pouco tempo para se arrependerem de terem lá ido. Porque rapidamente se apercebem que condições para estudar são coisas que menos terão. Sim, porque pensar em estudar quando por vezes se passam dias sem ter o que comer, ninguém consegue! Quando na última semana ouvi da boca de uma compatriota, (senhora já idosa) o relato de que o seu sobrinho chega a comer arroz cru na Rússia, não o cozendo com medo que acabe mais depressa. Fiquei incrédulo perante tal relato e ao mesmo tempo invadiu-me uma indignação sem tamanho, porque assim como o sobrinho dessa senhora existem dezenas de estudantes Guineenses naquele país, onde tudo é frio, inclusive o coração do seu povo, que está a passar por situações idênticas ou até piores. Sem o mínimo apoio do governo da Guiné-Bissau, que dá por cessada as suas intervenções no momento em que os vistos são emitidos. Depois disso o problema é do bolseiro e dos seus familiares. Os nossos governantes esquecem-se por completo dos seus deveres com estes filhos da Guiné-Bissau que se estão a sacrificar para um futuro melhor, o que significará um futuro melhor para o país!

 

Depois da conversa com a dita senhora, resolvi entrar em contacto com os estudantes Guineenses daquele país, na tentativa de demonstrar a minha solidariedade para com a situação que estão a viver e lhes dar apoio. Numa pesquisa na internet consegui encontrar a Associação de Estudantes da Guiné-Bissau/Ivanova (www.ivanova.no.comunidades.net) ao contactar a associação vi confirmada os relatos da compatriota, duma forma ainda mais profunda já que o relato é feito por quem vive a situação. O que fez aumentar a minha tristeza e indignação.

 

Aos nossos inertes governantes quero dizer isto:

Na ciência da vida o material humano é a base de tudo! É fundamental para qualquer sociedade ter bons profissionais em múltiplas áreas! Sem isso nem que se tenham equipamentos de ponta! Caso eles se tenham esquecido desse facto. Então chegou a altura de os mesmos recordarem que a formação é a condição primária para o desenvolvimento, em qualquer parte do mundo! É altura de lhes dizer que apoiar os nossos bolseiros é investir na formação. É altura de informar aos nossos governantes que o mínimo que podem e devem fazer é apostar nos nossos estudantes que estão a concretizar os seus estudos no estrangeiro, já que não investem minimamente na educação no país. É altura de apostar no investimento colectivo e parar de trabalhar só para os próprios bolsos. É hora de acabar com projectos que visam única e exclusivamente o bem-estar individual. É tempo de trabalhar para o país.

 

Quanto aos meus irmãos jovens Guineenses que estão na luta por esse mundo fora, quero dizer o seguinte:

Queiramos ou não, a chave está nas nossas mãos! O futuro somos nós, estamos comprometidos com a mudança e com o país que é nosso! Por isso vamos elaborar objectivos e persegui-los, vamos procurar exemplos positivos, vamos valorizar o nosso contributo ao desenvolvimento do nosso país, vamos trabalhar para que o nosso espírito criativo e crítico esteja sempre activo. Pois o nosso coração ainda é limpo, a nossa mente ainda não esta corrompida. Porque nós (jovens) somos o símbolo da força, da vitalidade, do crer. Acima de tudo, porque os filhos da Guiné-Bissau são revolucionários por natureza, a nossa história mostra-nos isso e deixa-nos orgulhosos de ser filhos de quem somos.

 

Meus irmãos jovens, é preciso que tenhamos sempre em mente o seguinte:

 

O futuro do nosso país depende do trabalho que estamos a desenvolver no presente.

 

50 Rublos russo = 1.40913 Euro  

    


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org